domingo, 24 de janeiro de 2010

VERDADES ETERNAS


Lembra-te sempre :


'Nada está fora do alcance da oração , excepto o que está fora da vontade de Deus.'



'Não temas a pressão , lembra-te que é ela que transforma o carvão em diamante.'



'O mais importante não é encontrar a pessoa certa, e sim ser a pessoa certa.'



'Moisés gastou:
40 anos pensando que era alguém;

40 anos aprendendo que não era ninguém ;
e 40 anos descobrindo o que Deus pode fazer com um NINGUÉM. '

Observação : Moisés, o pai de todos os Profetas, chamado de o Patriarca por este motivo, viveu 120 anos.

'Não confunda a vontade de DEUS, com a permissão de DEUS !
Nem tudo o que acontece é de Sua vontade, mas nada acontece sem a Sua permissão .



Sem Ele ( Cristo ) eu não sou nada! Com Ele , posso tudo! ( todas as coisas )!É Ele quem me fortalece !

(Filipenses 4:13)



Helena Sousa


CONSIDERAÇÕES

Tenho-vos falado do amor ao próximo .
Quem mais amou o seu próximo foi Jesus . Jesus veio a esta terra para mostrar aos homens as suas prioridades, sendo uma das mais importantes , amar o próximo. Com efeito, o 1º mandamento da Lei de Deus diz-nos: " Amarás o Senhor teu Deus de todo o coração. Não terás outros deuses além de Mim.
( Exôdo 20). Mas o amor ao próximo é também um imperativo, pois Cristo em todo o ministério terreno,
( três anos), demonstrou sempre grande amor ao próximo, deixando-nos o seu exemplo. Diz-nos Jesus, que este amor não é fácil de concretizar para nós seres humanos tão cheios de pecado, mas que apesar disso, apesar de não ser fácil é por aí que devemos seguir, é esse o caminho que devemos trilhar . Na nossa vida a maioria das coisas não é fácil ! Não é fácil seguir o caminho do bem, em contrapartida é facílimo seguir os caminhos do mal. Tudo à nossa volta nos incita ao desregramento, à transgressão , ao excesso, ao desrespeito pelos valores tradicionais que hoje são obsoletos para a maioria, tais como o sentido do dever, do respeito , a repulsa pela mentira, etc... a lista seria extensíssima !
Jesus deixou-nos estas belíssimas considerações: "Se amardes só os que vos amam, que galardão havereis?" "Se saudardes só os que vos saúdam , que fazeis de mais ?"
( Mateus 5: 46 e 47 ) . Isto é muito explícito ! Jesus diz-nos pois , que recompensa haveremos nós de ter por fazermos coisas que não nos custa nada fazer ? Não são pois as coisas que são difíceis de fazer que merecerão galardão , recompensa? De que nos adianta relacionarmos só com quem gostamos, compartir os nossos momentos só com quem nos dá prazer, só com quem pertence à(s) mesma(s) elite(s). Será isto que tem valor aos olhos de Deus? Certamente que não ! Ele próprio o disse !
O amor verdadeiro não nasce de um dia para o outro, cultiva-se! E para que ele surja, é preciso que se instale, e para isso, temos de o regar, de o alimentar, como se de uma planta se tratasse! Este amor não está dependente de factores externos e alheios à nossa vontade, depende sómente, de factores internos: do nosso querer, da nossa constância , da nossa vontade em que ele se manifeste constantemente e não ocasionalmente. Disse Deus aos Antigos : " Portanto se trouxeres a tua oferta ao altar e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa ( queixa) contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com ele e depois vem e apresenta então a tua oferta". ( Mateus 5 : 23 e 24 ). Isto foi dito aos Antigos, que faziam ofertas de holocausto ao seu Deus , mas aplica-se aos homens de hoje . Estes já não oferecem a Deus animais em holocausto ou especiarias queimadas , mas oferecem-lhe orações, fazem-lhe preces. É então aqui que este princípio se aplica .
Não tenhamos os nossos corações carregados de mágoa contra o próximo, estejamos sempre prontos no nosso coração a perdoar as ofensas de quem nos ofendeu, ainda que nos custe, pois disse Jesus:"Se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial( que está nos Céus), vos perdoará a vós, porém, se não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos não perdoará as vossas". ( Mateus 6: 14 e 15 ).



Helena Sousa

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

HOJE

HOJE


Hoje deves parar.
Talvez o mundo já corra demais.
Hoje deves ouvir.
Talvez interesse a opinião dos outros.

Hoje deves olhar.
Talvez haja alguma novidade fora de ti.
Hoje deves dar.
Talvez o que te sobra falte a alguém.

Hoje deves falar.
Talvez tenhas alguma boa nova a dizer.
Hoje deves orar.
Talvez tenhas necessidade de um Pai.

Hoje deves pensar.
Talvez te seja útil um auto- retrato.
Hoje deves cantar.
Talvez a alegria te encurte o caminho.

Hoje deves receber.
Talvez o outro precise de amar.
Hoje deves caminhar.
Talvez te encontres com alguém na vida.

Hoje deves sorrir.
Talvez alguma flor esteja a precisar de sol.
Hoje deves começar.
Talvez amanhã seja tarde.
Hoje deves renascer.
Talvez tenhas nascido apenas.







Poema Anónimo


( Observ. : Embora gostasse muito que fosse da minha
autoria).








sábado, 16 de janeiro de 2010

DESABAFOS


Quando me perguntam se sou uma pessoa feliz, eu digo que sou e acho que sempre fui ! Hoje posso dizer com conhecimento de causa , que quando passamos por uma experiência menos boa e achamos que o mundo "cai" e que já não há hipótese, é mentira. Essa experiência menos boa é precisamente a melhor que nos está a acontecer, para nos dar segurança, maturidade e a frontalidade de sermos ainda mais felizes dali a algum tempo. Fantástica é a vitória imprevista, quando só esperávamos derrotas! E Deus quer-nos ajudar mas a nossa descrença, simplesmente bloqueia o processo de ajuda . Um não de Deus, é na verdade uma benção, só pode ser uma benção, mas por vezes, quando chegamos a compreender isso , é tarde demais !
Não nos zanguemos pois com as circunstâncias, não carreguemos o nosso coração de sentimentos mesquinhos, o mal- estar é sempre sintoma de alguma desarmonia interior, não baixemos os braços, antes, levantemo-los em adoração e em louvor ao Senhor pois Ele é maravilhoso e que bom é existir, ser promessa viva, repouso ideal de todos nós!
Helena Sousa


PAIS E FILHOS


Nunca me vou esquecer de uma história que me contaram na minha adolescência e que se teria passado na antiga China, em tempos imemoriáveis. Narra essa história, um costume muito antigo praticado entre todas as famílias e que era o seguinte: Quando um homem chegava à velhice e já não tinha forças para ajudar em casa a família, os filhos pegavam numa manta para o irem deixar no alto de uma montanha abandonado à sua sorte.
Havia um homem que observava tudo isto com tristeza, pois a sua idade já era muita e inevitavelmente chegaria o dia em que o seu único filho pegaria nele e o levaria até ao alto da montanha que apenas conseguia divisar,lá ao longe. Sofria o velhinho em silêncio,não sabendo que motivos poderia arranjar para demover seu filho, daquela ideia. Um dia, o momento chegou.
Logo pela manhã, o filho que já trazia uma manta, deu-lhe a ordem de partida. Iriam ainda de manhã e o mais depressa possível, pois o caminho era longo e não queria voltar a casa de noite. O velhinho experimentava uma tristeza indizível e sentia as lágrimas correrem-lhe pelo rosto, outrora belo. Olhou em volta uma última vez, querendo reter na memória cada objecto que lhe tinha dado tantas alegrias, tanto consolo e na sua despedida, apressava-se o mais que podia a vestir-se, para que o filho não protestasse !
Saíram de casa e caminharam em silêncio lado a lado, como se de dois estranhos se tratasse. O filho só se preocupava em caminhar o mais rapidamente possível , mas o pai sem levantar os olhos do caminho, com medo de tropeçar e cair, não podia impedir-se de pensar em tudo quanto tinha feito por aquele filho! O filho que habitava no seu coração ia agora deixá-lo impiedosamente só, sem recursos , nem comida ou água , para que morresse no alto de uma montanha ! O que iria ser dele ? Movia os lábios, numa prece surda, numa prece que lhe pareceu ter demorado toda a sua vida .
Chegados ao cimo da montanha, o filho pediu ao pai que ficasse logo ali, pois achava o sítio adequado, apressando-se a desdobrar a manta para a colocar nos ombros afadigados de seu pai. O velhinho sem forças, com os olhos cheios de lágrimas, só os conseguiu levantar para o filho que agora lhe parecia um estranho e balbuciar : Cuidado filho, não deixes ficar toda a manta comigo, corta-a antes ao meio e leva contigo a outra metade pois farte- á falta quando chegar a tua vez!
O filho fitou o velho em silêncio e por um momento, pareceu-lhe que tudo estava a desabar em seu redor e que não tinha onde se segurar . Ao ouvir tais palavras, percebeu a lição que seu pai lhe estava a querer transmitir e então, só pôde chorar amargamente !
Choraram os dois convulsivamente, cada um por diferentes razões, não sabendo o filho como se fazer perdoar pelo pai. Foi então que viu que o pai era aquilo que de mais precioso tivera em toda a sua vida e interrogava-se como podia ter sido tão cego que não tivesse percebido que se tratava de um costume injusto e cruel.
Pegou pois no velhinho que tinha a manta sobre as costas e desta vez, não o fez descer sózinho a montanha,mas fazendo um esforço terrível, carregou-o às costas , chorando de arrependimento pela dor que lhe tinha infligido e prometendo que nunca mais o abandonaria até que a morte os separasse.
Doravante sabia, que tudo quanto tinha repartiria com o seu velho pai, do mesmo modo que sempre tinha aprendido a fazer com ele .

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Porque nos devemos preocupar com os outros

Será que neste mundo em que vivemos, nos devemos preocupar com os outros?
Porquê? Que benefícios nos poderão daí advir, muitos ? Poucos? Absolutamente nenhuns? É certo que a sociedade actual é uma sociedade tipicamente egoísta,que apenas olha para o "seu umbigo " , para a sua "prole", confinando-se a isto, o seu campo de visão. Na maioria dos casos, é apenas a isto que se confina o seu campo de visão. Quando vamos ao hipermercado, nem sequer olhamos para quem está ao nosso lado, à nossa volta,se vamos num transporte público, idem aspas, não nos interessa quem vai ao nosso lado,não nos interessa olhar para os outros. Apenas nos damos ao trabalho de olhar para os outros, quando vamos a um Serviço Público e queremos que nos ajudem a resolver depressa os nossos assuntos, quando vamos à pastelaria e queremos que nos dêem o galão , o pastel, a nata, o gelado. Olhamos para os outros, quando reparamos que o troco não coincide com o que esperávamos, quando achamos que o outro errou, que está em falta para connosco, aí, olhamos!
Um dia destes, nem vamos ter que nos preocupar em olhar para o empregado da repartição ou do café para lhe pedir seja o que for, pois com os avanços da Cibernética poderemos fazer tudo em nossas casas, sem ter que levantar as " pestanas" para quem quer que seja.
Onde é que se poderão então encaixar nesta sociedade, os ensinamentos de Cristo sobre o nosso próximo? E quem é o nosso próximo? O tio, a tia, o avô, a avó, os primos, os cunhados, as noras, os sogros, os afilhados, os sobrinhos, os enteados, o padrasto, a madrasta, os empregados lá de casa ,os empregados da fábrica,as amas dos meninos ? São estes os nossos próximos, tão somente estes? É óbvio que não ! O nosso próximo não é apenas aquele com quem nos relacionamos todos os dias, "embora" esse, também o seja , não é apenas aquele com quem temos laços familiares, " embora" esse, também o seja, não é apenas aquele com quem mantemos relações laborais, " embora" esse, também o seja !O nosso próximo é também aquele que só vemos de vez em quando, aquele que nos pede ajuda quando passamos por ele, aquele que bate à nossa porta ou que estende a mão na rua diante de nós.Ou seja, o que não conhecemos de lado nenhum! Complicado?
Jesus deixou-nos a mensagem do " Bom Samaritano" tão actual naqueles dias como nos de hoje, que nos fala de um certo homem que tinha sido assaltado e espancado por ladrões e deixado num lugar ermo, ferido, despojado de tudo quanto levava e abandonado à sua sorte mais morto que vivo. Embora passasse pouca gente por aquele lugar, o certo é que os poucos que passavam nem se detinham a considerar se haviam ou não de ajudar o infeliz, seguindo o seu caminho sem lhe ligar importância. Até que, passou um homem , um homem em todo o sentido da palavra, que ao ver o desgraçado, se apiedou dele e comovendo-se até às entranhas, logo solícitamente lhe tratou das feridas,atando-lhas, e carregando-o sobre o animal que levava, o conduziu até um albergue, onde entregou dinheiro para que cuidassem de todas as suas necessidades até se restabelecer, frisando que se gastasse a mais, ele logo voltaria para o pagar. (Lucas 10:30-37).
O homem que prestou esta ajuda, pôde com certeza dormir descansado,pois não virou os olhos para o lado,ou seja, não ignorou o seu próximo ! Se de cada vez que alguém nos pede uma moeda , cada um de nós contribuísse ainda que insignificantemente, ainda que apenas à medida das nossas posses, se cada um de nós contribuísse, repito, de acordo com as nossas possibilidades,quantas refeições, quanta alegria, teríamos proporcionado a pessoas verdadeiramente carentes ! Mas não, preferimos para aliviar o peso das nossas consciências dizer que ainda bem que não desperdiçámos o nosso dinheiro com alguém que por certo o iria gastar em droga ou em bebida. E é com pensamentos simplistas destes, engendrados por pessoas que não estão habituadas a "olhar para o lado" e a " ver" que nos deparamos frequentemente. Diz-nos ainda a palavra do Senhor : "E qual o pai dentre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou se lhe pedir peixe lhe dará uma serpente? Ou se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião? ( Lucas 11:11 e seguintes). Pois como é que vós sendo maus, (tendo mau íntimo), sabeis dar coisas boas ( boas dádivas) aos vossos filhos?
E continuou dizendo-lhes: " Acautelai-vos e evitai ( guardai-vos da) a avareza; porque a vossa vida ( a vida de qualquer), não consiste na abundância do que possui.(Lucas 12:15).



Helena Sousa

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

" MARAVILHOSO DEUS " - AUTORIA : HELENA SOUSA




MARAVILHOSO DEUS !


Maravilhoso Deus, que bom é existires,
Seres promessa viva, repouso ideal
De todos nós!

Sim, maravilhoso és!
Nenhum outro se compara a Ti!

Manifestaste-te aos homens,
Através de teu amado Filho!
Belo e humilde,
Douto e protector!

Os homens ouviram-nO,
Mas não O Entenderam!
Queriam Dele,
Coisas que Ele não veio dar!

Viste que na terra só havia pecado
E transgressão,
Ficaste triste, tentaste ensinar,
Pôr esperança nos corações!


Não morreste! Não morreste!
Levantaste-te do sepulcro,
Venceste a morte em apoteose
De luz e graça,
Para dizeres aos homens que
Podem viver,*mas não sem sofrer!

NB: Viver, no sentido de " ter acesso à vida eterna".
Helena Sousa