sábado, 25 de outubro de 2014

SER E FAZER




     " ...  Sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos " ( Tiago 1: 22 ).
   William Niblo, mais conhecido por " O Grande Blondin ", tornou-se famoso por atravessar as Cataratas do Niágara, caminhando sobre um cabo suspenso. Em Setembro de 1860, o príncipe de Gales assistiu à travessia das Cataratas, feitas por Blondin, que levou às costas, um assistente seu. Depois do feito, Blondin voltou-se para o príncipe e perguntou-lhe se também queria que o transportasse a ele, ao que o príncipe respondeu que ainda não estava preparado . O mesmo se passa na nossa relação com Deus. Podemos estar intelectualmente convencidos da existência de Deus, da verdade do Evangelho, e da Segunda Vinda de Cristo, mas podemos não estar prontos para nos entregarmos nas Suas mãos.
    O jovem rico pensava que estava a cumprir os mandamentos , mas de repente viu-se desafiado a aderir a um tipo de obediência diferente, que ía mais além do que o mero consentimento com as regras e os regulamentos. Com efeito ele perguntou a Jesus , o que é que precisava de fazer para ser salvo, visto que seguia todas as regras e mandamentos que Deus ordenara, mas quando Jesus lhe disse que deixasse todas as suas riquezas e o seguisse, o jovem rico resolveu desistir. 
    Por  isso Tiago  realça  a  importância  de  sermos  " fazedores ", 
" cumpridores " e não apenas, ouvintes da Palavra . Tiago  combina o ser com o fazer . Ele não os separa, nem torna um mais importante que o outro, são como dois lados da mesma moeda, ou seja que são inseparáveis.
    Devemos tornar-nos pessoas " novas " no Senhor e em resultado disso, faremos as coisas que Deus nos pede , de livre e espontânea vontade, com empenhamento, o que é muito diferente de apenas seguirmos regras , sem agir, como fazia o jovem rico. Se a nossa religião consistir apenas em afirmações de crenças e em ouvir sermões, ela será " tremendamente inútil ", não nos servirá de nada. Teremos vivido as nossas vidas em vão.
    Se há alguma coisa que Jesus, Tiago e o apóstolo Paulo enfatizaram, foi a importância de se ser um  "cristão útil " , amando " um destes ... pequeninos irmãos" , dedicando tempo a visitar os que estão sós,manifestando hospitalidade para com os necessitados, relacionando-nos e ajudando  os marginalizados, com aqueles que não podem retribuir - nos , com aqueles que a sociedade excluíu , por nada lhe  poder dar .
  A verdadeira religião, leva as pessoas a terem "fome e sede" de experiências mais profundas , a terem " fome" de conhecer a vontade de Deus cada vez mais .
   Jesus nunca se afastou das pessoas . Pelo contrário, ía onde as pessoas estavam, ía ao encontro de todos os necessitados, derrubando barreiras, derrubando os preconceitos  da sociedade de então , partilhando com todos, a sua fé .
     Sejamos como Jesus ! 
   Deus quer que sejamos seus seguidores verdadeiros e que como Jesus , atinjamos  no  nosso  viver o  mais  alto  ideal :  uma  vida  " pura " e " nobre ".

Clinton Wahlen