domingo, 25 de dezembro de 2016

FELIZ NATAL 2016

Imagem relacionada


QUERIDOS LEITORES E AMIGOS :

Que tenham um Natal muito " quentinho", um Santo e doce Natal ! Que o Deus Menino , que cresceu como os outros meninos e se fez homem, habite nos vossos corações.
O Natal é lindo, precisamente porque traz à lembrança de todos , esse menino singelo e puro , que se tornou no mais " belo " dos homens, que ensinou a todos quantos O rodeavam as melhores das virtudes, que deu a conhecer o verdadeiro sentido da palavra " AMOR ", da palavra  " Justiça " , das palavras : " Esperança " , " " ,  " Gratidão " e " Paz ".
O Natal tem que ser vivido em íntima comunhão com DEUS, só assim faz sentido !
Que a Paz de DEUS possa invadir os vossos corações, assim como o seu inigualável AMOR ! Que Deus vos abençoe muito ! 
Um Bom Natal e um Feliz Ano de 2017 , são os meus votos para todos vós .

Helena Sousa








sexta-feira, 15 de julho de 2016

A FECHADURA


Resultado de imagem para fechadura

      Numa exposição de pintura, um dos quadros expostos chamava a atenção de alguns visitantes. Representava Jesus Cristo, vestido de peregrino, a bater à porta de uma casa. Um visitante notou que ele tinha um defeito:
    - O quadro é lindo. Mas tem um defeito na porta. O pintor colocou a fechadura por dentro.
      O artista que estava presente e ninguém sabia que era ele o autor, pediu licença para falar:
    - Fui eu que pintei esse quadro. Desculpem mas eu acho que não tem defeito .
    - Então por que é que colocou a fechadura do lado de dentro ?
      O artista explicou:
    - Cristo bate à nossa porta, mas só poderá entrar, se formos nós a abri-la, a Convidá-lo a entrar em nossa casa e a sentar-se à nossa mesa.
       No livro de " Apocalipse " podemos ler : " Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearemos juntos".

quarta-feira, 29 de junho de 2016

TRABALHO PERFEITO




     Estava prestes a terminar a construção de uma catedral. Por fora já estava pronta. Dentro, um escultor empoleirado em altos andaimes , esculpia pequenas imagens de pedra.
  Chegou à cidade uma grande personalidade e as autoridades convidaram-no a subir os andaimes para que admirasse o trabalho do escultor. O visitante, ao observar aquele homem a esculpir pequenas estátuas com tanto esmero, disse-lhe:
 - Lá de baixo as pessoas que entram na catedral mal vêem as estátuas que está a fazer. Por que é que põe nelas tanta perfeição?
     O escultor respondeu então com uma certa ironia:
  - Eu aqui não trabalho a pensar nos de baixo, mas nos de cima. Sei que Deus, lá do alto, gosta de ver a beleza das minhas obras.
   -Esta pessoa não soube que responder. Despediu-se gentilmente e desceu dos andaimes. 
     O escultor punha no seu trabalho toda a perfeição , e sentia nisso a sua alegria. Qualquer trabalhador, seja qual for a sua profissão, deverá buscar sempre, a perfeição.




     
          

quinta-feira, 16 de junho de 2016

quarta-feira, 1 de junho de 2016

VISITAR OS DOENTES




    O Cardeal Veillot, quando já se encontrava muito doente  e às portas da morte, disse que é fácil fazer sermões bonitos acerca do sofrimento, quando se está com saúde. Na verdade, de pouco servem as palavras e as explicações acerca do sofrimento. Mas Jesus disse-nos que devemos visitar os doentes, os presos, as viúvas, os que não têm ninguém. No fim dos tempos, aquando do Julgamento Final, Deus dirá a cada um de nós: " Estava doente e foste-me visitar ". Porque quando esteve na terra, Jesus disse: O que fizerdes a cada um destes pequeninos, é a Mim que o fareis ! 
     O  primeiro passo a dar, é a aproximação, devemos aproximar-nos dos doentes , pois de longe, não se pode ajudar quem sofre. Há que estar perto, sem pressas, com discrição e respeito, ajudando o doente, a lutar contra a dor, animando-o a colaborar com quem tenta curá-lo. Para isso, é necessário permanecer junto dele, com muita paciência , sobretudo quando o doente mostra a sua irritação. Devemos fazer tudo para que ele não se sinta só e abandonado.
     O segundo passo é escutar. Que o doente possa partilhar o que tem dentro: as esperanças frustradas, as suas queixas e medos, a sua angústia perante o futuro. É um alívio para o doente poder desabafar com alguém de confiança. Nem sempre é fácil escutar, pois pressupõe pôr-se no lugar do doente e estar atento não só às suas palavras , mas também aos seus gestos, olhares e silêncios. 
    O terceiro passo é a esperança . O doente pode deixar-se destruir por sentimentos negativos, fechando-se na sua dor e culpando Deus pelo seu sofrimento. Dirá então : " Porquê eu ? Que mal fiz eu ? " Nestas situações, é necessário ajudá-lo a aceitar a nossa condição de mortais . Deus envolve-nos sempre com o seu amor e ternura , sobretudo quando necessitamos de esperança e de paz para enfrentar a morte  como entrada para uma  vida melhor.   
  Aproximar-se, escutar e transmitir esperança eis as palavras a fixar para todos aqueles que quiserem visitar doentes.
     



















domingo, 15 de maio de 2016

A ÂNCORA





Resultado de imagem para ancora
        O barco aproxima-se da costa . Para poder ficar firme, sem ser arrastado pelas ondas, o marinheiro lança a âncora para a terra firme. A âncora é símbolo da esperança cristã. De fato, Cristo é a rocha firme à qual nos agarramos.
     Porque vivemos ancorados em Jesus, acreditamos que a vida não é um pequeno parêntesis entre dois nadas. Fomos criados à semelhança de Deus, que quer acolher-nos em sua casa para saciar nossa sede de vida em plenitude.
      Porque vivemos ancorados em Jesus, acreditamos que Deus não será sempre um " DEUS oculto ". Virá um dia em que o veremos face a face. Teremos ocasião de ver o seu olhar de ternura e sentir o seu abraço de Pai bondoso.
     Porque vivemos ancorados em Jesus, acreditamos que essas multidões de pessoas, que nesta vida passam fome e são forçadas a fugir das suas casas, entrarão um dia numa " pátria" onde não haverá mais miséria nem lágrimas.
      Porque vivemos ancorados em JESUS, acreditamos que os doentes crónicos, os doentes graves, os deficientes, e os mori-bundos, terminada  a sua vida terrena, escutarão o convite de Cristo: " Entra na alegria do Teu Senhor " .


Pedrosa Ferreira








    



















quinta-feira, 5 de maio de 2016

SETE GRANDES PECADOS


Resultado de imagem para sete pecados mortais

     A saúde do corpo é muito importante, mas existe também uma saúde espiritual. Até costumamos  "orar" a Deus, para que nos dê saúde, tanto da alma, como do corpo. 
sete grandes pecados que são prejudiciais para o nosso corpo e para a alma, razão pela qual devemos tentar eliminá-los das nossas vidas.
       A Soberba ou a Vaidade: 
    Não se ser soberbo/ orgulhoso, consiste em se ser discreto e humilde. Devemos tentar evitar todas as atitudes arrogantes, cuja finalidade é a de humilhar os outros, e mostrar que estamos acima deles. Não devemos ser vaidosos em excesso.
      Avareza : 
     Não se ser avarento, consiste em não termos o coração apegado aos nossos bens, estarmos disponíveis para partilhar o muito que possuímos, pelos pobres e pelos necessitados.
       A Luxúria :
      Não se deixar envenenar pela luxúria, consiste em viver a nossa sexualidade de um "modo humano" e não ( de modo nenhum) de um modo animalesco, que é o que se passa no mundo de hoje. Chegámos ao ponto,  por muito incrível que pareça , de vivermos a nossa sexualidade como se de meros animais se trate. sem respeitarmos nem o nosso corpo, nem o corpo do outro, sem nos sabermos " dar ao respeito ", no que concerne ao uso que damos ao corpo. O nosso corpo é nada mais nada menos, que um  "santuário" repito : " Um santuário ", ou seja que Deus quer que cuidemos do nosso corpo, que não nos   " abandalhemos" ( passo a expressão ), que  saibamos incutir nos outros, o respeito por nós, e pelo nosso corpo. O que se passa hoje em dia, é que a maioria das pessoas  aparentam ser  uns grandes senhores/ as, na rua , e depois na intimidade de um qualquer  quarto obscuro, têem uma conduta depravada, animalesca, ignóbil ,em nada distante, da atitude do homem/mulher das cavernas, e em última análise dos animais selvagens, irracionais.
        A Ira : 
        Não se irar, consiste em controlar os ímpetos de cólera. Em tais situações , é urgente, não nos deixarmos envenenar pelo ódio. É preciso respirar fundo, dominar as palavras, evitando qualquer tipo de fúria que apenas serve para nos roubar a paz.
         A Gula :
        Não se ser guloso, é muito mais do que evitar comer doces. Também consiste, em dominar os " excessos na alimentação", tendo uma atitude sóbria , pois a verdade, é que " não vivemos apenas, para comer " .
         A Inveja:
       Não se ser invejoso, consiste em sentirmos alegria pelo sucesso dos outros , sabendo também reconhecer os nossos sucessos. Aliás, se formos felizes pelos nossos " sucessos ", já é meio caminho andado, para sermos felizes com o " sucesso dos outros".
         A Preguiça:
         Não se ser preguiçoso, consiste básicamente em: " Não deixar para amanhã, o que podemos fazer hoje ". Mas é claro, que é muito mais do que isto. Não se  ser preguiçoso, consiste em tentar levar a cabo os projetos que idealizámos na nossa mente, ou seja, não os deixar ficar apenas na nossa mente, até que se tornem completamente inuteis, obsoletos . Devemos ter um sentido prático, ou seja, pôr na prática tudo aquilo de bom, que nos propusemos fazer, tal como : exercício físico sempre adiado, participação ativa na sociedade, através de um bom projeto, de uma atividade interessante,enfim, de algo criativo. Cultivar as boas amizades, e a nós, lendo livros bons em vez de lixo,( em vez de literatura de cordel / cor-de -rosa ), livros que nos ensinem algo, que nos enriqueçam, partindo p/a o conhecimento de novos talentos nos mais diversos campos culturais.
E pronto, por agora despeço-me esperando que ponham em prática tudo o que de bom se pode tirar deste artigo.

Helena Sousa
     
   





















sexta-feira, 15 de abril de 2016

MARAVILHOSO !


Resultado de imagem para crianças pretas

        Um antropólogo, querendo estudar os costumes de uma tribo africana , propôs uma brincadeira aos meninos. Encheu um pote com doces e colocou-o junto de uma árvore distante dali. Depois disse-lhes:
      - Logo que eu dê o sinal, devem correr todos para o pote . O primeiro a chegar ficará com todos os doces que estão lá dentro.
      Ao sinal da partida, todos deram as mãos e começaram a correr em direcção à àrvore . Quando lá chegaram, distribuiram os doces entre si e começaram a comê-los alegremente . O antropólogo ficou surpreendido e perguntou-lhes:
      - Por que é que foram todos de mãos dadas e repartiram os bolos?
      Eles responderam :
      Urunbutu, tio. Como poderia cada um de nós ficar feliz, se todos os outros estivessem tristes?
      O antropólogo ficou maravilhado com a lição que essas crianças lhe tinham dado. Percebeu que a palavra " urunbutu" é de origem Bantu e significa : " Sou o que sou pelo que nós somos". Para essa tribo africana, não se é pessoa se não existe um relacionamento fraterno.
       Talvez alguém considere os povos das tribos africanas como uns seres primitivos. Mas afinal, quem necessita de ser civilizado é o europeu, pois precisa de aprender a Fraternidade.


Pedrosa Ferreira

sábado, 9 de abril de 2016

O SENTIDO DA VIDA



 


    Uma das grandes lutas da Humanidade tem sido descobrir quais são o sentido e o propósito da nossa vida e como a devemos viver. Afinal, nós não vimos com instruções escritas, sobre como viver, dobradas debaixo dos nossos braços , pois não ? 
    Eu não compreendia qual era o sentido da vida, disse um rapaz de 17 anos proveniente de uma família abastada, que se tornou num viciado em medicamentos. Ainda hoje não compreendo, mas pensava que toda a gente o compreendia, pensava que havia um grande segredo do qual toda a gente era conhecedora , menos eu . Pensava que toda a gente compreendia porque razão estávamos aqui e que eram todos felizes secretamente, sem mim.
     Paul Feyerabend , um escritor e filosófo alemão declarou na sua autobiografia : " Assim, um dia passa a seguir ao outro ", e não é clara a razão porque devemos viver. 
     Em Jesus, podemos encontrar as respostas para as questões mais importantes da vida.
    A vida e a obra de Jesus aqui na terra, podem por si só, dar pleno sentido à nossa vida e à nossa obra.
      

      








domingo, 31 de janeiro de 2016

sábado, 30 de janeiro de 2016

PENSAMENTOS



Resultado de imagem para pensamentos positivos


Para que o mal triunfe , basta que os bons não façam nada.

E. Burke


Serás verdadeiramente adulto, no dia em que te rires de ti próprio.

E. Barrymore


Queres muita gente a ajudar-te ? Procura não precisar de ajuda.

A. Manzoni


Descobri a oitava obra de misericórdia : alegrar as pessoas tristes.

J. Lavergne


Na vida existe apenas um modo de ser feliz : viver para os outros.

Léon Tolstoi


Se o teu amigo é cego de um olho, olha-o de perfil.

Confúcio


Os amigos são como os melões: é preciso experimentar cinquenta, até se encontrar um bom.

C. Mermet 


O verdadeiro amor começa , quando não se espera nada em troca.


Antoine Saint - Exupéry















sábado, 9 de janeiro de 2016

PEQUENAS SEMENTES

     
Resultado de imagem para sementes
 No início do novo Ano, fazem-se votos de um ano de paz e alegria para todos. Quem irá fazer com que estes belos desejos se tornem realidade? Está nas nossas mãos tornar este mundo melhor.
     Ao vermos ou escutarmos os noticiários das televisões e das rádios, somos intoxicados por más notícias. Desencadeia-se sobre nós uma avalanche de informações acerca de ódios, guerras, fomes, violências, escândalos e muitas outras misérias humanas.
     Uma atitude é a de ver e encolher os ombros, como se tudo isso fosse uma fatalidade , sem que nada se possa fazer para melhorar o mundo. Uma outra atitude, mais inteligente, é a de não se resignar perante o mal e pensar como construir uma sociedade, um país, um continente e um planeta , onde cresça o reino do nosso DEUS.
     Esta nova humanidade , a que chamamos reino de DEUS, será obra de todos nós, neste grande campo que é o mundo , começando pelos espaços onde decorre a nossa vida de todos os dias.
     Não somos chamados a ser heróis e mártires. Mas somos chamados a ser semeadores de pequenos gestos com sabor a Evangelho. Um gesto amigável para quem vive perturbado, um sorriso acolhedor a quem está só, um pouco de alegria dada a um coração angustiado, um tempo disponível para escutar alguém , tudo isto são sementes. 
      Não esperemos que sejam os dirigentes políticos e religiosos a melhorar o mundo. Ponhamos mãos à obra ! Acreditemos que na lógica de DEUS, o importante são as sementes que, embora pequenas , são chamadas a crescer lentamente e a dar bons e belos frutos.
      No início deste Novo Ano, retomemos a nossa sementeira em nome do Senhor.
   Bom Ano !!!!!!!