domingo, 24 de janeiro de 2010

VERDADES ETERNAS


Lembra-te sempre :


'Nada está fora do alcance da oração , excepto o que está fora da vontade de Deus.'



'Não temas a pressão , lembra-te que é ela que transforma o carvão em diamante.'



'O mais importante não é encontrar a pessoa certa, e sim ser a pessoa certa.'



'Moisés gastou:
40 anos pensando que era alguém;

40 anos aprendendo que não era ninguém ;
e 40 anos descobrindo o que Deus pode fazer com um NINGUÉM. '

Observação : Moisés, o pai de todos os Profetas, chamado de o Patriarca por este motivo, viveu 120 anos.

'Não confunda a vontade de DEUS, com a permissão de DEUS !
Nem tudo o que acontece é de Sua vontade, mas nada acontece sem a Sua permissão .



Sem Ele ( Cristo ) eu não sou nada! Com Ele , posso tudo! ( todas as coisas )!É Ele quem me fortalece !

(Filipenses 4:13)



Helena Sousa


CONSIDERAÇÕES

Tenho-vos falado do amor ao próximo .
Quem mais amou o seu próximo foi Jesus . Jesus veio a esta terra para mostrar aos homens as suas prioridades, sendo uma das mais importantes , amar o próximo. Com efeito, o 1º mandamento da Lei de Deus diz-nos: " Amarás o Senhor teu Deus de todo o coração. Não terás outros deuses além de Mim.
( Exôdo 20). Mas o amor ao próximo é também um imperativo, pois Cristo em todo o ministério terreno,
( três anos), demonstrou sempre grande amor ao próximo, deixando-nos o seu exemplo. Diz-nos Jesus, que este amor não é fácil de concretizar para nós seres humanos tão cheios de pecado, mas que apesar disso, apesar de não ser fácil é por aí que devemos seguir, é esse o caminho que devemos trilhar . Na nossa vida a maioria das coisas não é fácil ! Não é fácil seguir o caminho do bem, em contrapartida é facílimo seguir os caminhos do mal. Tudo à nossa volta nos incita ao desregramento, à transgressão , ao excesso, ao desrespeito pelos valores tradicionais que hoje são obsoletos para a maioria, tais como o sentido do dever, do respeito , a repulsa pela mentira, etc... a lista seria extensíssima !
Jesus deixou-nos estas belíssimas considerações: "Se amardes só os que vos amam, que galardão havereis?" "Se saudardes só os que vos saúdam , que fazeis de mais ?"
( Mateus 5: 46 e 47 ) . Isto é muito explícito ! Jesus diz-nos pois , que recompensa haveremos nós de ter por fazermos coisas que não nos custa nada fazer ? Não são pois as coisas que são difíceis de fazer que merecerão galardão , recompensa? De que nos adianta relacionarmos só com quem gostamos, compartir os nossos momentos só com quem nos dá prazer, só com quem pertence à(s) mesma(s) elite(s). Será isto que tem valor aos olhos de Deus? Certamente que não ! Ele próprio o disse !
O amor verdadeiro não nasce de um dia para o outro, cultiva-se! E para que ele surja, é preciso que se instale, e para isso, temos de o regar, de o alimentar, como se de uma planta se tratasse! Este amor não está dependente de factores externos e alheios à nossa vontade, depende sómente, de factores internos: do nosso querer, da nossa constância , da nossa vontade em que ele se manifeste constantemente e não ocasionalmente. Disse Deus aos Antigos : " Portanto se trouxeres a tua oferta ao altar e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa ( queixa) contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com ele e depois vem e apresenta então a tua oferta". ( Mateus 5 : 23 e 24 ). Isto foi dito aos Antigos, que faziam ofertas de holocausto ao seu Deus , mas aplica-se aos homens de hoje . Estes já não oferecem a Deus animais em holocausto ou especiarias queimadas , mas oferecem-lhe orações, fazem-lhe preces. É então aqui que este princípio se aplica .
Não tenhamos os nossos corações carregados de mágoa contra o próximo, estejamos sempre prontos no nosso coração a perdoar as ofensas de quem nos ofendeu, ainda que nos custe, pois disse Jesus:"Se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial( que está nos Céus), vos perdoará a vós, porém, se não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos não perdoará as vossas". ( Mateus 6: 14 e 15 ).



Helena Sousa