quinta-feira, 4 de março de 2010

                     

                        BONDADE ACTIVA


 

Vou permitir-me falar sobre a " bondade" , tema que me é muito caro !  Desde cedo que este conceito me inquieta,e me tem suscitado reflexões de vária ordem. Vi recentemente um filme com um dos meus actores preferidos: " Vigo Mortensen ", cujo tema central era precisamente " a bondade". Depois de ter visto o filme as minhas reflexões não se aquietaram, pelo contrário, tomaram novas dimensões. Fala o filme de dois amigos, que compartiam tudo : as confidências, as alegrias, as tristezas, os sobressaltos, que estavam sempre um com o outro , nas horas felizes e nas amargas. Acontece que os tempos eram " negros", pois estes dois amigos encontraram-se a viver na Alemanha nazi, sendo que um deles era um  famoso psicanalista judeu, e o outro , um professor alemão de Literatura na Universidade local , também famoso por uma obra publicada que o dera a conhecer . Ambos comungavam  dos mesmos ideais de liberdade, ambos repudiavam o Partido nacional - socialista e a ideologia por ele veículada. Ambos detestavam Hitler dizendo que não poderia ir longe, pois não passava de  uma " anedota" , de  um " incidente" político sem qualquer importância ,  de uma " piada", ( joke ). Porém muito depressa, estes amigos começaram a aperceber-se de que a sociedade estava a mudar do antigo pacifismo, para  um estranho "beligerismo" perpertado pelas hostes do poder. Com efeito, os membros do partido gozavam de privilégios que estavam vedados a quem não pertencesse ao partido, e  na Universidade começaram a circular rumores de que alguém que não lhe pertencesse, nunca poderia aspirar a uma promoção, pelo contrário , sujeitava-se a ser riscado da lista das pessoas que podiam exercer a sua profissão livre e honradamente .
Ambos  tinham discutido acerca da mútua necessidade de não sucumbirem a esta horrível ideologia, pois os seus ideais eram puros, aspiravam a um mundo de igualdade, de justiça, um mundo onde houvesse lugar para todos os homens.
De repente procedia-se a queimas de pilhas e pilhas de livros nas ruas por bandos de homens violentos, inebriados com a sensação de poder e de impunidade que pairava por todo o lado. Partiam-se vidros de lojas, incendiavam-se sinagogas, escrevia-se em prédios , lojas e casas, a palavra " Judeu ", em grandes letras, com cores bem visíveis e  imprecações, ditos violentos, incitações ao ódio contra todos os que pertenciam a esta raça. Por todo o lado, em todas as cidades alemãs, esta ignomínia contra os judeus, era  visível !  Estavam proíbidos de andar pelos passeios das ruas, de frequentar lugares públicos, tal como cafés, restaurantes, piscinas, jardins; proíbidos de se servirem dos transportes públicos, proíbidos de saírem das cidades, de viajar, de dirigirem a palavra a cidadãos alemãos, proíbidos de se reunirem em assembleias, proíbidos de entrar nas lojas, proíbidos de comprar, e vender nas tradicionais lojas das cidades. Pilhavam-se as suas lojas , queimavam-se os seus bens,troçava-se dos infelizes, novos,  velhos,  homens e mulheres, sem excepção !
Passaram todos  a ostentar uma estrela amarela cozida na roupa, que tinha de ter determinadas medidas para que fosse bem visível. Todos estavam coagidos a obedecer, sob pena de pesadas penas ! As pessoas perguntavam-se onde tudo aquilo iria parar, que mais desgraças lhes estariam reservadas...
Infelizmente, como é do conhecimento geral, muitas coisas inomináveis, lhes estavam destinadas !
Um dia, os dois amigos encontraram-se e tentaram falar como antigamente, como se não tivessem penas a pesar-lhe nos corações! O amigo judio disse ao alemão que já não tinha clientes, que lhe tinham fechado o escritório, por seu lado, o amigo alemão confessou que estava contente, porque em vez de ter sido despedido por ensinar autores proíbidos pelo regime, tinha sido promovido. O amigo psicanalista interrogou-se em alta voz,  " mas afinal, não eram apenas os filiados no partido que podiam ser promovidos" ? Que ele soubesse , o amigo não era partidário do partido do poder, ou agora era ? O professor só pôde responder com um longo silêncio , depois disse ao amigo, que ele não podia compreender o que se estava a passar , porque tudo era novo! O judeu não encontrava palavras, mas mesmo assim disse-lhe o que os alemães estavam a fazer aos judeus, que lhes estavam a tirar tudo, que estavam a conduzi-los para a mais terrível das misérias, que se desconheciam os horrores que teriam em mente , mas que toda a violência quotidiana manifestada sob as mais diversas formas, não podia ser um bom augúrio ! Disse-lhe que estavam proíbidos de sair do país , que tinham às costas uma sentença de morte. O amigo pedia-lhe calma e sensatez nas suas análises acaloradas, dizia-lhe que com o tempo tudo iria retomar a tão ansiada ordem, que estas altercações passageiras, eram sómente isso, passageiras !
Uma noite , o judeu sabendo que o amigo era um homem bondoso, pediu-lhe que fosse jantar com ele a casa . Tinha um pedido a fazer-lhe ! Precisava urgentemente de um bilhete para Paris, tinha de sair dali, pois sabia-se que os judeus  estavam a ser transportados aos milhares em comboios de carga, para campos situados na Polónia e na  própria Alemanha. Eram campos de extermínio, deles ninguém regressava com vida para contar como " tinha sido". Também se sabia que não eram transportados alimentos para os mesmos campos,os seres humanos, esses  íam, mas os géneros, não ! Contavam-se coisas horríveis dos campos de morte, da brutalidade dos soldados e dos cães, de cabeças rapadas, das fardas frias, às riscas com estrelas amarelas,  do trabalho forçado , dos maus tratos, da ausência de comida, das violações, das doenças, das sovas, das experiências a sangue frio, da tortura, dos chuveiros a gaz, dos fornos crematórios , da exaustão, do frio, da selecção, da impiedade .
O professor respondia que não podia fazer nada e que o amigo estava a exagerar, que não devia dar tanta atenção aos boatos ! O judeu rogou, deu-lhe imenso dinheiro, disse-lhe que mesmo que conseguisse partir só estava autorizado a levar consigo " dez dólares", uma vida inteira de trabalho, para levar consigo apenas uns míseros dez dólares, como se se tratasse de um vagabundo, mas tinha de partir, era urgente escapar ao ódio daqueles homens horríveis , fosse como fosse !
Passado algum tempo, o alemão lá acabou por se dirigir a uma estação para adquirir o bilhete, mas puseram-lhe grandes entraves, já era preciso uma autorização especial para se sair do País. Disse então que era  membro do partido nazi, que se não lhe vendessem a passagem , tomaria providências contra quem lhe recusava o bilhete, pois tinha " relações" , conhecia " gente importante". Venderam-lhe o bilhete , que  guardou em casa. Quando se resolveu a ir a casa do amigo, deu-se conta que naquele bairro tudo estava partido, escavacado, havia coisas queimadas, coisas partidas na rua e por todo o lado, correu para o prédio do amigo, a mesma desolação, tudo partido, as portas e paredes com escritos, a palavra " judeu " por todo o lado, e também obscenidades, ódios, rancores. Aflito, aproximou-se da porta da casa do amigo, sentindo que era tarde ! Deixou um recado por dentro do vidro partido da porta, a avisar que  passasse  no dia seguinte por sua casa. Desceu as escadas ao som de grande alarido. Na rua, soldados nazis empurravam com baionetas, os moradores do bairro para camiões, que os iriam conduzir à estação, aos comboios. O alemão, olhava por todo o lado, na ânsia de ver o amigo, olhava e parecia-lhe que era o amigo que ali estava, mas não era! Aproximou-se dos camiões, chamou pelo seu nome, mas ninguém tinha aquele nome. Desolado, correu pelas ruas, por todo o lado as pessoas eram empurradas à frente de cães e de baionetas, a única coisa que se ouvia, eram choros , gritos, gemidos...
O amigo judeu, nunca mais apareceu . O amigo alemão veio a saber que ele tinha sido transportado para a Silésia por altura em que ele se tinha decidido a guardar o bilhete em sua casa. Tinha ido tarde demais ! O amigo tinha confiado nele, mas ele, o " bom " amigo tinha ido tarde demais ! Talvez até tivesse sido bom, mas não foi previdente, não agiu com urgência, quando se decidiu a actuar já não era tempo.
Pois é ! É importante ser-se bom, mas, oportunamente, a tempo, não extemporâneamente!  De que serve praticar actos de bondade, desperdiçados no tempo ?
Ser-se bom, é ter- se a noção da   urgência , da necessidade , é compreender a urgência do " agora" e não do " mais logo" , do " amanhã" ! Amanhã pode ser tarde, muito tarde, como bem ilustrou esta história.
Sejamos bons de tal maneira, que não tenhamos de lutar com problemas de consciência.
Quanto sofrimento este professor teria poupado a ele próprio, se quando o amigo lhe pediu ajuda, ele tivesse compreendido a urgência daquele pedido, um pedido de vida ou de morte.
Ser- se " bom " a tempo , é muitas vezes evitar que alguém morra desnecessáriamente .




Helena Sousa





























                    
                 

sábado, 27 de fevereiro de 2010

ROMA

                                         ROMA


De acordo com a lenda, Roma foi fundada em 753 a.C. por Rômulo e Remo , que  foram  criados por uma loba . " Roma Antiga "  é o nome dado à civilização que se desenvolveu na península Itálica durante o século VIII a.C. a partir da cidade de Roma.
Durante os seus doze séculos de existência, a civilização romana transitou da monarquia para uma república oligárquica até se tornar num vasto império que dominou a Europa Ocidental e ao redor  de todo o mar Mediterrâneo - Mare Nostrum, ou seja:  O nosso Mar (  deles , Romanos  )  através  da  conquista  e  assimilação cultural .  No entanto, um rol de factores sócio-políticos causou o seu declínio, e o império foi dividido em dois:
A metade ocidental, onde  estavam  incluídas  a  Hispânia, a  Gália e a  Itália , entrou em  colapso definitivo no século V e deu origem a vários reinos independentes ; a  metade oriental, governada a partir de Constantinopla passou a ser referida, pelos historiadores modernos, como Império Bizantino a partir de 476 d. C. , data tradicional  da queda de Roma  e que marca o início da Idade Média.
A civilização romana é tipicamente inserida na chamada Antiguidade Clássica, juntamente com a Grécia Antiga, que muito lhe inspirou a cultura. Roma contribuiu muito para o desenvolvimento no mundo ocidental de várias áreas de estudo, como o direito, teoria militar, arte, literatura, arquitetura e linguística, e a sua história persiste como uma grande influência mundial, mesmo nos dias de hoje.

    

             ARRISCA A TUA VIDA

   Não digas: sou demasiado pobre!
   Dá o que tens.
   Não digas : sou demasiado fraco!
   Lança-te para diante.
   Não digas : sou demasiado ignorante!
   Diz o que sabes.
   Não digas : sou demasiado velho!
   Dá as tuas forças e a tua experiência.
   Não digas : isso matar-me-ia!
   Se morreres, reviverás e farás viver.
   Se o fardo te é pesado, pensa nos outros.
   Se atrasas o passo, eles param.
   Se te sentas, eles deitam-se.
   Se fraquejas, eles fogem.
   Se duvidas, eles desesperam.
   Se hesitas, eles recuam.
   Mas se tu andas, eles correm.
   Se corres, eles voam.
   Se lhes estendes a mão,
   eles sustentam-te e ajudam-te.
   Reza por eles, e serás exaltado.
   Arrisca a tua vida e viverás!

             Prosper Monier




         MAS NEM SEQUER

         " Voou,
            Mas nem sequer ele notou
            Que a vida lhe corre mal.
            Sorriu,
            Mas nem sequer pressentiu
            A desgraça em volta dele.
            Sentiu,
            Mas nem sequer descobriu
            De onde vinha tanto horror,
            Cantou,
            Mas nem sequer espantou
            A miséria em seu redor.
            Soube,
            Mas nem sequer a ele coube
            A ventura de ajudar.
            Chorou,
            Mas nem sequer encontrou
            A solução mais real.
            Amou,
            E tanto amor ele doou,
            Que nem sequer reparou
            Como o amor floresceu
            E a vida se iluminou."

           Autor desconhecido

            

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

   

                          CONSIDERAÇÕES

Muitas pessoas consideram que o dinheiro é a coisa mais importante da vida. No entanto, a pessoa mais pobre do mundo é aquela que nada tem a não ser dinheiro.
O dinheiro pode comprar uma casa, mas não um lar. O dinheiro pode comprar uma cama, mas não o sono. O dinheiro pode comprar uma aliança de casamento, mas não o amor. O dinheiro pode comprar um relógio, mas não o tempo. O dinheiro pode comprar educação, mas não a sabedoria. O dinheiro pode comprar jóias, mas não a beleza. O dinheiro pode comprar um seguro, mas não a segurança. O dinheiro pode comprar um crucifixo, mas não um Salvador.
A medida real da nossa riqueza estima-se por aquilo que valemos se perdermos todo o nosso dinheiro.
Quer sentir-se rico? Então, some tudo aquilo que tem e que o dinheiro não pode comprar.



quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

      CANTINHO DE ESCRITORES   
                   NACIONAIS
               E ESTRANGEIROS



Pedras no caminho?




Guardo todas, um dia vou construir um castelo...





    HOMENAGEM A FERNANDO PESSOA



Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes,
mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo.
E que posso evitar que ela vá a falência.


Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os
desafios, incompreensões e períodos de crise.


Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma .


É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.


Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um ' não '.
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.


Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou construir um castelo...


Fernando Pessoa


(Lisboa, 13 de junho de 1888 - Lisboa, 30 de novembro de 1935)



O homem é do tamanho dos seus sonhos.
( Fernando Pessoa )



Como homenagem singela à escritora Rosa Lobato Faria,  já desaparecida de entre nós , escolhi este belíssimo poema da sua autoria!
É sabido que adoro poesia, mas não uma "qualquer" !
Com efeito, também eu tenho "alma" de poeta .



                   PARA QUEM A QUIS

         Quem me quiser há-de saber as conchas,
         a cantiga dos búzios e do mar.
         Quem me quiser há-de saber as ondas
         e a verde tentação de naufragar.

         Quem me quiser há-de saber as fontes,
         a laranjeira em flor, a cor do feno,
         a saudade lilás que há nos poentes,
         o cheiro de maçãs que há no Inverno.

         Quem me quiser há-de saber a chuva
         que põe colares de pérolas nos ombros
         há-de saber os beijos e as uvas
         há-de saber as asas e os pombos.

         Quem me quiser há-de saber os medos
         que passam nos abismos infinitos
         a nudez clamarosa dos meus dedos
         o salmo penitente dos meus gritos.

         Quem me quiser há-de saber a espuma
         em que sou turbilhão subitamente,
         -Ou então, não saber coisa nenhuma
         e embalar-me ao peito simplesmente.


         Rosa Lobato de Faria ( 1932 - 2010 ).



     " Você sabe o que é o encanto?
        É ouvir um sim como resposta
        Sem ter perguntado nada " .

        Albert Camus



" A leitura de um bom livro é um diálogo
   incessante , em que o livro fala,
   e a alma responde ".

       André Maurois





   When I was 5 years old, my
    mom always told me that
    hapiness, was the key to life.
    When I went to school, they
    asked me what I wanted to be
    when I grew up.
    I wrote down " happy".
    They told me I didn´t
    understand the assignment
    and I told them they didn´t
    understand life.


( Autor Desconhecido )



A paz exige quatro condições essenciais :  verdade, justiça, amor e liberdade.
( João Paulo II )


Quem não se arrisca a um fracasso
nunca chega a uma vitória.
( Celine Lhotte)


A confiança é um acto de fé
e esta dispensa raciocínio.
( Carlos Drummond de Andrade )

Quem não sabe o que é a vida,
como saberá o que é a morte ?
( Confúcio)

Sei que o meu trabalho é uma gota
no oceano, mas sem ele o oceano
seria menor.
( Madre Teresa de Calcutá)

O verdadeiro amor nunca se
desgasta. Quanto mais se dá,
mais se tem.
( Antoine de Saint- Exupery)

A gratidão é o único tesouro
dos humildes.
( William Shakespeare)

As únicas pessoas que nunca fracassam, são as que nunca tentam.
( Autoria Desconhecida)

Você não pode escolher como vai morrer ou quando. Só pode decidir como vai viver agora.
( Joan Baez - Cantora )

Não se encontra a solidão, nós é que a fazemos .
( Marguerite Duras )

Vá atrás de tudo. * Você só deve estar disposta a desistir do que já conseguiu.
( Anne Heche - Actriz )
* (Coisas boas , claro).

Aguarde ansiosamente a velhice, pois o que você aparenta é muito menos importante do que aquilo que você é.
O que importa, é aquilo que você é, e não o que apenas aparenta.

Envelhecer dignamente, é libertador !
( Débora Bloch - Actriz )

Quando nada é certo, tudo é possível.
( Autoria desconhecida)

Conselho é o que pedimos, quando já sabemos a resposta, mas gostaríamos que fosse outra.
( Autoria desconhecida )

O importante não é o que se dá, mas sim, o amor com que se dá.
( Madre Teresa de Calcutá)

Não é honesto, pedir aos outros o que nós não ousamos fazer.
( Eleanor Roosevelt )


Conhecer alguém
Aqui e ali que
Pensa e sente como nós,
E que embora distante,
Está perto em espírito,
Eis o que faz da Terra
Um jardim habitado.

( Goethe )


Pai Justo,
O mundo não te conheceu,
Mas eu sim.
Alegria, alegria, alegria,
Lágrimas de alegria.


( Blaise Pascal - Séc. XVII )



                         ORAÇÃO

Querido Deus, agradeço-Te por este dia!
Agradeço-Te por poder ver e ouvir, esta manhã.
Sou abençoada porque és um Deus compreensivo e de perdão.
Tens feito tanto por mim, abençoando-me cada dia.
Perdoa-me por tudo o que tenho feito, dito ou pensado , que não Te seja agradável. Mantém-me segura e afastada de todo o perigo. Ajuda-me a começar este dia, com uma nova atitude, e muita gratidão. Deixa-me fazer melhor em cada dia para clarear a minha mente, e assim, poder ouvir- Te . Expande a minha mente para que possa aceitar todos os Teus desígnios.
Não permitas que me lamente das coisas, sobre as quais não tenho controle. Permite-me continuar a ver o pecado através dos Teus olhos Senhor ! Que eu possa reconhecer o mal. E quando pecar, permite-me arrepender e confessar com a minha boca, o meu mau procedimento , e assim, receber o Teu perdão.
Quando este mundo se fechar dentro de mim, deixa-me recordar o exemplo de Jesus, ir para longe e, encontrar um lugar afastado para orar! Esta é a melhor resposta quando me empurram além dos meus limites.
Sei que quando não posso orar, Tu escutas o meu coração !
Continua utilizando-me para fazer a Tua vontade!
Continua a abençoar-me para que possa abençoar outras pessoas.
Mantêm o meu ânimo elevado, para que possa ter palavras de consolo para o outro.
Peço pelos que se perdem e não podem encontrar o seu caminho.
Peço pelos que sofrem maus juízos, e não são compreendidos !
Peço pelos que não crêem !
Mas agradeço- Te , porque eu Creio !
Creio que Mudas as pessoas e as coisas.

Helena Sousa


           LE TEMPS QUI RESTE

Combien de temps
Combien de temps encore
Des années, des jours, des heures, combien?

Quand j´y pense, mon coeur bat si fort...
Mon pays c´est la vie,
Combien de temps encore?
Combien?

Je l´aime tant, le temps qui reste ...
Je veux rire, courir, pleurer, parler,
Et voir et croire,
et boire, danser,
crier, manger, nager, bondir, désobéir,
J´ai pas fini, j´ai pas fini!
Voler, chanter, partir, repartir,
Souffrir, aimer...
Je l´aime tant, le temps qui reste !

Je ne sais pas òu je suis né, ni quand .
Je sais qu´il n´y a pas longtemps...
et que mon pays c´est la vie!
Je sais aussi que mon père me disait,
Le temps c´est comme ton pain,
Gardes - en pour demain!
J´ai encore du pain,
Encore du temps, mais combien?

Je veux jouer encore,
Je veux rire des montagnes de rires,
Je veux pleurer des torrents de larmes,
Je veux boire des bateaux entiers de vin
de Bordeaux et d´Italie,
et danser, crier, voler, nager dans tous les océans.
J´ai pas fini, j´ai pas fini!
Je veux chanter,
Je veux parler jusqu´à la fin de ma voix !
Je l´aime tant le temps qui reste ...

Combien de temps,
Combien de temps encore?
Des années, des jours, des heures, combien?

Je veux des histoires, des voyages,
J´ai tant des gens à voir, tant d´images...
des enfants, des femmes, des grands hommes,
des petits hommes, des marrants, des tristes,
des très intelligents et des cons!...
C´est drôle les cons ...  Ça repose !
C´est comme le feuillage au millieu des roses!

Combien de temps,
Combien de temps encore,
Des années, des jours, des heures, combien?

Je m´en fous mon amour,
Quand l ´orchestre s´arrêtera, je danserai encore!
Quand les avions ne voleront plus, je volerai tout seul!
Quand le temps s´arrêtera,
Je t´aimerais encore!
Je ne sais pas òu, je ne sais pas
comment,
Mais, je t´aimerai encore!

D´accord ?

Auteur : Serge Reggiani














                              

sábado, 20 de fevereiro de 2010

FIDELITAS


                        FIDELIDADE


Hoje vou- vos falar de " Fidelidade", palavra importantíssima e cujas origens etimológicas remontam ao latim, à palavra: "Fides", ou seja: fidelidade, constância , cujo advérbio de modo: " Fidelitas", significa, a qualidade daquele que é fiel, constante. Pergunto eu, quem de entre nós, não gosta de fidelidade, de constância?Pessoalmente, admiro imenso esta qualidade, que eu sei ser imensamente difícil de manter, mas lembro-me de sempre a ter escolhido como minha preferida para a aplicar  a todas as esferas da minha vida , nomeadamente ao exercício da  minha fé. Li recentemente, que a Fidelidade tem muitas componentes, entre as quais,Fiabilidade, que significa que os outros podem sempre contar connosco, Honestidade, ou veracidade, o  facto de  não mentirmos, defraudarmos, ou denegrirmos o (ao) próximo, a Integridade, o facto de  nos regermos por valores e crenças, respeitando em simultâneo, os valores e as crenças dos outros, e por fim, a Lealdade, o facto de sermos dedicados e de conseguir permanecer ao lado de alguém, com alegria ( a alegria é importante ), mesmo quando as coisas se tornem difíceis para nós. A Fidelidade é aquele atributo perfeito, que  engloba todos estes predicados! Devemos ser fiéis ( leais), a Deus, às nossas crenças, àquilo em que acreditamos, aos  pais e irmãos, aos nossos amigos ou conjûgues, aos  colegas de trabalho, aos superiores hierárquicos, ou seja:  A todos sem excepção , salvo se por qualquer motivo, o facto de se ser fiel entre em colisão com os nossos princípios.Deve-se  em primeiro lugar, ser fiel a Deus e aos seus princípios, e só depois, aos homens. Deus nunca, mas nunca, nos desaponta ! Deus "é fiel", podemos ler esta afirmação na Bíblia. Sim, Deus é fiel! Quantos de nós podemos dizer o mesmo da nossa conduta? Somos nós fiéis , íntegros, verdadeiros, em todo o momento, em todas as circunstâncias, custe o que custar ? Na bíblia, temos imensos exemplos de pessoas iguais a nós, que também erraram, que  duvidaram, que temeram , mas  que no entanto foram fiéis a Deus! Postas à prova, não O defraudaram nas Suas expectativas! Isto, caros amigos, é o mais importante na vida de qualquer um de nós, simples mortais: não defraudar o nosso Pai celestial que tanto espera de nós! Sejamos reconhecidos a Deus pelas bençãos que nos dá diáriamente!Com efeito, todos os dias Deus nos dá um presente, o novo dia, a que justamente chamamos "presente", e que é mesmo o melhor dos presentes que alguém nos poderia dar ! Um " novo dia", para podermos remediar um erro cometido dias antes, alguma imprudência levada a cabo , ou alguma  palavra dirigida a alguém, menos correcta, mais rude ! Um dia serve para imensas coisas! Para consertar o que estragámos ( no campo das relações humanas, é claro), para sorrir para o mundo, para estendermos a mão para alguém necessitado dessa mão! Não nos esqueçamos disto, de como Deus é infinitamente bom para nós, por nos dar contínuamente a hipótese de nos perfeiçoarmos, de sermos melhores de dia para dia , para nós próprios e para os outros.
Podemos ler no livro de Lucas 16:10 ( Novo Testamento) , uma afirmação maravilhosa, que tanto se aplica aos homens de ontem, como se aplica aos de hoje, e que nos diz assim : " Quem é fiel nas pequenas coisas( no mínimo), também é fiel no muito; quem é injusto nas pequenas coisas ( no mínimo), também será injusto no muito . Por acaso, vi esta afirmação num filme que não me recordo exactamente qual tenha sido, lembrando-me apenas que a acção se passava durante a 2ª Guerra Mundial, no grande conflito entre o " bem e o mal", entre a " confiança e a desconfiança" , mas lembro-me de ter retido esta afirmação na minha memória, por a ter achado fantástica! Com efeito, se não formos fiéis nas " pequenas coisas", como o havemos de ser nas grandes?Quem poderá duvidar da veracidade destas afirmações?
Eu com certeza, não !




Helena Sousa.







quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

      A IMPORTÂNCIA DO DIA DE SÁBADO
   NO CUMPRIMENTO DA LEI DE DEUS

 

Foi Deus quem instituíu a observância do dia de Sábado, o séptimo dia da semana. Deus ocupou-se seis dias da criação do mundo, tendo descansado ao séptimo dia de " toda a obra que tinha feito ".
(O relato encontra-se no livro de Génesis). Deus instituiu este dia como dia santo, isto é,"separado" "colocado à parte".
Na linguagem hebraica a  palavra: "Sábado" significa: descanso. Quando Deus deu a Moisés no alto do monte Sinai os Dez Mandamentos escritos em duas grandes pedras pelo seu próprio punho, a " guarda" do dia de sábado estava consubstanciada no 4º mandamento. Passo a citar :"Lembra -te do dia de Sábado,ou Sabath para o santificar(guardar).Em seis dias trabalharás e farás toda a tua obra, mas o séptimo dia é o Sábado do Senhor teu Deus.
Não farás nenhuma obra, nem tu, nem os teus filhos, nem os teus servos nem a visita ( o estrangeiro ) que estejam dentro das tuas portas ( em tua casa). Porque em seis dias fez o Senhor dos Céus, a terra, o mar e tudo o que neles há e ao séptimo dia descansou : portanto, abençoou o Senhor o dia de Sábado e o Santificou ".
Lemos em Hebreus 13:8 que Jesus é imutável.Em Malaquias 3:6, é-nos igualmente dito que Deus é imutável. Em Mateus 5 : 18 e 19 , lemos que " nem homens, nem instituições têm o direito de efectuar alterações na santa lei de Deus ". Ou seja,que não se pode mudar a lei de Deus. Jesus ensinou claramente e oportunamente acerca da "imutabilidade" da lei de Deus. Deus não muda e tal como ELE é o mesmo ontem, hoje e amanhã, também a sua lei não muda e é a mesma que já foi e que será. Encontramos na bíblia uma passagem que diz que até que o mundo passe, nem um til ou um jota da lei de Deus serão alterados. Isto só demonstra a vontade de Deus em conservar a sua santa lei intacta e os seus propósitos respeitados.
A mudança da lei, sobreveio de forma gradual após a morte de Cristo. Após a sua morte e a perseguição dos Apóstolos e dos cristãos em geral,sobreveio uma época de trevas espirituais. Buscava-se a verdade, mas não havia ninguém para a ensinar. Verdades coexistiam com semi- verdades, num clima que começou a ser de grande obscurantismo. Os cristãos eram lançados nos circos romanos às feras, às centenas, e era neles que as culpas de todos os prejuízos eram lançadas, eram eles os "bodes expiatórios" das calamidades do Império . A Igreja foi-se gradualmente afastando  dos princípios " puros" da igreja original, aquela que seguia os princípios de Cristo "ab initio" (desde o início). Simultâneamente, entraram para a Igreja dita
"cristã", pagãos que não estavam verdadeira-mente convertidos aos princípios cristãos e que adoravam o deus " Sol", que era cultuado no primeiro dia da semana.
Durante algum tempo, guardaram-se os dois dias, o sábado e o domingo. Até que o Imperador Constantino, emitiu o famoso decreto pelo qual se ordenava o descanso semanal no dia de domingo.
".... Devem os magistrados e as pessoas residentes nas cidades, repousar e todas as oficinas ser fechadas no venerável dia do Sol.( Pensar na palavra: "Sunday", domingo em inglês, que significa: sun = sol e day = dia, ou seja: O dia do sol) .
O Senhor nosso Deus, nunca poderia proceder a uma alteração destas, ou tão só consenti-la. O Sábado é o sinal de obediência e de lealdade dos filhos de Deus. A guarda do dia de Sábado, será um selo entre a vontade do Pai e todos aqueles que forem fiéis a essa vontade.
Com o selo da guarda do sábado, os filhos de Deus, serão distinguidos daqueles que o não são. Trata-se de uma lei " moral" e não de uma lei " cerimonial".
Os holocaustos de animais e de ofertas de cheiro suave que os homens faziam a Deus no Antigo Testamento, faziam parte de uma lei cerimonial.Uma lei cerimonial pode ser banida, se já não existir razão para que exista. Com efeito, ofereciam-se cordeiros em holocausto a Deus, cordeiros puros, sem  mancha, e os pecados dos homens eram assim perdoados, pois através do sangue dos cordeiros os seus pecados eram expiados. Havia a transferência da culpa dos homens para estes animais sem mácula, que derramavam o seu sangue em vez do pecador.
Quando Cristo veio ao mundo, veio fazer o mesmo! Veio entregar-se, para através do seu sangue, resgatar homens pecadores que não vislumbravam qualquer hipótese  de salvação para os seus pecados! Jesus veio como promessa " viva", e transportou na sua carne o terrível peso dos pecados da humanidade, fazendo jorrar o seu sangue, tal como antigamente se fez jorrar o sangue dos cordeiros.
Cristo,foi sem dúvida o "cordeiro" mais belo, que a humanidade algum dia conheceu! Com o seu sacrifício, fez com que os homens pudessem ser resgatados e de novo apresentados aos olhos de Deus. Por meio deste sacrifício de suor e sangue, os antigos holocaustos que apontavam nada mais nada menos que para o Cordeiro Supremo,o Cordeiro Redentor, deixaram de fazer qualquer sentido, pois a sua prática foi banida na cruz.
Quanto à "guarda" do dia de domingo,defende-se actualmente, que este dia ganhou maior importância que o dia de Sábado, devido ao facto de Cristo ter ressuscitado neste dia. Mas isto apenas vem reforçar a tese do dia de descanso ser o séptimo dia, o dia de Sábado, pois Jesus podendo ressuscitar nesse dia, não o fez, observando o dia como dia de descanso, até na data da sua morte. 
É-nos ainda dito, que ao longo do seu ministério, Jesus frequentava a sinagoga aos sábados, e diz a bíblia: "Como era seu costume" . Ou seja que Jesus não nos fala de leis que Ele próprio não tenha cumprido, pois sem dúvida nenhuma, é Ele o nosso exemplo.
De reter ainda,que em toda a bíblia são feitas cinquenta e nove alusões ao dia de "Sá-
bado", enquanto o dia de Domingo apenas aparece mencionado umas escassas oito vezes e nunca é conotado com qualquer prioridade religiosa. Quando aparece, é apenas para se referir que é o primeiro dia da semana.
Fiquem desde já a saber, que desde o livro de Génesis (o primeiro livro da bíblia) até ao livro de Apocalipse (o último livro da bíblia), nem uma só palavra nos é dita sobre a santificação do dia de domingo. Ora isto deverá querer dizer-nos qualquer coisa acerca da importância aos olhos de Deus, de um dos dias, e da irrelevância do outro, não acham ?
Se duvidam, peguem numa bíblia e confiram com os vossos próprios olhos, é o convite que vos faço !


Helena Sousa (agradece a colaboração da irmã : Célia Maria, na elaboração deste artigo).










"OS DEZ MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS"



Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração. Não terás outros deuses, além de MIM.



Não faças para ti imagens esculpidas que representem o que há no Céu, na Terra e nas Águas, debaixo da terra. Não te inclines diante de nenhuma imagem, nem lhe prestes culto,porque Eu o Senhor teu Deus, não tolero que tenham outros deuses e castigo a maldade daqueles que me ofendem, atè à terceira e à quarta geração dos seus descendentes. Mas sou misericordioso em milhares, para com os que me amam e cumprem os meus mandamentos.



Não tomarás ( pronunciarás ) o Nome do Senhor teu Deus em vão ( sem respeito), porque o Senhor, não terá por inocente o que tomar ( usar) o Seu Nome em vão ( levianamente). 



Lembra-te do dia de Sábado ( Sabath) para o santificar ( guardar).
Em seis dias trabalharás e farás toda a tua obra,mas o sétimo dia é o Sábado do Senhor teu Deus. Não farás nenhuma obra, nem tu, nem teus filhos, nem teus servos, nem o estrangeiro ( visita) que esteja dentro das tuas portas ( em tua casa). Porque em seis dias fez o Senhor os Céus, a terra, o mar e tudo o que neles há e ao sétimo dia descansou: portanto abençoou o Senhor o dia de sábado e o santificou.



Respeita o teu pai e a tua mãe, para que vivas muitos anos na terra que o Senhor teu Deus te dá ( te deu).



6º Não matarás.



Não adulterarás.



Não furtarás.



9º Não dirás falso testemunho (não testemunha-rás falsamente)contra o teu próximo.



10º Não cobiçarás a casa do teu próximo ( os bens materiais) nem nada que lhe pertença ( outros bens, sem serem os materiais).









Exôdo 20