terça-feira, 17 de janeiro de 2017

domingo, 25 de dezembro de 2016

FELIZ NATAL 2016

Imagem relacionada


QUERIDOS LEITORES E AMIGOS :

Que tenham um Natal muito " quentinho", um Santo e doce Natal ! Que o Deus Menino , que cresceu como os outros meninos e se fez homem, habite nos vossos corações.
O Natal é lindo, precisamente porque traz à lembrança de todos , esse menino singelo e puro , que se tornou no mais " belo " dos homens, que ensinou a todos quantos O rodeavam as melhores das virtudes, que deu a conhecer o verdadeiro sentido da palavra " AMOR ", da palavra  " Justiça " , das palavras : " Esperança " , " " ,  " Gratidão " e " Paz ".
O Natal tem que ser vivido em íntima comunhão com DEUS, só assim faz sentido !
Que a Paz de DEUS possa invadir os vossos corações, assim como o seu inigualável AMOR ! Que Deus vos abençoe muito ! 
Um Bom Natal e um Feliz Ano de 2017 , são os meus votos para todos vós .

Helena Sousa








sexta-feira, 15 de julho de 2016

A FECHADURA


Resultado de imagem para fechadura

      Numa exposição de pintura, um dos quadros expostos chamava a atenção de alguns visitantes. Representava Jesus Cristo, vestido de peregrino, a bater à porta de uma casa. Um visitante notou que ele tinha um defeito:
    - O quadro é lindo. Mas tem um defeito na porta. O pintor colocou a fechadura por dentro.
      O artista que estava presente e ninguém sabia que era ele o autor, pediu licença para falar:
    - Fui eu que pintei esse quadro. Desculpem mas eu acho que não tem defeito .
    - Então por que é que colocou a fechadura do lado de dentro ?
      O artista explicou:
    - Cristo bate à nossa porta, mas só poderá entrar, se formos nós a abri-la, a Convidá-lo a entrar em nossa casa e a sentar-se à nossa mesa.
       No livro de " Apocalipse " podemos ler : " Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearemos juntos".

quarta-feira, 29 de junho de 2016

TRABALHO PERFEITO




     Estava prestes a terminar a construção de uma catedral. Por fora já estava pronta. Dentro, um escultor empoleirado em altos andaimes , esculpia pequenas imagens de pedra.
  Chegou à cidade uma grande personalidade e as autoridades convidaram-no a subir os andaimes para que admirasse o trabalho do escultor. O visitante, ao observar aquele homem a esculpir pequenas estátuas com tanto esmero, disse-lhe:
 - Lá de baixo as pessoas que entram na catedral mal vêem as estátuas que está a fazer. Por que é que põe nelas tanta perfeição?
     O escultor respondeu então com uma certa ironia:
  - Eu aqui não trabalho a pensar nos de baixo, mas nos de cima. Sei que Deus, lá do alto, gosta de ver a beleza das minhas obras.
   -Esta pessoa não soube que responder. Despediu-se gentilmente e desceu dos andaimes. 
     O escultor punha no seu trabalho toda a perfeição , e sentia nisso a sua alegria. Qualquer trabalhador, seja qual for a sua profissão, deverá buscar sempre, a perfeição.




     
          

quinta-feira, 16 de junho de 2016

quarta-feira, 1 de junho de 2016

VISITAR OS DOENTES




    O Cardeal Veillot, quando já se encontrava muito doente  e às portas da morte, disse que é fácil fazer sermões bonitos acerca do sofrimento, quando se está com saúde. Na verdade, de pouco servem as palavras e as explicações acerca do sofrimento. Mas Jesus disse-nos que devemos visitar os doentes, os presos, as viúvas, os que não têm ninguém. No fim dos tempos, aquando do Julgamento Final, Deus dirá a cada um de nós: " Estava doente e foste-me visitar ". Porque quando esteve na terra, Jesus disse: O que fizerdes a cada um destes pequeninos, é a Mim que o fareis ! 
     O  primeiro passo a dar, é a aproximação, devemos aproximar-nos dos doentes , pois de longe, não se pode ajudar quem sofre. Há que estar perto, sem pressas, com discrição e respeito, ajudando o doente, a lutar contra a dor, animando-o a colaborar com quem tenta curá-lo. Para isso, é necessário permanecer junto dele, com muita paciência , sobretudo quando o doente mostra a sua irritação. Devemos fazer tudo para que ele não se sinta só e abandonado.
     O segundo passo é escutar. Que o doente possa partilhar o que tem dentro: as esperanças frustradas, as suas queixas e medos, a sua angústia perante o futuro. É um alívio para o doente poder desabafar com alguém de confiança. Nem sempre é fácil escutar, pois pressupõe pôr-se no lugar do doente e estar atento não só às suas palavras , mas também aos seus gestos, olhares e silêncios. 
    O terceiro passo é a esperança . O doente pode deixar-se destruir por sentimentos negativos, fechando-se na sua dor e culpando Deus pelo seu sofrimento. Dirá então : " Porquê eu ? Que mal fiz eu ? " Nestas situações, é necessário ajudá-lo a aceitar a nossa condição de mortais . Deus envolve-nos sempre com o seu amor e ternura , sobretudo quando necessitamos de esperança e de paz para enfrentar a morte  como entrada para uma  vida melhor.   
  Aproximar-se, escutar e transmitir esperança eis as palavras a fixar para todos aqueles que quiserem visitar doentes.
     



















domingo, 15 de maio de 2016

A ÂNCORA





Resultado de imagem para ancora
        O barco aproxima-se da costa . Para poder ficar firme, sem ser arrastado pelas ondas, o marinheiro lança a âncora para a terra firme. A âncora é símbolo da esperança cristã. De fato, Cristo é a rocha firme à qual nos agarramos.
     Porque vivemos ancorados em Jesus, acreditamos que a vida não é um pequeno parêntesis entre dois nadas. Fomos criados à semelhança de Deus, que quer acolher-nos em sua casa para saciar nossa sede de vida em plenitude.
      Porque vivemos ancorados em Jesus, acreditamos que Deus não será sempre um " DEUS oculto ". Virá um dia em que o veremos face a face. Teremos ocasião de ver o seu olhar de ternura e sentir o seu abraço de Pai bondoso.
     Porque vivemos ancorados em Jesus, acreditamos que essas multidões de pessoas, que nesta vida passam fome e são forçadas a fugir das suas casas, entrarão um dia numa " pátria" onde não haverá mais miséria nem lágrimas.
      Porque vivemos ancorados em JESUS, acreditamos que os doentes crónicos, os doentes graves, os deficientes, e os mori-bundos, terminada  a sua vida terrena, escutarão o convite de Cristo: " Entra na alegria do Teu Senhor " .


Pedrosa Ferreira