quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

A FUGACIDADE DAS COISAS





      Resultado de imagem para pais e filhos





    Caros leitores,é o meu último artigo deste ano, e quero falar-vos da fugacidade das coisas", daquelas coisas que são importantíssimas nas nossas vidas e de cuja importância não nos demos conta. Aconteceu-me uma daquelas coisas tristíssimas que acontecem a toda a gente, só não sei se essas pessoas procederam e pensaram da mesma maneira que eu. Sabem, quando de repente nos damos conta de que as coisas avançaram no tempo, progrediram em direcção a um fim, e nós não nos apercebemos? Sabem do que estou a falar? Já experimentaram? Pois é caros leitores, a mim aconteceu-me isto, isto mesmo. Eu estou a falar dos meus pais, dos meus queridos pais , dos meus melhores amigos, que me acompanham desde que eu tenho consciência do que se passa à minha volta. Sabem? Os meus pais, também foram jovens como eu, e depois foram passando os anos por eles, e como parecia que os anos estavam a passar tão devagarinho, nós éramos extremamente felizes, extremamente!
    Hoje pus-me a pensar nos melhores momentos que passámos juntos, e não foram poucos, nos recantos da minha memória, foi passando um flash, depois outro e mais outro ainda. Aquele momento em que eu de uma janela vi a minha mãe a subir a rua com umas calças novas verdes  e uma blusa castanha com flores , linda, tão linda! Esperem... estou mesmo a vê-la a sorrir para mim. Aquela vez em que o meu pai nos quis levar como tantas outras , passar férias para o Sul de Espanha , para os apartamentos "Sofico ", não podem imaginar quanta alegria, quanta emoção com o meu pai a conduzir. O meu pai, nos seus trinta / quarenta anos, era um "ás " do volante , com ele, safávamo-nos sempre, estávamos sempre confiantes, entregues nas suas mãos experientes. Ah, e aquela vez que fomos passear para o Algarve, só nós os três e que andámos numa réplica de uma caravela para aí do séc. XVII ou XVIII, fantástica, um galeão incrível. Olhávamos uns para os outros, com o sol a incidir-nos no rosto e éramos felizes, verdadeiramente felizes! Agora o meu pai tem 79 anos, vai cumprir 80, nos inícios do novo ano, e eu não posso acreditar que já os vai cumprir ! Já se torna tão difícil a condução, a agilidade perdeu-se no tempo, e teve de desistir do Sul de Espanha de que gostava tanto. A minha mãe cumpriu 77 anos, mas eis que sobreveio a doença repentinamente, doença de causa desconhecida.
    Onde estão aqueles dois jovens ? Onde estão? Como é que tudo passou tão depressa ? Como é que é possível ? É que pensei que as coisas iam durar  um pouco mais...
    Não, não podem estar a acabar tão depressa, Não !!!
    Que vou fazer quando eles não estiverem mais aqui ? Que vou fazer?
    O mundo vai continuar a sua labuta , as fábricas vão continuar a funcionar, os automóveis a " rolar", as pessoas a comer, a rir , a divertir-se, e os anos a passar , mas e eu , e eu?
     Agora, "tardiamente ", dei-me conta da fugacidade das coisas. Sabem, é que neste mundo em que vivemos, tudo é fugaz, tudo passa, tudo tem uma data para expirar, até a própria vida !
     Só é pena que me tenha dado conta , tão tardiamente !


Helena Sousa





















terça-feira, 11 de agosto de 2015

CHRISTOPHER CATRAMBONE "UM RESISTENTE DO SÉC.XXI"





   Pois é amigos, apresento-vos um homem que vive no nosso século e que do meu ponto de vista, já faz parte da legião dos muitos " Resistentes com Cristo" e é ele, nada mais nada menos , do que  Christopher Catrambone .
  Trata-se de um empresário americano de 31 anos, riquíssimo, dono de uma companhia que oferece seguros em zonas de conflito, para funcionários do exército americano , voluntários de ONGs internacionais, jornalistas e missionários, que  ao viajar pela costa da Sicília até à Tunísia, se apercebeu da situação de milhares de fugitivos das zonas de conflito, pelo Mar Mediterrâneo para chegarem à Europa.
   Com o seu espírito empreendedor e missionário, logo decidiu montar a sua própria equipe de busca e de resgate,  para salvar imigrantes que se arriscam a perder as suas vidas e dos seus familiares, no meio do oceano.
  Depois de ouvir vários relatos de morte de imigrantes no meio do mar, Christopher decidiu agir. Em Junho de 2014, a embarcação "Phoenix ", foi conduzida de Portsmouth na Virgínia, até à costa de Malta onde foi totalmente reformada. Todas as despesas foram cobertas pela " Tangiers Group ", companhia de Catrambone. Este, além de adquirir dois barcos insufláveis, alugou ainda ,dois drones e contratou  uma experiente equipa de busca e de resgate.
  Em Agosto de 2014, o " Phoenix " saiu na sua primeira missão internacional , rumo à costa da Líbia. Nesse ano, 100.000 pessoas aventuraram- se em barcos instáveis, que deixavam a costa do país, tendo morrido pelo menos, 3.400 dessas pessoas. 
  Em cerca de 10 semanas, o Phoenix, resgatou 1.462 pessoas e ajudou ainda,outras 1.500 em operações conjuntas com navios da Marinha italiana. A sua esposa Regina, e a sua filha, ajudam a cuidar dos imigrantes resgatados.
  A primeira missão de 2015, envolveu dois barcos de pesca lotados de imigrantes da Eritreia, que fogem de uma ditadura que já dura há mais de 20 anos e que é tristemente célebre pela tortura , serviço militar forçado, e mortes extra- judiciais. 
 Mesmo com problemas no momento do resgate -  um bote que se esvaziou e três pessoas que quase morreram afogadas - a tripulação considerou a operação um sucesso. Depois de dois dias de viagem, os refugiados foram recebidos num acampamento com tendas para atendimento médico e alimentação, na costa da Sicília.
 Christopher e a sua esposa, orgulham-se do seu trabalho e afirmam  "Mesmo que um dia, fiquemos pobres, nunca mudaríamos nada " , dizem confiantes de que se algum dia o seu negócio falir, nunca se arrependerão de ter gasto o seu tempo e dinheiro, em operações de resgate. 
 Maravilhoso exemplo! 
 Houvesse muitos homens assim !

Helena Sousa 
( Artigo Jornalístico )
       











domingo, 19 de julho de 2015

TUDO SOBRE " ANJOS"

Resultado de imagem para anjos de deus

Os Anjos agrupam-se em três hierarquias: 1ª, 2ª e 3ª hierarquias.
     A primeira hierarquia é constituída pelos Serafins, os Querubins e os Tronos.
     Os Serafins: O seu nome , significa : " luz e calor" . Estes seres superiores, vivem do amor de Deus. A sua principal missão é a purificação, a aniquilação da escuridão e a propagação do amor. O anjo São Miguel, está no topo , como príncipe dos exércitos celestiais. Os oito anjos que compõem esta hierarquia são: Vehuiah, Yeliel, Sitael, Elemiah, Mahasiah, Lehahel, Achaiah e Cahetel.
     Os Querubins:  O seu nome significa : " sabedoria " e " silêncio" e têm como missão, transmitir aos homens a energia poderosa do amor , que é a Sabedoria divina. Também são Guardiães da luz. Têm também o nome de Anjos da Iluminação porque transmitem aos homens a luz do pensamento, a sabedoria e a força. Outro nome porque são designados, é o de Anjos da Justiça , porque têm do seu lado a Lei da Justiça Universal, que é a lei da Causa e Efeito que rege a nossa vida. Graças a esta lei, eles permitem a cada um de nós, cumprir a nossa missão de vida. Os oito anjos que compõem esta hierarquia, são: Haziel , Aladiah, Lauvuel, Hahaiah, Yezalel, Mebahel, Hariel e Kekamiah.
   Os Tronos: Os Tronos, representam a voz de Deus junto dos homens. São portadores da Justiça Divina absoluta. A sua missão principal, é espalhar a luz, que permite aos homens ver e entender as provações da vida. Ajudam-nos a dar um sentido aos obstáculos da vida, para aprender lições no nosso percurso de vida, e ajudam-nos a transformar essas lições, em qualidades que nos permitam evoluir de acordo com a nossa consciência. Os oito anjos que compõem esta hierarquia, são: Lauviah, Caliel, Leuviah, Pahaliah, Nelchael, Yeiayel, Melahel, e Haheuiah. 
    A segunda hierarquia é constituída pelas Dominações, Virtudes e Poderes.
  As Dominações, têm por missão , transmitir as ordens de Deus. São elas que nos guiam, quando a dúvida se instala e são elas que nos livram das tentações. Estes anjos fornecem as bençãos , os dons, as virtudes e os benefícios que vêm de Deus. Uma das suas missões é transmitir aos homens , o otimismo, a alegria e a confiança na vida. Os oito anjos que compõem esta hierarquia, são:Nith - Haiah, Reiyel, Haaiah, Omael, Yeratel, Lecabel, Seheiah e Vasariah.
  As Virtudes ou Malachim,ou Enviados, são anjos que representam a força e o vigor necessários para realizar uma acção. Transmitem aos homens a energia e a coragem que lhes permite ir ao fundo das suas missões e seguir o seu caminho sem desmoralizarem. Agindo como intermediários entre os objectivos e a vontade pessoal, contribuem para harmonizar os nossos desejos e as nossas necessidades espirituais. São eles que facilitam as tomadas de consciência, porque têm o poder de propagar com facilidade , a energia divina. Dão-nos coragem e grande energia espiritual. Os oito anjos das Virtudes são : Hahahel, Mikhael, Yelaiah, Sealiah, Ariel, Asaliah e Mihael.
   Os Poderes ou Serafins, contribuem para a aproximação da influência divina e dos seres humanos. Ajudam os homens a suportar as suas provações , sem se deixarem submergir pelos condicionamentos exteriores. Os oito anjos que compõem esta hierarquia, são: Yeyuyah, Aniel, Lehahiah, Haamiah, khavaquiah, Rehael, Menadel e Yeiazel.
     A terceira hierarquia é constituída pelos Principados, Arcanjos e Anjos.
      Os Principados, têm a missão de fazer reinar a ordem sobre a Terra, graças à sua intervenção celestial, e dirigem os anjos e os arcanjos. São os guardiões do Segredo Divino e trabalham para a reunificação , para o encontro. São os protetores de comunidades e nações. Têm tambem o poder de proteger o amor, encorajam-nos a cultivar laços amorosos, com respeito mútuo e incentivam-nos a procurar a estética e a harmonia em todas as coisas. Os oito anjos desta hierarquia, são: Vehuel, Daniel, Hahasiah, Immamiah, Nanael, Nithael, Mebahiah e Poyel.
       Os Arcanjos ou filhos de Elohim : O seu nome, vem do grego " arkhé " ou  "mandamento ". São mensageiros extraordinários de Deus , junto dos homens. Trabalham na dimensão mental do ser humano. Protetores do conhecimento, estimulam o intelecto e despertam o discernimento. Contribuem para tornar visível, a Verdade Divina aos olhos dos homens .Vigiam os grandes projetos e as grandes realizações dos seres humanos, trazendo luz e conhecimento. Os oito anjos desta hierarquia, são : Nemamiah, Yeyalel, Harael, Mitzrael, Umabel, Iah - Hel, Anauel e Mehiel.ças)
   Os Anjos ( semelhantes às Crianças), são a hierarquia mais próxima do homem. Existem muitos tipos de anjos, com diferentes missões , os mais conhecidos são os chamados Anjos da Guarda e são verdadeiros anjos companheiros. Cada um protege uma pessoa na terra, vigiando a sua evolução espiritual e defendendo a sua alma contra os perigos e as tentações. A sua principal missão é guiar-nos em todas as etapas da nossa vida, superando as provaçõs, no caminho da realização pessoal. Protetores e Guias, os anjos da guarda  contribuem para a nossa introspeção, com o objetivo de nos tornarmos melhores pessoas. Os oito anjos desta hierarquia, são: amabiah, Menakel, Eiael, Habuhiah, Rochel, yabamiah, Haiaiel e Mumiah. Os Anjos, são seres puros, seres de luz, cuja única missão é guiar-nos ao longo da nossa vida. 
     Mesmo que a maioria de nós nunca tenha tido a oportunidade de ver os anjos da guarda de forma perceptível, estaremos sempre em contato com eles. Quando nos dirigimos a eles através do pensamento, conseguimos aproximar-nos desses seres superiores e sentir a sua presença nas nossas vidas.

       Luzia Claudio da Silva
   








      

    






























sábado, 27 de junho de 2015

quarta-feira, 24 de junho de 2015

O CESTO E A ÁGUA



    Num mosteiro chinês, o discípulo chegou junto do seu mestre e perguntou:
  - Mestre, porque é que devemos ler e decorar a Palavra de Deus se não conseguimos memorizar tudo e com o tempo acabamos por nos esquecer ? Somos obrigados a estar constantemente e decorar o que já esquecemos.
  O mestre não respondeu imediatamente ao discípulo. Ficou a olhar para o horizonte por alguns minutos e depois ordenou ao discípulo:
  - Pegue naquele cesto de junco, desça até ao riacho, encha o cesto de água e traga-a até aqui.
   O discípulo olhou para o cesto sujo e achou muito estranha a ordem do mestre, mas obedeceu. Pegou no cesto, desceu os cem degraus da escadaria do mosteiro até ao riacho, encheu o cesto de água e começou a subir de volta. Como o cesto estava todo cheio de furos, a água foi escorrendo e quando chegou ao pé do mestre, já não restava nada.
     Perguntou-lhe então o mestre:
 -  Então, meu filho, o que é que aprendeu ?
    O discípulo disse jocosamente, olhando para o cesto vazio:
 -  Aprendi que um cesto de junco não pode reter água.
    O mestre ordenou-lhe que repetisse o processo de novo. Quando novamente o discípulo voltou com o cesto vazio, o mestre perguntou de novo:
 -  Então meu filho, e desta vez o que é que aprendeu?
    O discípulo respondeu novamente com sarcasmo:
 -  Que cesto furado, não pode reter água.
    Depois da décima vez, o discípulo já  desesperadamente exausto de tanto descer e subir as escadarias , ouviu o mestre perguntar de novo :
 -  Então meu filho o que é que você aprendeu ?
    Foi então que o discípulo ao olhar para dentro do cesto percebeu admirado que o cesto estava limpo! Apesar de não reter a água , a repetição constante de o encher tinha - o lavado e deixado limpo.
    O mestre por fim concluiu:
 -  Não importa que você consiga decorar todas as passagens da Bíblia que está a ler, o que importa , é que no processo, a sua mente e a sua vida, vão ficando limpos diante de Deus.

Provérbio Chinês















sábado, 9 de maio de 2015

segunda-feira, 27 de abril de 2015

O BRILHO







        Era uma vez  uma cobra que começou a perseguir um pirilampo. Este, fugia com medo da cobra mas ela não desistia.
         Um dia, já sem forças, disse o pirilampo à cobra:
      -  Posso fazer-te três perguntas ?
      - Podes. Não costumo falar, mas, já que te vou comer, podes perguntar.
      - Pertenço aos alimentos de que necessitas para viver ?
      - Não.
      - Fiz-te alguma coisa de mal ?
      - Não.
      - Então por que é que me queres comer?
      - Porque não suporto ver-te brilhar !
      Este conto tão simples, faz-nos pensar nas vezes em que as pessoas se comportam como esta cobra, isto é, não gostam de ver os outros brilhar.
      Não gostam de ver os outros ter uma inteligência brilhante, serem sábios, saberem mais.
      Não gostam de ver os outros ter um coração amável, terno, misericordioso, compreensivo.
     Não gostam de ver os outros brilhar no mundo, com as suas boas obras e serem por isso, elogiados.
     Louvemos o Senhor por todas as pessoas que brilham mais ou menos, quer seja como faróis, ou simplesmente como a luz do pirilampo. E empenhemo-nos em seguir o seu exemplo.
     Os que não forem egoístas e praticarem o bem, brilharão como estrelas no céu, por toda a eternidade.

Pedrosa Ferreira

 
     












segunda-feira, 13 de abril de 2015

O PEREGRINO : UMA JORNADA PARA O CÉU


Vejam um filme, lindo demais !!!! Espero que gostem muito.


segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

A FONTE DA SABEDORIA




      " O temor do Senhor é o princípio da ciência ( da sabedoria ) : os loucos desprezam a sabedoria e a instrução". Isto pode ler-se na Bíblia, no livro de Provérbios capítulo 1, versículo 7. No belo jardim do Éden, o homem começou a fazer as suas primeiras escolhas erradas. O livro de Provérbios , escrito pelo sábio rei Salomão , filho do rei David , ajuda-nos a fazer as  escolhas acertadas, ensina-nos a seguir o caminho de Deus, ou seja o caminho da Vida, em vez do caminho de Satanás, o caminho da Morte.
     Este " temor" de Deus, não tem nada a ver com o sentimento de " medo", tem sim a ver, com o sentimento de Fidelidade,de
Amor. Temer a Deus  significa , ser-lhe fiel e amá-Lo. A sabedoria, o conhecimento do homem, tem então origem neste tipo de temor a Deus, que é fidelidade, que é amor a Deus. 
   No meio deste mundo em que vivemos, tão cheio de ruído e de convites vários, o convite da sabedoria tem de soar bem alto. A razão porque as pessoas rejeitam a sabedoria, tem a ver com o caráter daqueles que a rejeitam. Estes, são descritos como  sendo arrogantes e desdenhosos. Insinuam que não precisam desta sabedoria, que ela serve é aos ingénuos e simplórios, porém, aqueles que a rejeitam, é que são ingénuos e simplórios. Ao recusar escolher o temor do Senhor, terão de se contentar com os seus próprios conselhos, dos quais se virão a fartar ( Provérbios 1, versículo 31) . Diz o Senhor, que todos aqueles que rejeitarem a verdadeira sabedoria, virão a colher os frutos da sua rejeição. 
  A sabedoria, tal como a salvação , é uma dádiva de Deus. Ser sábio, significa guardar os mandamentos de Deus e confiar no Senhor de todo o coração. É Ele, o originador de todas as coisas, Ele é a vida que recebemos na luz solar, no ar puro e agradável, no alimento que constrói o nosso corpo e nos sustenta a força.
   Os sábios, herdarão a " Honra" - Provérbios 3, versículo 35.

Ellen G. White





















quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

FELIZ ANO NOVO !


      Vivemos por atos, não por anos; 
      Por pensamentos, não por respiração;
      Por sentimentos, não pelos algarismos ,
      De um relógio.
      Devemos contar o tempo pelo
      Pulsar do coração
      Que bate pelo homem, pelo dever.
      Vive mais aquele que mais pensa,
      Esse, sente mais nobremente 
      procede melhor.