segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

A EXPANSÃO DA INQUISIÇÃO



     A EXPANSÃO DA INQUISIÇÃO -  III



Além das torturas por mim já referidas, a Inquisição praticou outras, ainda mais  horríveis, tais como passar pelas vítimas ferros em brasa nos corpos nús ,e outro tipo de queimaduras. Outra tortura muito usada era com a vítima nua, obrigá-la  a sentar-se numa cadeira cheia de pregos. Batiam na vítima para que estes se pudessem enterrar cada vez  mais no corpo. Havia também, uma espécie de sarcófago,com pregos no interior de uma das  portas que ao  fechar-se sobre a vítima , lhe perfuravam certas partes do corpo . Por vezes deixavam lá dentro a pessoa, três dias.
A Inquisição foi brutal em todos os Países que a praticaram mas foi-o especialmente  em Espanha, sob a égide dos reis católicos Isabel de Castela e Fernando de Aragão que a instituíram, pôndo-a ao seu serviço. Os Inquisidores Espanhóis eram nomeados pelo rei e não pelo papa.
Um dos Inquisidores mais famosos, fanático conhecido por todos, de nome Torquemada, esteve ao serviço dos reis de Espanha. . O número das suas vítimas durante os cerca de 16 anos que dirigiu o Tribunal do Santo Ofício, foi de 114.000.
Em meados do séc. XVI já os espanhóis se encontravam firmemente estabelecidos no México e no Perú. Em Lima, o primeiro condenado à fogueira, foi  "Mateo Salado", francês e de fé luterana.
Os próprios Templários e os Cruzados que serviram os interesses da Igreja na luta contra os infiéis do Oriente durante tantos anos, e a quem o papa Inocêncio II no ano de 1139 proclamara como exércitos autónomos, independentes, quer  do poder estatal , quer do poder católico, não escaparam à sanha da Inquisição.
Porque se tornaram riquíssimos, pois quem entrava para a Ordem ,  eram cavaleiros muito ricos que  lhe doavam  todos  os  bens que possuíam. A Ordem, inicialmente pobre, passou  a possuir imensas propriedades , castelos , edifícios, a que se juntavam os resultados dos saques aos infiéis, no caso dos Cruzados.
No início do séc. XIV, o papa em vigor e o rei Filipe IV, rei de França acharam que era altura de levar estes cavaleiros para a fogueira, para lhes retirarem os bens que depois dividiriam entre ambos. Elaboraram um maléfico plano que incluía uma extensa lista em que acusavam os Templários e os Cruzados , de negarem Cristo nas recepções, de negarem a divindade de Cristo, de escarnecerem da Cruz, de negarem a eucaristia , de adorarem ídolos, de omitirem as palavras de consagração durante a missa, de secretismo nas suas cerimónias, de homossexualidade, de beijos obscenos, de usarem cordões e colares com ídolos ao peito , etc.  A lista não acabava mais. Os cavaleiros da Ordem foram detidos, brutalmente torturados e muitos deles queimados vivos em fogueiras com lenha "verde",  suplício terrível . Enquanto o papa  um " bon- vivant " fazia as suas enormes festas nos salões onde o vinho jorrava, os convivas podiam ouvir gritos dos supliciados , que gritavam nas masmorras situadas por baixo dos salões : " Basta, por favor ! Confessarei o que quiserem " ! É claro que nada disto perturbava o bom papa que continuava o seu festim , com os  convivas.
O rei espanhol Filipe II foi um dos reis mais  fanáticos, tinha-se por grande religioso , por ser muito cristão  , não podendo actuar sem  a colaboração contínua da  Inquisição . Torturou milhares de pessoas e teve a ideia  de subjugar a Inglaterra, cuja raínha Isabel I, ele odiava, pois não se submetia ao Catolicismo, e dizia contínuamente que havia de sacrificar aquela " bruxa" e toda a Inglaterra. Para tal, pôs-se a deitar abaixo quase todas as árvores de Espanha, com as quais construíu uma terrível  Armada, a "Armada Invencível " . Esta Armada ,   era composta  por 130 navios, 30.000 homens e 2630 canhões. O duque de Parma , Alexandre de Farnésio, assumiu o comando das forças espanholas. A Armada fez-se ao mar a 22 de Julho de 1588, chegando a Plymouth a 31 desse mês, e a Calais, no dia 6 de Agosto. A frota inglesa muito menor em número , e onde se integravam navios holandeses era comandada em parte por Henry Seymour , e Drake, sendo a maioria dos navios  comandados por Effignham, homem do mar muito experiente, que tinha viajado por todo o Oriente e que se revelou de grande préstimo para a raínha. A própria raínha Isabel I , envergou uma armadura para dar o exemplo a todos , gritando  que nos porões daqueles navios vinha algo de horrível , a Inquisição, e que se não ganhassem, morreriam todos às maõs daqueles algozes pois na Inglaterra reinava o Anglicanismo.
Contra todas as expectativas , os Ingleses derrotaram a Armada espanhola considerada invencível,  pois conheciam melhor aqueles mares e souberam lidar melhor com o forte temporal que se abateu aquando do ataque ao cair da tarde, pois  estavam mais habituados a estes temporais que os espanhóis. Também não deram tréguas à Armada espanhola pois lançaram tochas a arder para dentro dos seus navios e adiantaram-se estratégicamente a disparar os canhões contra eles. Os Espanhóis quando viram o perigo que corriam e que já tinham perdido imensos navios e homens , não tiveram outra solução se não render-se à evidência e retirar-se do território inglês.
Oxalá todos tivessem sabido lutar como a raínha Isabel I de Inglaterra , contra esta terrível Instituição criada pelos  representantes de Cristo na terra , e que cometeram todas estas vilanias em nome de Deus.
Horrível , não acham?  Se ao menos tivessem tido a ombridade de dizer que tudo o que cometeram não foi em nome de Deus mas sim, em nome de Satanás, nós já não nos chocaríamos tanto, esta é que é a verdade !

Helena Sousa