quinta-feira, 2 de junho de 2011

LINDAS FRASES


"Em todas as lágrimas há uma esperança ".





" Não há uma pegada do meu caminho que 
   não passe pelo caminho do outro " .


Simone de Beauvoir ( 1908 - 1986 )

sexta-feira, 27 de maio de 2011

À MINHA MÃE


                           À MINHA MÃE

Mãe, sem ti, eu sou um zero!
Tu mamã, és o primeiro capítulo da minha vida, és como o número um que, colocado no início, dá valor também aos zeros que, de outro modo, ficariam simplesmente zeros.
Ensinaste-me a comer, a descer as escadas, a cuidar de mim, a orar...
Ensinaste-me tudo!
Obrigada, Mãe , eu estou impregnada de ti. Sem ti, fico sem identidade, sem defesas, sem proteção. Tenho mesmo necessidade de ti ! Se me faltas, sou seco como terra sem água, sou como água de colónia sem perfume.
Tu para o mundo podes não ser ninguém, mas para mim tu és o mundo.

                      Mistério
       
     Uma mãe é um mistério .
     Tudo compreende,
     Tudo perdoa
     Tudo sofre, tudo dá.
     Não colhe flores para a sua coroa...
     Pode-se passar por ela como um
     estrangeiro...
     Pode-se ser ingrato e ofendê-la;
     E mesmo assim ela dirá :" boa sorte ,
     belo cavaleiro ".
     Uma mãe , é este grande mistério.


 ( Francesco Pastonchi )

quinta-feira, 26 de maio de 2011

AOS MEUS QUERIDOS PAIS

             

                AOS MEUS QUERIDOS PAIS

Obrigado Pais, porque tiveram na vossa vida , um lugar para a minha vida, renunciando a tantas coisas boas que poderiam ter saboreado. Porque de muitas maneiras , " morreram" para que eu pudesse viver.
Obrigada porque não só me aceitaram como eu era, como estavam dispostos a aceitar-me fosse eu como fosse.
Obrigado , por me terem feito sentir que estar no vosso colo era tão seguro como dormir no colo de Deus.
Obrigado, porque me ralharam quando me portei mal, quando bati o pé com teimosia, quando tirei batatas fritas antes do jantar estar servido, quando fiz o contrário do que me aconselharam fazer. Obrigado porque não tiveram vergonha de mim quando, por tirar um - Suficiente - a matemática, me sentia a criança mais feliz do mundo.
Obrigado por terem aprovado as minhas escolhas , por terem querido conhecer os meus amigos, por terem levantado a cabeça quando iam na rua e ouviam alguém da multidão chamar : " Pai " , ou " Mãe " .
Obrigado, pelas lágrimas que choraram e que eu nunca cheguei a saber que choraram.
Obrigado minha mãe, por teres feito de costureira, cozinheira , explicadora e por teres aprendido a fazer os bolos de que eu tanto gostava,  por teres feito roupas e máscaras para as festas da escola e por me teres aconchegado os lençóis ao corpo, mesmo quando dormias longe de mim.
Obrigado Pai , porque me ensinaste a compreender a vida .
Mãe, mais uma vez, obrigado por me ensinares a aceitar o destino como uma dádiva de Deus , por me ensinares a perdoar e porque ao pensar em ti, posso entender o significado da vida e a presença de Deus .
Obrigado já agora, porque fizeram da minha vida , o sonho que, numa outra vida, desejaria sonhar com ele todas as noites. Obrigado, do fundo do meu coração, que também foi fruto da vossa união.

Autor : Bruno Manuel
O dia 15 de Maio é o Dia Internacional da Família.





quarta-feira, 11 de maio de 2011

terça-feira, 10 de maio de 2011

sábado, 7 de maio de 2011

A HISTÓRIA DO RELÓGIO

                                
                          O RELÓGIO

Certa vez, um relógio começou a preocupar-se . Dizia :
- Tenho de bater uma vez por segundo, 60 vezes por minuto, 3.600 vezes por hora, 86.400 vezes num dia , e 31.536.000 vezes num ano! Meu Deus, em 10 anos terei de bater 315.360.000 vezes!
Ah , não posso ! É demais ! 
Ficou desesperado.
De repente, num lampejo de sabedoria, reflectiu melhor e, mais calmo disse :
-Não posso bater já 315.360.000 vezes, mas posso perfeitamente dar uma pequena pancadinha cada segundo .
Foi o que fez tranquilamente.
Já lá vão muitos anos desde que começou a dar a pequena pancadinha cada segundo. Continua sem cessar, sente-se feliz e útil a muitas pessoas que, todos os dias , olham para ele.
A lição desta história é evidente. Cada um de nós deve preocupar-se verdadeiramente com aquilo que tem a fazer a cada instante, em cada dia, sem se deixar angustiar com o que vem depois , com o dia de amanhã. Basta cada minuto, cada hora e cada dia com as suas preocupações . E o amanhã ? Não será certamente tão trágico como por vezes imaginamos ao ponto de nos roubar o sono. Pode até trazer-nos muitas alegrias , e mesmo que algo de mal nos aconteça, Deus está lá, para velar por nós, se nós aprendermos a confiar Nele e deixar que Ele conduza as nossas vidas.  Se tivermos verdadeira fé no seu amor e poder , nada nos faltará , e isso é tudo quanto nos basta ! Diz-nos a palavra do Senhor no livro de S. Mateus , capítulo 6, nos versículos 26 a 34 : " Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros ; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor que elas?
E qual de vós , com todos os vossos cuidados poderá acrescentar ( subentende-se : mesmo que o quisesse ), um côvado à sua estatura?
E quanto ao vestido ( o vestir ) porque andais solícitos / preocupados ? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem e não trabalham, nem fiam. E Eu vos digo, que nem mesmo o rei Salomão em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
Não andeis pois inquietos , dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos ?  Decerto, o vosso Pai celestial , bem sabe  que necessitais de todas estas coisas.
Buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. E não vos inquieteis pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã, cuidará de si mesmo " .

( Bíblia Sagrada - Tradução de João Ferreira de Almeida ).
Helena Sousa




segunda-feira, 25 de abril de 2011