sábado, 1 de março de 2014

PENITÊNCIA



  Jesus retirou-se para o deserto, durante quarenta dias e quarenta noites , para jejuar, e fazer " penitência ". 
  " Penitência ", é a tradução da palavra grega " metanóia " , que tem a ver com os  pensamentos, sentimentos e formas de agir que temos na cabeça e no coração. Esta palavra bíblica, designa a mudança a fazer em nós , substituindo essas maneiras de pensar, sentir e agir, por outras.
   Quando Pedro no dia de Pentecostes  - derramamento do Espírito Santo- , falou ao povo acerca de Cristo ressuscitado, as pessoas encantadas com o feliz anúncio, perguntaram : " Que havemos de fazer ? " ao que Pedro respondeu : " Convertei-vos! " 
Com esta palavra, o apóstolo quis dizer o seguinte : " Tirai das mentes e dos corações as ideias e sentimentos do " homem velho " e colocai no seu lugar as ideias e os sentimentos de Cristo, "o homem novo " . Seja o seu Evangelho a orientar as vossas acções ".
As pessoas que aceitaram, mudar de vida, foram batizadas.
Fazer Penitência ( sobretudo no período Pascal ) , não é abster-se de comer carne, ou  apenas dar umas esmolas aos pobrezinhos. 
    A Penitência agradável ao Senhor, consiste em abster-se de uma vida medíocre e alcançar uma maior intimidade com Cristo . Ele , irá desafiar-nos para um modo de vida mais exigente , mas que nos trará muita alegria.