sábado, 1 de março de 2014

PENITÊNCIA



  Jesus retirou-se para o deserto, durante quarenta dias e quarenta noites , para jejuar, e fazer " penitência ". 
  " Penitência ", é a tradução da palavra grega " metanóia " , que tem a ver com os  pensamentos, sentimentos e formas de agir que temos na cabeça e no coração. Esta palavra bíblica, designa a mudança a fazer em nós , substituindo essas maneiras de pensar, sentir e agir, por outras.
   Quando Pedro no dia de Pentecostes  - derramamento do Espírito Santo- , falou ao povo acerca de Cristo ressuscitado, as pessoas encantadas com o feliz anúncio, perguntaram : " Que havemos de fazer ? " ao que Pedro respondeu : " Convertei-vos! " 
Com esta palavra, o apóstolo quis dizer o seguinte : " Tirai das mentes e dos corações as ideias e sentimentos do " homem velho " e colocai no seu lugar as ideias e os sentimentos de Cristo, "o homem novo " . Seja o seu Evangelho a orientar as vossas acções ".
As pessoas que aceitaram, mudar de vida, foram batizadas.
Fazer Penitência ( sobretudo no período Pascal ) , não é abster-se de comer carne, ou  apenas dar umas esmolas aos pobrezinhos. 
    A Penitência agradável ao Senhor, consiste em abster-se de uma vida medíocre e alcançar uma maior intimidade com Cristo . Ele , irá desafiar-nos para um modo de vida mais exigente , mas que nos trará muita alegria. 











quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

CANTO ANGELICAL


Apresento-vos : Amira Willighagen , uma menina holandesa de nove anos, que tem uma voz " angelical ". 
Quando a minha irmã ma deu a conhecer , eu nem queria acreditar no que estava a ouvir. Pareceu-me irreal , uma voz de outro planeta. É na verdade, um magnífico dom de Deus, que  nos maravilha e perturba !
Eu como queria ter sido " cantora lírica " , fico sempre muito emocionada com vozes assim !
Só espero que gostem como eu gostei !




quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

A MESA DO AVÔ





       Era uma vez uma família numerosa : o pai, a mãe e muitos filhos.Vivia também nessa casa, um avô.
      Mas como era idoso, quando se sentava à mesa a comer a sopa, frequentemente sujava tudo : a boca, o guardanapo, a toalha, etc. Um dia o filho disse-lhe :
       - Desculpe, mas o melhor era você comer sozinho , fora da sala de jantar .
      O avô, de olhar triste , teve de concordar. O filho comprou então uma mesinha e pô-la na cozinha. Assim, não incomodava ninguém.
         Passados alguns dias , o filho ao regressar a casa, viu um dos seus filhos a brincar com um pedaço de madeira . Perguntou-lhe então :
        - O que fazes ?
          O menino respondeu :
        - Estou a brincar de carpinteiro.
          O pai insistiu :
        - E o que estás a construir ?
          Resposta da criança :
        - Uma mesinha para ti , quando fores idoso como o avô.

As pessoas de idade, não são coisas "descartáveis" , são pessoas dignas de respeito e amor.














sábado, 1 de fevereiro de 2014

NÃO JULGUEIS , PARA NÃO SERDES JULGADOS !





       Um lenhador não encontrava o seu machado preferido. Procurou por toda a parte mas em vão . Começou então a pensar que alguém lho tinha roubado. Precisamente nesse momento , olhou pela janela e viu que passava por ali um jovem da sua rua. 
      Disse então para consigo : " Aquele rapaz tem mesmo ares de ser um ladrão de machados . E tem também os olhos e os cabelos de um ladrão de machados". Convencido de que tinha sido ele o ladrão, deixou de procurar o seu machado.
      Alguns dias depois , o lenhador , ao limpar a sua casa, viu o seu machado preferido debaixo de um sofá.
Contente por o ter encontrado, foi até à janela respirar de alívio.
Precisamente nesse momento, passava por ali o mesmo jovem da sua rua. Disse então para consigo: " Aquele rapaz não tem ares de ladrão de machados ! Tem até os olhos e o cabelo de bom rapaz ! "
 O lenhador julgando que lhe tinham roubado o machado, colocou com toda a facilidade a etiqueta de " ladrão " a esse jovem que passava por ali. Julgou-o com toda a facilidade , como se fosse um juiz . Felizmente, mais tarde, com olhos novos, tirou-lhe essa etiqueta de ladrão e vendo-o como sendo afinal um bom rapaz, pensou bem dele. 
Jesus Cristo disse aos seus discípulos : " Não julgueis e não sereis julgados . Não condeneis e não sereis condenados ", pois Deus vos há-de julgar, com o mesmo critério que tiverdes utilizado nas vossas vidas , para julgar os outros. 
Jesus , durante a sua vida nesta terra, ensinou-nos que não devemos julgar ninguém levianamente , para o que  Ele próprio deu o exemplo , tendo-se sempre recusado a julgar os outros . Ensinou-nos sim, a sermos compreensivos uns para com os outros , e a fazer os possíveis para perdoar,  em vez de condenar.















quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

OS OURIÇOS



    Uma família de ouriços instalou-se na floresta. Tudo corria bem, até que chegou o inverno. Cada vez fazia mais frio e os ouriços tiritavam todo o dia. De noite não conseguiam dormir.
 Começaram a andar muito nervosos, pois o sono é muito importante para todas as criaturas. Uma tarde, para lutar contra o frio de inverno, decidiram apertar-se uns contra os outros para ficarem mais quentinhos , mas afastaram-se imediatamente. Ao tocarem-se, feriram-se nos picos uns dos outros.
  Timidamente, aproximaram-se outra vez, mas voltaram a picar-se em algumas partes do corpo. Por isso, afastaram-se de novo uns dos outros. 
   Mas, porque o frio os atormentava, era preciso encontrar uma forma de se juntarem sem se ferirem. Então, muito suavemente, os ouriços foram-se aproximando, cada qual baixando os seus picos. Com "mil cuidados ", tinham encontrado a posição exacta. O vento frio da noite já não os incomodava. Podiam dormir quentinhos e juntinhos.

Todas as pessoas têm picos: a agressividade, o orgulho, o egoísmo. Somos convidados a viver juntos sem nos ferirmos, sentindo o suave calor da amizade.

     

domingo, 22 de dezembro de 2013

BOM NATAL DE 2013



A TODOS OS MEUS LEITORES E AMIGOS, VOTOS DE UM      " FELIZ NATAL "  CHEIO DE PAZ, ALEGRIA , CONFRATERNIZAÇÃO E AMOR AO PRÓXIMO.
NÃO SE ESQUEÇAM QUE O NATAL NÃO DEVE SER UMA ÉPOCA DE CONSUMISMO DESENFREADO , MAS SIM UMA QUADRA PARA PENSARMOS NO MENINO JESUS, NA CRIANÇA " DIVINA " , QUE SE FEZ HOMEM, PARA DAR A SUA VIDA POR NÓS E NOS SALVAR DAS MÃOS DO INIMIGO VORAZ : SATAN OU SATANÁS. 
POR ISSO, NESTE NATAL E EM TODOS OS NATAIS DAS NOSSAS VIDAS, CANTEMOS HINOS DE LOUVOR E GRAÇAS AO SENHOR NOSSO DEUS, E NOSSO CRIADOR,  PAI DE TODAS AS CRIATURAS VIVENTES. 
UM FELIZ NATAL, COM JESUS NOS VOSSOS CORAÇÕES É O QUE EU VOS DESEJO!
QUEM ESTÁ COM JESUS, TEM TUDO !

HELENA SOUSA

terça-feira, 26 de novembro de 2013

O BOM LADRÃO




  Se nos pedissem para dizermos os nomes das pessoas do Novo Testamento que mais apreciamos , certamente que iríamos mencionar nomes como: Jesus, Maria Madalena, João , Pedro, Maria, mãe de Jesus Marcos ou talvez Mateus entre outros. Certamente ninguém nomearia Judas , o traidor , e muito menos  se lembrariam  de mencionar o " bom ladrão ", ou o pecador arrependido.
Os soldados romanos por vontade dos judeus, crucificaram ao lado de Jesus , dois malfeitores, um à sua direita e outro à sua esquerda. 
Quando estavam na cruz , um dos malfeitores começou a insultar Jesus , dizendo:
- Não és tu o Messias ? Salva-te a ti mesmo e salva-nos a nós.
Mas o outro repreendeu-o :
- Nós recebemos o castigo que as nossas acções mereciam, mas Ele nada praticou de condenável.
Depois voltou-se para Jesus e disse-lhe :
- Jesus, lembra-te de mim, quando estiveres no teu Reino, ao que Jesus respondeu que ele seria contado entre os do Seu Reino.
Este homem pecador , que se arrependeu sinceramente do seu passado, foi perdoado de toda a maldade e transformou-se numa criatura nova. Jesus na cruz, manifestou mais uma vez como é grande e poderosa a misericórdia divina.
O " bom ladrão " continua a recordar-nos que como ele, podemos confiar na grande misericórdia do Senhor . 
Tal como ele, podemos suplicar com verdade: " Senhor Jesus, não tenhas em conta os nossos pecados e acolhe-nos no Paraíso ".