Há 35 anos, caía o muro de Berlim.
Podem construir-se muros para dividir , mas como diz uma canção, mesmo que demore muito, os muros vão cair.
Na madrugada de 13 de Agosto de 1961, o regime soviético construiu um muro com 66,5 quilómetros de gradeamento metálico, 302 torres de observação , 127 redes metálicas eletrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para cães de guarda ferozes. A cidade de Berlim ficou dividida e simbolizava a divisão do mundo em dois blocos .
A 9 de Novembro de 1989, o muro foi derrubado. Houve grande alegria em toda a terra pois os muros apenas provocam isolamento, divisão, guerra. Felizmente o muro caiu e nasceu o desejo de criar uma Europa nova, onde reinasse a paz, a justiça e a liberdade.
O que aconteceu a nível europeu deverá acontecer a nível pessoal. É urgente, que cada um derrube os muros que nos separam dos outros. Estes muros têm o nome de egocentrismo, indiferença, egoísmo, rejeição , xenofobia.
Em vez de construir muros que nos isolam dos outros, o importante é construir pontes que nos unam. Para isso pede-se que cada um se esforce dia após dia, por ser mais próximo dos outros, amando-os como Jesus amou.
É o amor que nos " humaniza", que nos torna mais humanos , fazendo-nos mais livres e felizes . Trata-se de sair do eu " egocêntrico " e tomar como " medida ", a pessoa de Cristo.