quinta-feira, 19 de julho de 2012

segunda-feira, 2 de julho de 2012

domingo, 20 de maio de 2012






                        O HOMEM QUE CAIU AO POÇO  


Certo homem caiu num poço e não conseguiu sair de lá de dentro.
Uma pessoa subjetiva, veio e disse :
- Sinto muito que estejas aí no fundo do poço.
Uma pessoa objetiva olhando-o disse:  
- Estava-se mesmo a ver que alguém havia de cair nesse poço.
Um fariseu exclamou: 
- Só pessoas más é que caem em poços.
Confúcio disse:
- Se me tivesses escutado, não estarias agora nesse poço.
Buda disse:
- O teu " poço" é apenas um estado de espírito !
O realista retorquiu :
- Isto é de fato, um poço.
Um cientista, pôs-se a calcular a pressão necessária para tirar o homem de dentro do poço.
Um geólogo, espreitando para dentro, sugeriu:
- Aí dentro bem podes apreciar as rochas do poço.
Um fiscal perguntou-lhe se pagava imposto sobre o poço.
Um indiferente passou, ignorando completamente o assunto.
Um queixinhas, exclamou:
- Isso não é nada , havias de ver o meu " poço".
O psicólogo aconselhou:
Tudo o que tens a fazer, é convencer-te de que não estás num poço.
O otimista advertiu :
-Podia ser pior.
E o pessimista retorquiu:
- Cheira-me que as coisas vão piorar.
Por fim, chegou Jesus. Vendo o homem, pegou-lhe pela mão e puxou-o para fora do " poço".


Anónimo































































quarta-feira, 18 de abril de 2012

JESUS,JERUSALÉM,JESUS - AUTORIA : HELENA SOUSA

           
                JESUS, JERUSALÉM, JESUS
  
QUERIDO JESUS, LUZ! LUZ! E AINDA ... LUZ!
FOSTE LUZ, QUANDO ENTRASTE
COM O TEU BURRINHO ,
PELAS PORTAS DE JERUSALÉM !


VINHAS NO TEU POBRE BURRINHO,
MAS ERAS LUZ! LUZ! E AINDA ... LUZ!
ACLAMAVAM-TE COM FOLHAS DE PALMEIRA ,
E TU, "QUERIDO" JESUS , SORRIAS!
QUE COISAS ANTEVIAS? QUE COISAS ANTEVIAS?


SIM JESUS! MEU " QUERIDO" JESUS,
PORQUE TU SABIAS,
TU ERAS A LUZ! LUZ!
TU SABIAS!..
FOSTE-TE ENTREGAR,
EM CIMA DE UM POBRE BURRINHO....


OS QUE ERAM POBRES COMO TU, "IGUAIS" A TI,
ESSES, ACLAMAVAM-TE !
APENAS, OS " IGUAIS " A TI,
IGUAIS, NA POBREZA MATERIAL, NA BONDADE,
NA CLARIVIDÊNCIA...
E, NA ESPERANÇA, NA ESPERANÇA, JESUS!


JESUS! JESUS! E AINDA, JESUS!
LUZ!LUZ! E AINDA, LUZ!
E SEMPRE, JESUS!
PARA TODO O SEMPRE, JESUS!


MEU " QUERIDO " JESUS! QUE TE FIZERAM,
" MEU " PRINCÍPE?
QUE TE FIZERAM OS HOMENS VIS ?
IGNÓBEIS, IGNÓBEIS! E AINDA...
MISERÁVEIS, MISERÁVEIS !
QUE TE FIZERAM , " ESSES" IGNÓBEIS!
E TAMBÉM... MISERÁVEIS!


MISERÁVEIS NAS SUAS" VESTES",
MISERÁVEIS NAS SUAS " LEIS",
MISERÁVEIS NA SUA POUCA " FÉ",
MISERÁVEIS NAS SUAS " PALAVRAS"
MISERÁVEIS NAS SUAS " SENTENÇAS",
MISERÁVEIS NOS SEUS PROCEDIMENTOS!
MISERÁVEIS, " MIL VEZES", MISERÁVEIS!
MISERÁVEIS! DESGRAÇADOS!
MISERÁVEIS ! ....MISERÁVEIS!.......


E DESGRAÇADOS! DESGRAÇADOS!
MALFEITORES!
MALFEITORES E DESGRAÇADOS...
IGNORANTES! IGNORANTES !
IGNORANTES E DESGRAÇADOS !


MATARAM O " REI" !
DESGRAÇADOS...
MATARAM O MEU "PRÍNCIPE",
DESGRAÇADOS!
PARA TODO O " SEMPRE", DESGRAÇADOS!


HELENA SOUSA


















sábado, 10 de março de 2012

O DIA DO SENHOR " O DIA DE SÁBADO "















" No princípio era o Verbo , e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas  por Ele, e, sem Ele, nada do que foi feito se fez. N´Ele estava a vida, e a vida era a luz dos homens; e a luz resplandece nas trevas , e as trevas não a compreenderam. Ali estava a luz verdadeira , que alumia a todo o homem que vem ao mundo. Estava no mundo e o mundo foi feito por Ele, e o mundo não O conheceu .Veio para o que era Seu , e os Seus não O receberam " .
Deus fez o mundo em que habitamos, e tudo o que nele há : os planetas, as estrelas, as galáxias, o sistema solar , a divisão entre os dias e as noites ,  a sucessão das quatro estações , os oceanos, os rios, os animais , incluíndo o homem , todos os seres que se encontram à superfície das águas e debaixo delas, toda a vegetação, flores e árvores de fruto , o ar respirável e tudo o que a nossa vista alcança e ainda, o que é incapaz de alcançar . Fez Deus os céus e a terra e separou-os entre si. Fez o maravilhoso Jardim do Éden, o primeiro jardim da terra, onde colocou o primeiro homem e a primeira mulher, rodeados de animais , de árvores de fruto , de rios,  de tudo quanto era bom e aprazível. Tudo isto fez Deus em apenas , seis dias e ao sétimo dia descansou de " toda a obra que tinha feito ". O próprio Deus descansou ao sétimo dia de todo o trabalho que fizera, é fascinante !  Ao descansar neste dia, estava não sómente a descansar, mas a  " reservá-lo" , a pô-lo de parte, a separá-lo dos outros dias , que eram todos iguais, no sentido de que todos serviam para trabalhar. Este dia, era um dia de " repouso" , separado para uso santo, porque o próprio Deus , nele descansou, e o abençoou e santificou. No livro de Génesis, onde é feito o relato da criação, o dia de sábado é mencionado três vezes! Nos Dez Mandamentos ou Decálogo , entregue pelas mãos de Deus a Moisés , em duas tábuas sagradas no monte Sinai, a guarda do dia de sábado aparece como  o quarto Mandamento de toda a lei , escrita pelo punho de Deus e diz : " Lembra-te do dia de Sábado para o santificar ( Imperativo ) . Em seis dias trabalharás e farás toda a tua obra , mas o sétimo dia é o Sábado do Senhor, teu Deus , não farás nenhuma obra , nem tu nem teu filho , nem ninguém  que esteja em tua casa ( , o hóspede, ou estrangeiro ).
Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra ... e ao sétimo dia descansou ... Portanto, abençoou o Senhor o dia de Sábado , e o santificou ". 
O dia de sábado vem pôr ao mesmo nível o senhor e o empregado ("o servo") , pois diz que ambos devem parar de trabalhar nesse dia, que  ambos devem descansar , para louvar o Criador. O Sábado foi pois instituído , como memorial da Criação.
A rejeição do sábado, ou  do sétimo dia, pela maioria do mundo cristão ao longo dos últimos dezassete ou dezoito séculos, e a escolha do domingo, não foi um ato feito por Deus, ou por Cristo , foi sim, um ato levado a cabo por homens que para tal facto apresentaram diversos argumentos. Mas diz a Bíblia sagrada, que  nem uma vírgula ou um til devem ser acrescentados ou subtraídos à lei de Deus, quanto mais mudar o Seu dia sagrado !
Jesus quando cá andou, disse que : " O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado . Assim, o Filho do homem até do sábado é Senhor ."  ( Livro de Marcos 2: 27 e 28 ) . Isto é de fácil compreensão, não ?
Ao fazer as curas no dia de Sábado , Jesus veio demonstrar o verdadeiro sentido deste dia, como dia de cura e de restauração . 
Mostrou-nos, que este é  o dia que nos permite demonstrar mais amor e misericórdia àqueles que deles necessitam, porque nos outros dias somos forçados a trabalhar para ganhar a vida, temos de nos preocupar mais com as coisas materiais. Ao fazer as curas no dia de sábado Jesus estava a re- criar algo da saúde que se tinha perdido , e este  re- criar trazia à mente de todos quantos assistiam,  o poder criativo de Deus. Estes atos não podem ser vistos como trabalho, mas como uma maneira de fazer lembrar e louvar , o grande poder criativo de Deus. O dia de Sábado tem pois a ver com manifestação de amor e de comunhão, para com o próximo. Jesus foi acusado   pelos fariseus de não guardar o dia de sábado como a lei mandava, mas retorquiu-lhes Jesus : " Qual dentre vós que tenha uma ovelha que num dia de sábado caia num poço, não corre logo para a resgatar " ? Mostrando-lhes como eram hipócritas ao usarem a rigidez da lei para umas situações, e para noutras passarem por cima dela.
 Quando Jesus, na cruz  diz : " Está consumado " , querendo dizer que já tudo se tinha cumprido e expira, o que acontece a seguir ? Não ressuscita no dia de Sábado, o sétimo dia, como muito  bem podia ter acontecido   porquê ?  Porque tal como o Pai tinha ordenado, o dia de sábado era um dia para descansar de todas as coisas. Jesus podia muito bem ter escolhido este dia para ressuscitar, mas "separou-o " dos outros dias, descansando, tal e qual como nos é relatado que seu Pai tinha feito em Génesis .
Portanto memorizemos, que a primeira coisa que Cristo fez depois de ter morrido na Cruz, foi descansar no dia de Sábado, quando podia perfeitamente ter ressuscitado neste dia , porque a Deus e a Seu Filho nada é impossível, se não o fez, foi por um propósito muito firme. Se ressuscitou no primeiro dia da semana, ou seja, no domingo foi pelo facto de  o domingo ser para Ele um dia como outro qualquer , sem nada de sagrado ;  nalgum dia Ele tinha que ressuscitar e acontece que a seguir ao dia de sábado lhe sucede cronológicamente o primeiro dia da semana , o domingo, nada mais, sendo que a seguir temos a segunda feira ( o segundo dia da semana, a terça- feira, o terceiro dia, e por aí adiante). 
É pois, no dia de sábado que além do culto de louvor ao nosso Deus, se deve atender mais do que em qualquer outro dia, às necessidades dos que estão ao nosso redor, em sofrimento. 
"Deus não deseja que as Suas criaturas sofram qualquer tipo de dor que possa ser aliviada no dia de Sábado " - Ellen White.
A única igreja cristã, que presta culto de adoração a Deus , no dia de sábado , é a Igreja denominada : " Igreja Adventista do Sétimo Dia " .

Helena Sousa



quinta-feira, 1 de março de 2012

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

FELICIDADE




"  Se hoje existisse um discreto número de pessoas que se limitassem a procurar a própria felicidade sem desejar a infelicidade dos outros, poderíamos ter um paraíso terrestre " .
( Russel ).

Harmoniza as tuas aspirações com as tuas atitudes e as tuas possibilidades. Sê sensível aos valores sem preço, porque são demasiado grandes: as maravilhas todas do céu e da terra. Conserva a todo o custo , a paz no teu coração; ela tornar-te-á mais "gostosa " a mesa, mais "suave " o leito e mais " criativo " o trabalho.