segunda-feira, 21 de outubro de 2013

DEPOIMENTO DE UMA CRISTÃ - ÁSIA BIBI




Li recentemente , que ainda é notícia o caso da Paquistanesa Ásia Bibi , presa há três anos sob acusação de blasfémia.
Uma colega de trabalho denunciou-a, por ela ter ousado partilhar um copo de água com outras mulheres, e por ter afirmado que a fé islâmica se baseia num personagem morto , acrescentando que : " O nosso Cristo é o verdadeiro profeta de Deus ". Ásia Bibi , está à espera há dois anos, da ordem de morte por enforcamento.
Firme na sua fé , disse na prisão , o seguinte :  "Prefiro morrer como cristã , que sair da prisão como muçulmana ".
É casada e mãe de cinco filhos, mas põe a sua fé acima de tudo , estando disposta a sofrer e até a morrer, tal como aconteceu com os primeiros mártires cristãos.
Esta grande mulher, é o exemplo vivo, de que com Deus , podemos tudo.
Obrigada Ásia, pelo teu maravilhoso testemunho !


Helena Sousa






segunda-feira, 14 de outubro de 2013

A POESIA DE GEORGE SAND





George Sand ( 1804- 1876 ), é o pseudónimo literário de Armandine Lucie Aurore Dupin, " Baronesa de Dudevant ". Sand, foi pois uma maravilhosa escritora do séc. XIX . Era de uma lucidez incrível para o seu tempo, e tinha uma grande alma poética . Deu a conhecer e vendeu a sua maravilhosa obra , sob o pseudónimo masculino de " George ", pois no séc. XIX , não era bem aceite pela sociedade , o facto de uma mulher escrever e muito menos o facto de publicar uma obra . 
Em Paris , assume um comportamento que para a maioria é escandaloso, por insistir na sua condição de " sem classe " e por adotar tanto um nome masculino , como trajes também masculinos . O pseudónimo " Sand " , derivou  do seu relacionamento com o companheiro " Sandeau ".
Sand, escreveu vários artigos, peças de teatro, romances e uma extensa autobiografia. No seu " Diário Íntimo " , revela -nos as suas inquietações mais profundas, as suas interrogações, os seus desgostos, as suas  alegrias. 
Sand, é uma erudita, alguém muito à frente, do seu tempo.
É da sua autoria , esta frase  :
" L´automne est un andante mélancolique et gracieux qui pépare admirablement le solennel adagio de l´hiver "
Lindíssima! 
O significado da frase, é o seguinte: " O Outono é um caminhante melancólico e gracioso que prepara admirávelmente o solene adágio do inverno ". Belo, não é ? 
Outra linda frase , com a qual me identifico muito, é a seguinte :      " Les déceptions ne tuent pas, mais l´espoir fait vivre" !
Ou seja , que : As  decepções não matam ninguém , mas a esperança, ajuda-nos a /  faz- nos  viver "! 
Nada podia ser mais verdadeiro!
" George Sand ", eis uma mulher que sabia sentir como mulher e que aprendeu  também ,a  sentir como um homem .
Quantas surpresas, a vida nos reserva, não é verdade ? 



Helena Sousa 









sábado, 28 de setembro de 2013

RAZÕES PARA A ALEGRIA



    Haverá razões para a tristeza ? 
Talvez. Mas os cristãos afirmam, indo contra a corrente, que há sobretudo razões para a alegria. 
A Bíblia afirma que, no princípio, Deus criou o céu e a terra. E criou o mundo a cores , e não a preto e branco . O arco- íris que brilhou no firmamento depois do dilúvio, tinha todas as cores.
Jesus de Nazaré iniciou a sua vida pública indo a uma festa de casamento e nesta, mudou a água insípida em vinho do melhor. Quando os seus discípulos estavam cheios de medo, disse - lhes : 
" Porque temeis ? " 
A vida é feita de alegrias e tristezas, angústias e esperanças, momentos de saúde e de doença, de luto e de dor. Apesar disso, o cristão mantém no seu íntimo a alegria de sentir a bondade de Deus.
O salmista afirma que Ele é o nosso refúgio e protecção, nossa fortaleza, nossa âncora e nosso amparo . Por isso não gostamos de ver pessoas que parecem tomar vinagre ao pequeno - almoço e fel ao almoço. Muito menos, se essas pessoas de maus fígados e sempre sérias, dizem que são cristãs.
Admiramos pelo contrário, as pessoas que respiram o ar puro da alegria. 

Pablo Neruda dizia : " Tirai-me o pão, se quiserdes, mas não me tireis o riso ".











  

sábado, 21 de setembro de 2013

VER NA MESMA DIRECÇÃO






     Dois pássaros estavam muito contentes em cima da mesma planta. Um mais acima e outro mais abaixo.
Passado algum tempo, o que estava em cima disse:
- Que lindas que são estas folhas verdes!
O que estava em baixo respondeu :
- Estás cego ? Não vês que são brancas?
O de cima continuou :
- Tu é que estás cego. São verdes e bem verdes.
A discussão tomou tais proporções, que se prepararam para a luta.
O de cima desceu.
Quando estavam no mesmo ramo, antes de começarem o duelo, ambos tiveram a boa ideia de olhar para cima, na mesma direcção.
Foi então que o pássaro de cima, surpreendido, afirmou :
- Que estranho! Afinal são brancas!
Depois, os dois pássaros voaram para cima. E o de baixo exclamou:
- Afinal são verdes!

Conclusão : Cada qual defende o seu ponto de vista, como se fosse toda a verdade. Contudo, é preciso ser humilde para saber escutar os outros.











    

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

PARA ONDE VAMOS ?



      Um homem de negócios andava sempre muito ocupado. Uma manhã , carregado de malas, chamou um táxi, entrou apressado e pediu ao condutor:
- Leve-me depressa ! A toda a velocidade!
O taxista, sem mais , arrancou a toda a velocidade pelas avenidas da cidade.
Passado algum tempo, o passageiro teve uma dúvida. Voltou-se então para o taxista  e perguntou-lhe :
- Eu disse para onde tinha de ir ?
O taxista, tranquilamente, respondeu-lhe :
- Não , mas eu estou a andar o mais depressa possível. Foi apenas isso que me pediu.
O homem de negócios andava sempre tão apressado , que nem chegou a dizer qual era a meta da sua viagem. 
Esta história pode retratar aquelas pessoas que andam na vida a correr de um lado para o outro , mas que nunca se interrogam qual a meta para onde caminham. Não sabem dizer de onde vimos nem para onde vamos.
Jesus Cristo veio a este mundo para dar aos homens uma boa notícia . Essa boa notícia, é que vimos de Deus , que nos criou por amor , e vamos a caminho da eternidade. Ele, com a sua vida, morte e ressurreição veio- nos abrir o caminho que leva à Casa de Deus . Um bom motivo para ser cristão  é que, percorrendo o caminho que Jesus abriu , seguindo os seus passos e deixando-nos guiar pela bússola que é o seu Evangelho , chegaremos à meta tão desejada : a vida e a felicidade , para sempre.
Quem segue a Cristo, sabe para onde vai e, por isso, a sua vida tem um sentido, uma meta.











sábado, 20 de julho de 2013

O PODER DAS PALAVRAS E O USO DA LÍNGUA






Vivemos num tempo em que as palavras que saem da boca das pessoas, percorrem facilmente todo o mundo. Estamos todos em rede a escutar e a falar.
Conta-se que um homem rico queria fazer um grande banquete com comidas especiais. Chamou um seu empregado e ordenou-lhe:
- Vai ao mercado comprar a melhor iguaria.
O empregado foi, comprou o que melhor entendeu e apresentou-o ao seu patrão .
O homem rico removeu o pano que cobria o prato e, assustado disse:
- Língua ?! É esta a melhor iguaria ?
O empregado respondeu :
- Sim, a língua é o prato mais delicioso. É com a língua que pedimos de beber, que dizemos a palavra " mãe ", que falamos com os amigos e que cantamos.
O homem rico, não muito convencido, mandou-o de novo ao mercado, mas desta vez para trazer o  pior alimento.
Ao chegar, disse espantado:
- Língua, outra vez ?!
- Sim , patrão. É com a língua que mentimos, que condenamos, que falamos mal, que insultamos e dizemos palavras de ódio.
De facto, não há nada melhor e de pior que a língua.Tudo depende de como as pessoas se servem das palavras para comunicar com os outros. Todos temos certamente experiência disto.
Muitos males têm sido causados por uma só palavra ou por uma frase. Muita gente poderia contar as noites que passou sem dormir por causa de palavras que feriram como armas.
Do mesmo modo,  muito bem tem sido feito através de palavras ditas oportunamente : palavras de ânimo , de consolação, de afeto, de esperança, enfim, palavras portadoras de alegria e paz.
Graças às redes sociais da nossa era digital, comunicar nunca foi tão fácil, mas como vimos a palavra pode ser uma  "arma " de dois gumes.
Utilizar " bem" a palavra , é Evangelho.





















sábado, 13 de julho de 2013

BELOS PENSAMENTOS






O ouro experimenta-se com o fogo, e as pessoas com a dor.

SÉNECA

Toda a vida humana não passa de uma viagem em direção à morte.

Séneca


Se o jovem soubesse e se o velho pudesse !

Henri Estienne

Felizes de vós jovens, porque ainda tendes tanto tempo para fazer o bem !

Filipe Néri 

Deus deu-te dois ouvidos e uma língua, para que ouças mais do que falas .

Bernardino de Sena

Eu não tenho fé, mas gostava de a ter . Considero a fé como o dom mais belo que se possa ter neste mundo.

Anatole France

Faz tudo o que puderes para que aqueles com quem falas se tornem teus amigos.

João Bosco

O próximo foi-nos dado para, por meio deles, mostrarmos o amor que temos a Deus.

Catarina de Sena

Há pessoas que são como uma luz. Para elas se voltam os que necessitam de luz para viver.


E. Leseur

Há duas coisas que me surpreendem : a inteligência dos animais e a bestialidade dos homens.

T. Bernard

O homem é um problema, cuja solução se encontra apenas em Deus.

B. Pascal

Julgo que sou incapaz de odiar . Com muito esforço e muita oração, há pelo menos 40 anos que procuro amar a todos.

 Gandhi

Na oração é melhor ter um coração sem palavras do que palavras sem coração.

Gandhi


A  atual  crise da Igreja consiste na paganização de muitos católicos. O cristão deixa de ser fermento para ser apenas gesso.

L. Evely


No dia em que não arderes de amor por Cristo, muitos morrerão de frio.

François Mauriac.


Para mudar as pessoas, é preciso amá-las. A nossa influência chega apenas, onde chega o nosso amor.

H. Pestalozzi


O cristianismo é o sal da terra.

Georges Bernanos ( Citando a bíblia ).


O cristianismo não consiste apenas em ter bons pensamentos, mas em pô-los em prática.

Pouget

A essência do cristianismo está na imitação de Jesus Cristo.

Tertuliano

Cristo não quer admiradores mas discípulos. Não precisa de elogios mas de seguidores.

Soren Kierkegard.

O coração mau , torna a língua má.

Agostinho

O sorriso diz mais do que mil palavras." Gosto de ti , estou contente por te ver " . 

Dale Carnegie

Não é preciso ser pintor para desenhar um sorriso num rosto triste.

Luís Tarazona


Quem vive sem se sentir amado por ninguém , torna-se deliquente.

T. Gauthier

Não ser amados é uma simples pouca sorte. A desgraça é não amar.

Albert Camus

O amor é a mais universal, formidável e misteriosa das energias cósmicas.

Teilhard de Chardin

O amor não é feito de coisas extraordinárias ou heróicas, mas consiste em fazer coisas ordinárias com ternura.


Jean Vanier