sábado, 18 de outubro de 2014

O PECADO






      "  Bem - aventurado o varão que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam " Tiago 1: 12
Todos nós já fomos tentados , mas a tentação,  envolve uma grande luta, e muitas vezes, no ardor desta luta, a nossa resolução inicial esvai-se e embora com grande vergonha e relutância, acabamos por ceder à tentação e por cair em pecado.
     Felizmente, podemos obter a vitória sobre as tentações que tão facilmente nos seduzem, nenhum de nós é um caso sem esperança, pois Deus, é superior à nossa propensão para o mal e mediante a Sua Palavra, podemos obter a vitória.  Deus não é o autor do mal , tal como nós sabemos , e nos é afirmado por Tiago na sua epístola, e também não é Ele, a origem da tentação. O problema, o mal, que é a fonte da tentação, reside dentro de nós próprios, razão pela qual é tão difícil resistir-lhe. A luta contra o pecado, começa na nossa mente. A verdade , é que somos nós quem decide pecar, ninguém nos força a tal ( salvo exceções que não vou abordar agora). Os desejos pecaminosos, as más inclinações , as más tendências prendem constantemente a nossa atenção , os nossos desejos seduzem-nos, instigam-nos a ceder, e quando cedemos, acabam por nos prender e amarrar. Tiago na sua epístola, distingue claramente tentação de pecado. Ser tentado a partir do interior, não é pecado , também Jesus foi tentado por Satanás no deserto, onde passou quarenta dias e quarenta noites. O problema não é a tentação em si própria, mas a forma como reagimos a ela. Ter uma natureza pecaminosa, não é por si só, pecado, mas consentir que essa natureza pecaminosa controle os nossos pensamentos e dite as nossas decisões, já é.
      Quando se acaricia um desejo errado, o pecado é concebido, tal como o é, um bébé no ventre materno.
      Na sua origem, o pecado começa com uma falta de confiança em Deus. O pecado começa sempre na mente , tal como aconteceu com Eva, e tal como ela , podemos até pensar acerca dos supostos benefícios da prática do mal. Depois a nossa imaginação e os nossos sentidos começam a assumir o controlo, o comando, e pouco depois, caímos em pecado. Frequentemente, depois de termos pecado, interrogamo-nos como foi possível isso ter acontecido , outra e outra vez. A resposta é fácil : porque consentimos que acontecesse. Ninguém nos forçou. A nossa transgressão é sempre aum ato pessoal. As más palavras , podem ser muitos danosas, e a ira, é muito destrutiva. Por essa razão, temos de dar mais ouvidos a Deus, pois os problemas surgem quando deixamos de escutar Deus, e de nos escutar uns aos outros. Quer seja no lar, no trabalho ou na Igreja, as discussões começam a surgir quando se deixa de ouvir. Quando tal acontece as palavras começam a acelerar e a ira a aumentar. É por esta razão que Tiago na sua epístola nos aadverte para que sejamos cuidadosos com aquilo que dizemos, e que sejamos tardios em falar.


Clinton Wahlen