sábado, 16 de março de 2013

O ABENÇOADO DIA DE " SÁBADO " - UM DIA DIFERENTE




















Resultado de imagem para o dia de guarda do senhor

  Tudo o que existe nos céus e na terra foi criado por Deus num período literal de seis dias. Em Génesis 1 e 2: 3,
( o Primeiro livro da Bíblia ) vemos o primeiro relato de Deus a criar o nosso mundo. No princípio só havia água e o espírito de Deus pairava sobre as águas . 
É Deus quem vai estabelecer através da " palavra " , a divisão entre as águas " de baixo ", e as águas " de cima " . Depois Deus vai fazer a divisão entre o "dia " (a luz) e a " noite " ( as trevas ). Seguidamente vai juntar as águas debaixo dos céus num lugar, e fazer surgir terra seca , vai criar o firmamento com tudo o que nele há, o sol, a lua, as estrelas, os outros planetas , etc..., vai encher os mares e rios de inúmeras espécies de seres vivos e a terra de erva, de todo o tipo de plantas, de toda a espécie de árvores de fruta , de todo o tipo de animais, sendo que no 6º dia, o último dia da criação vai  criar  um  ser  à sua imagem , que  vai fazer  surgir da modelação do pó da terra , soprando o fôlego da vida nas suas narinas - o " homem ". Com os céus, o  firmamento, os mares, a terra, os seres vivos e a criação do homem , Deus concluíu que era tudo muito bom - Génesis : 1: 31 e por isso, descansou no sétimo dia (Sabath), de toda a obra que tinha feito e o abençoou e santificou - Génesis : 2: 2 -3. Mais tarde, Deus viu que não era bom que o homem estivesse só e formou a mulher ( Eva ) de uma das costelas de Adão , depois de o ter feito adormecer , para que fossem ambos uma só carne e osso dos mesmos ossos - Génesis : 2: 21-23. Portanto, no final do 6º dia, a criação estava terminada , Adão e mais tarde Eva, tinham sido criados à própria imagem de Deus e tinha-lhes sido dado um belo e bem aprovisionado jardim para aí viverem felizes - o jardim do Éden. Mas a toda este paraíso , foi acrescentado algo mais : o " Sabath", ou o Sábado, o sétimo dia. Portanto em Génesis 2, vemos que a guarda do Sábado, do sétimo dia, não é algo que se restrinja ao povo " judeu ", porque Deus já o abençoou e santificou no próprio Éden, antes da existência de qualquer judeu. Em Génesis 2 de 1 a 3 , é feita referência ao dia de Sábado , cinco vezes , direta ou indiretamente. 
Moisés, no livro de Deuteronómio, lembra ao povo israelita que deve guardar o Sábado porque Deus o libertou da longa escravidão dos faraós no Egito  e portanto deviam lembrar-se Dele, como de um Deus Salvador, o Deus Libertador, o Deus Redentor. Portanto o Sábado ou sétimo dia, deve ser guardado como memorial da criação  porque Deus trabalhou seis dias e  no sétimo dia descansou , tal como nós devemos fazer. Devemos ainda guardar o dia de Sábado porque Deus através da vida e do sacrifício do Seu Filho na cruz, redimiu - nos, libertou - nos da escravidão e total dependência  de Satanás, tal como já antes tinha libertado os Israelitas da escravidão egípcia . Devido ao fato de os nossos pais ( Adão e Eva ), terem desobedecido a Deus no Éden, o pecado foi introduzido no mundo, e ninguém teria hipótese de redenção, depois de ter morrido, pois o jugo do pecado estaria sobre nós ate ao dia da nossa morte. Jesus veio a este mundo para nos anunciar que por meio do Seu sacrifício carnal, estaria a comprar, a resgatar das mãos de Satanás, com o Seu próprio sangue, todos aqueles que escolhessem Segui - lo, afastando - se nas suas vidas do pecado , tentando aperfeiçoar o seu caráter, até este ser semelhante ao dele, Jesus . 
Nos anos em que pregou , Jesus sempre ensinou que o dia de Sábado é o dia do Senhor , sendo que Ele próprio deu o exemplo,  guardando -o. Todos os Sábados, se deslocava à Sinagoga para adorar Seu Pai , tal como aprendera . 
O Sábado é pois um dia posto à parte, pela sua excelência, pelo próprio Criador, é um dia diferente dos outros , é o dia em que todos devemos descansar das tarefas executadas ao longo dos  seis dias da semana, devendo vivenciá - lo como um dia de louvor, de entrega, de gratidão, para com o Senhor nosso Deus .
Com efeito , os nossos primeiros pais: "Adão e Eva " , pecaram, tendo o  futuro de toda a humanidade, ficado comprometido, tendo os destinos de todos nós ficado  nas mãos de Lucífer, a partir do momento em que pecaram, em que rejeitaram o que Deus lhes havia dito. Mas mesmo assim, Deus quis- nos resgatar do horrível destino a que todos ficaríamos sujeitos, tendo providenciado para que o próprio Filho descesse a esta terra para dar a Sua vida por nós, para através do Seu sangue, nos resgatar das garras poderosíssimas de Satanás, para nos livrar de um caminho de perdição. 
Ao morrer na cruz, carregou nas suas costas todo o peso dos nossos pecados, não os Dele, porque Ele era totalmente imaculado , e assim, por meio da Sua ressurreição, venceu o poder da morte e dos seus grilhões.
Por isso, todos podemos vencer a morte como Ele a venceu, e passar desta vida terrestre, para uma nova vida, o novo Éden, que  voltará a ser restaurado, sendo a própria morte, a porta de acesso , a passagem que nos vai permitir o acesso a esta terra abençoada , onde o mal não existirá, onde não haverá qualquer tipo de dor, mas apenas harmonia . Para que tal aconteça é necessário que nesta terra tenhamos seguido os preceitos, os Mandamentos que nos foram deixados por Deus e observados por  Seu Filho, Jesus Cristo. O caminho nesta terra não é portanto um caminho de facilidades, mas sim um caminho de abnegação do eu em prol dos outros, em prol do próximo. Devemos deixar de parte o egoísmo, deixar de nos centrarmos apenas nos nossos problemas, em nós mesmos, e prestar atenção aos outros, aos que estão à nossa volta , prestar atenção às suas necessidades , ao seu sofrimento. 
Algo também muito importante, é que Jesus enquanto andou nesta terra,  mostrou não só que o Sábado continua a ser algo que deve ser observado desde o início dos tempos até ao fim dos tempos, mas acima de tudo mostrou-nos de que maneira é que  o Sábado deve ser guardado.
Ou seja que o trabalho feito no dia de Sábado para  aliviar o  sofrimento humano, e apenas e tão sómente este tipo de trabalho , não viola de maneira alguma, o dia de Sábado , pelo contrário, fazer bem aos outros , sobretudo no dia de Sábado, aliviar de algum modo o sofrimento a quem quer que esteja a sofrer , é que é exatamente a maneira como o Sábado deve ser guardado.

Helena Sousa








quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

LES MISÉRABLES - I DREAMED A DREAM




Maravilhoso tema do belíssimo filme "Les Misérables", magistralmente interpretado e  cantado por Anne Hathaway e Hugh Jackman no papel de Jean Valjean. É um filme sobre a partilha e a ajuda que um homem extraordinário ( Jean Valjean ) exerce sobre todos os que o rodeiam. Ele que foi injustamente condenado por ter roubado uma maçã para alguém que tinha fome, transformou-se depois de libertado, num grande senhor e na "mão amiga"de todos os que à sua vista experimentavam qualquer tipo de sofrimento . É um filme sobre a grandeza da alma humana , de um homem que procura dar esperança a todos os que o rodeiam e que já a perderam há muito tempo.
Quem vir este filme , não se vai esquecer tão depressa da bela personagem de Jean Valjean, representada por Hugh Jackman.







segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

OTTO WEIDT


O alemão Otto Weidt, um herói silencioso

Otto Weidt foi um inimigo declarado dos nazis e um ativo lutador contra a ditadura de Hitler. Este empresário alemão , demonstrou que com vontade  e coragem , era possível resistir e salvar alguns inocentes.

Otto Weidt , fabricava escovas de dentes  e  salvava  inocentes durante a ditadura nazi.
Em príncipios de 1940, Otto Weidt fundou uma empresa  num prédio por cima do qual, se encontra  hoje, o " Museo Alemão", no centro da  capital de  Berlim. Os produtos ali fabricados não podiam ser mais comuns: escovas e em particular, escovas de dentes . Mas o mais importante eram os seus trabalhadores: cidadãos judeus cegos, mudos ou incapacitados , que Weidt recrutava para os arrancar às garras da GESTAPO, a polícia nazi. 

" Um ato de humanidade "

Weidt tentou, por todos os meios, proteger os seus trabalhadores da perseguição e  da deportação. Durante largos meses , famílias completas encontraram refúgio nas instalações da sua fábrica, ainda que algumas   tenham sido  descobertas por comandos nazis.
Uma exposição permanente do Museu Alemão , mostra  e honra , a valente atitude de Otto Weidt. 
Já desde 1999 que o dito centro expõe documentação sobre a singular história da fábrica de escovas em geral e  de escovas de dentes em particular.
A abertura, por estes dias, de uma mostra permanente, apresentou novos detalhes acerca da vida de Weidt e de toda a rede de amigos construída para salvar judeus na cidade de Berlim dos  anos 30 - 40, onde rondava a perseguição e o  medo de se ser  denunciado pelo simples facto de não se ser nem nazi, nem ariano.
Os importantes esforços de Otto Weidt provam que “ era possível resistir ao regime ditatorial , mesmo tratando-se de  uma pessoa aparentemente sem poder”, diz- nos  Bernd Naumann, o  delegado federal para a cultura. 

"Um pequeno Schindler"
 Rua Rosenthaler  nº  39 , que alberga a mostra sobre Otto Weidt.
A história dos esforços de Weidt contem  matizes da conhecida historia do industrial Oskar Schindler, o qual  com extensas listas de judeus em mãos, e com o  argumento de que necessitava de todos eles  para poder cumprir as exigências de produção do regime, conseguiu evitar que muitas pessoas tivessem sido  enviadas para os
" duches "  que as envenenariam para acabarem nos fornos crematórios dos campos de concentração.
O famoso filme : “ A  lista de Schindler ” plasmou  em celulóide essa história de coragem cívica e de  humanidade.

“Heróis silenciosos”

Weidt foi sempre alguém que evitou inclusivamente,ser  incluído nos batalhões da Primeira Guerra Mundial, alegando que tinha problemas de ouvido.Mais tarde,a sua fábrica da Rua  Rosenthaler nº 39, haveria de fornecer ao  exército de Adolfo Hitler, todo o tipo de escovas e de escovas de dentes, artigos estes declarados “essenciais”. Este importante ofício, concedia a Weidt , uma  certa segurança para acudir e interceder perante as autoridades e falsificar identidades que levaram a que tivesse conseguido  salvar  27 pessoas.

A  periodista e escritora, Inge Deutschkron, foi uma das pessoas que foram salvas do Holocausto por  Otto Weidt.
Os atos humanitários de Weidt e dos  seus amigos 
foram esquecidos durante décadas na Alemanha.
Apenas na década dos anos 90,  e  graças à 
periodista e escritora, Inge Deutschkron, se soube algo  mais acerca da vida de Weidt.
Deutschkorn ,  hoje com  84 anos,  trabalhou  como
secretária na fábrica de escovas de Weidt , nos  anos 
quarenta. 
Otto Weidt, faleceu em 1947 . Inge Deutschkron deixou-nos
a obra : " Permaneceram na Sombra " , onde faz justiça 
ao homem que lhe salvou a vida e que ficou tanto tempo 
no anonimato.

Helena Sousa







terça-feira, 8 de janeiro de 2013

QUERIDA HANA BRADY

 
Querida Hana Brady, minha querida amiguinha da cidade distante de Nove Mesto, na província da Morávia na Checoslováquia. Eras uma criança linda , com os teus olhos azuis e o teu cabelinho loiro, até parecias uma criança da dita raça " ariana " , quem diria que afinal  não o eras ? Que eras uma criança " judia" ?  A tua querida mãe " Marketa " era a tua felicidade, mas também o pai , Karel e o irmãozinho mais velho , George ajudaram -te a ser a criança feliz que eras. Gostavas de teatro, de dançar, de cantar, de patinar no gelo e de esquiar, até que vieram as terríveis restrições.
Hana e George eram as únicas crianças judias da cidadezinha de Nove Mesto, o que até ao dia 15 de março de 1939, pouca importância ou nenhuma teve, porque eram todos felizes. Mas nesse dia, as tropas nazis ocuparam o resto da Checoslováquia, e chegaram à cidade de  Nove Mesto. Os Brady foram obrigados a declarar aos nazis todos os seus bens - a mercearia que tinham, as jóias, as obras de arte, os talheres, os registos bancários.
De um dia para o outro as crianças deixaram de poder ir ao cinema, com efeito, embora estivessem na fila para ver " A Branca de Neve e os Sete Anões ", foram proíbidos de o fazer . Foram proíbidos de viajar, pelo que já não poderiam ver os tios ou os avós, não poderiam mais frequentar a escola, nem ir a parques ou jardins, nem brincar com outras crianças, nem ir à rua sem a estrela amarela, colada à roupa que dizia " Jude " -  Judeu .
Em março de 1941, a mãe foi intimada a comparecer nos escritórios da Gestapo na cidade vizinha de Iglau, muito cedo , pelo que teve de sair de casa a meio da noite para chegar no dia seguinte a horas. Teve apenas um dia para organizar tudo e para se despedir da família. Hana adormeceu com os bracitos em volta do pescoço da mãe, mas quando acordou de manhã, a mãe tinha partido. Fora levada para o campo de concentração de Ravensbruck , na Alemanha. No dia do seu aniversário , Hana recebeu através do correio uns corações feitos de pão enviados pela mãe para pôr na sua pulseira como pendentes , isto em maio de 1941. No final do mês de Setembro, uns homens batem  à porta dos Bradys, desta vez é ordenado pela Gestapo a Karel, o pai, para os acompanhar. O pai, abraçando as duas crianças, pediu-lhes que fossem corajosas.
O tio Ludvik, cristão e casado com a irmã do pai, foi então buscar as duas crianças para sua casa , apesar das represálias que sofreria se fosse descoberto. Hana levou uma grande mala castanha com o forro às pintas, de que gostava muito. O pai , tinha sido levado para Iglau , uma prisão da Gestapo e escrevia-lhes regularmente .
No dia 30 de Abril de 1942 , chega a casa do tio Ludvik, uma notificação para as duas crianças,  se apresentarem no dia 14 de maio de 1942 em Trebic , um centro de deportação, a cinquenta kilómetros de Nove Mesto. Era o que os tios mais temiam. Desolado, o tio , pediu a um cocheiro que levasse as crianças ao centro de deportação . Quando chegaram à mesa de registo deram os nomes ao soldado que aí se encontrava. Estavam rodeados de centenas de judeus que iriam ser deportados para um local chamado Theresienstadt , nome que os nazis deram à cidade checa de " Terezin " , quando a invadiram. Quando chegaram a Theresienstadt , os homes e os rapazes foram levados para um lado e as mulheres e as crianças, para outro. Hana viu-se de novo sózinha, sem a companhia do irmão. Numa das vezes que teve autorização para sair do barracão durante duas horas, Hana correu para a casa dos rapazes, onde para sua grande alegria, conseguiu encontrar o irmão que fazia pequenos trabalhos de canalização. Abraçaram-se, choraram, manifestaram a  esperança de encontrar os pais entre as centenas de judeus que chegavam constantemente ao campo. Também partiam prisioneiros do campo, aos milhares, apinhados em vagões, para leste , para um destino desconhecido . Alguns tentavam convencer-se de que uma vida melhor , esperava esses que íam nos tais comboios , mas o medo e o pânico começaram a instalar-se.
Dentre os que chegavam ao campo, as duas crianças descobriram a avó , que tinha sido uma senhora muito requintada, mas que agora estava velha e doente . As crianças também descobriram com horror, que as rações que eram dadas aos idosos eram piores que as outras e em menor quantidade. A avó não conseguiu resistir e viria a falecer nas piores condições, passados três meses. À medida que o tempo passava, circulavam no campo, histórias sobre campos de " morte " , assassínios em massa , e valas comuns . Os alemães começaram a afixar em cada edifício todas as semanas , listas com nomes. Aqueles cujos nomes constassem dessas listas, teriam de se apresentar num átrio perto da estação de comboios dentro de dois dias . Havia listas por todo o lado , as contagens e as listagens eram constantes.
Quando os nazis começaram a aperceber-se de que estavam a perder a guerra, corria o mês de setembro de 1944, anunciaram que íam sair mais pessoas do campo de Theresienstadt.
Um dia, os joelhos de Hana cederam, quando descobriu numa das listas afixadas, o nome do irmão , George Brady . Quatro semanas mais tarde, soube que também ela ía ser enviada para leste. Ficou contente, e disse : " Vou voltar a ver o meu querido George ".
Na noite  anterior à partida , Hana fez a mala, não havia muito que levar. Na manhã seguinte, ela e muitas outras raparigas foram conduzidas até à linha do comboio. O comboio que as transportou, avançou ruidosamente durante um dia e uma noite. Não havia comida, nem água, nem casa de banho. Súbitamente , no meio da noite de 23 de outubro de 1944, as rodas do comboio pararam com uma grande chiadeira e abriram- lhes  as portas. As raparigas receberam então,ordens para sair do vagão . Estavam em Auschwitz. Mandaram-nas entrar num edifício grande , tendo a porta sido fechada com grande estrondo.
Hana nunca mais saiu viva de Auschwitz , no dia a seguir à sua chegada ao campo, foi levada para um dos muitos fornos  crematórios , tinha então, 13 anos de idade.
Soube-se da existência de Hana e do seu terrível destino em Auschwitz devido à sua mala castanha que sobreviveu à sua dona e que se tornou mundialmente conhecida.
O livro " A Mala de Hana " de Karen Levine , foi lido em todo o mundo e tornou a sua autora famosa.
   
 Helena Sousa









sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

UM BOM ANO DE 2013




             

CAROS LEITORES,
" A PAZ DO CORAÇÃO É O PARAÍSO DOS HOMENS" , JÁ O DIZIA PLATÃO, E NÃO SE ESPERE ENCONTRAR OUTRO PARAÍSO, SE NOS FORMOS EMBORA , COM O CORAÇÃO CARREGADO DE SENTIMENTOS MESQUINHOS.
NÃO ESQUEÇAMOS, QUE MUITAS VEZES, UM " NÃO " DE DEUS, É UMA VERDADEIRA BENÇÃO, MAS SÓ O DISCERNIMOS NA MAIOR PARTE DAS VEZES, TARDE DE MAIS !
E NÃO NOS PREOCUPEMOS COM O " SUCESSO "
E COM OS " FRACASSOS "DO DIA A DIA , PORQUE SERÁ
QUE UM FRACASSO É MESMO UM FRACASSO ? OU SERÁ APENAS
UMA SIMPLES  " LIÇÃO " ?
E DEPOIS, SE SE ACREDITAR QUE SE CONSEGUE O QUE SE QUER ,DESDE QUE SEJA UMA " COISA BOA ", CLARO,  E SE SE ACREDITAR EM DEUS PARA CONSEGUIR ESSA COISA BOA PARA A NOSSA VIDA , CONSEGUIMOS MESMO OBTÊ-LA, POR ISSO , NÃO BAIXEMOS OS BRAÇOS, NEM SUBESTIMEMOS O PODER DE DEUS.

Helena Sousa
 

sábado, 15 de dezembro de 2012

O Decálogo da Paz












1.  Olha toda a gente com respeito e
     benevolência.
2.  Não fales mal contra ninguém nem
     condenes pessoas ou instituições.
3.  Perdoa as injúrias presentes
     ou passadas e livra-te do ódio.
4.  Adota um espírito de fraternidade, de 
     serviço fraterno e convivência agradável.
5.  Procura simplificar os problemas em vez
     de os agravar e busca soluções justas.
6.  Não acompanhes os que praticam 
     o ódio, a vingança e a violência.
7.  Cria à tua volta um ambiente de 
     compreensão, tolerância e compaixão.
8.  Apoia os que trabalham pela paz,
     pela justiça e pela verdade.
9.  Dedica algum tempo a algum projeto 
     de desenvolvimento, que é um dos nomes
     da " paz " .
10.Procura, com a ajuda de Deus , ser 
     no mundo um sinal do Seu amor.


Autor : Mário Salgueirinho.

sábado, 8 de dezembro de 2012

CARTA DE UM AMIGO



         A ti amigo
      Que caminhas por vezes solitário,
      Julgando-te perdido,
      Sabe que Estou contigo.

     A ti amigo,
     Que muitas vezes vagas sem rumo,
     Sabe, Estou te seguindo!
     Luta para colocares de lado
     Essa tua ganância,
     Trabalha para isso, Sou o teu guia!

     Quando despertares e desejares 
     A Luz que te dará Paz,
     Crê em Mim, Eu te conduzirei!

     Ao saíres dos momentos de meditação,
     Crê, Eu estou do teu lado!
     Eu que te sondo, auscultando 
     Os teus anseios mais íntimos .
     Dando-te a certeza da Minha Presença,

     Ergue - te sempre meu amigo!
     Levanta a tua fronte. Não esmoreças !
     Oferece-te ao Pai !
     Busca o lenitivo que certamente chegará,
     Aceita o cálice que por vezes sorves.
     É o resgate a que te sujeitaste !

     Estarei sempre a teu lado, Ajudar-te-ei
     Coragem irmão,
     Conta comigo.

    
     Autor desconhecido