sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Porque nos devemos preocupar com os outros

Será que neste mundo em que vivemos, nos devemos preocupar com os outros?
Porquê? Que benefícios nos poderão daí advir, muitos ? Poucos? Absolutamente nenhuns? É certo que a sociedade actual é uma sociedade tipicamente egoísta,que apenas olha para o "seu umbigo " , para a sua "prole", confinando-se a isto, o seu campo de visão. Na maioria dos casos, é apenas a isto que se confina o seu campo de visão. Quando vamos ao hipermercado, nem sequer olhamos para quem está ao nosso lado, à nossa volta,se vamos num transporte público, idem aspas, não nos interessa quem vai ao nosso lado,não nos interessa olhar para os outros. Apenas nos damos ao trabalho de olhar para os outros, quando vamos a um Serviço Público e queremos que nos ajudem a resolver depressa os nossos assuntos, quando vamos à pastelaria e queremos que nos dêem o galão , o pastel, a nata, o gelado. Olhamos para os outros, quando reparamos que o troco não coincide com o que esperávamos, quando achamos que o outro errou, que está em falta para connosco, aí, olhamos!
Um dia destes, nem vamos ter que nos preocupar em olhar para o empregado da repartição ou do café para lhe pedir seja o que for, pois com os avanços da Cibernética poderemos fazer tudo em nossas casas, sem ter que levantar as " pestanas" para quem quer que seja.
Onde é que se poderão então encaixar nesta sociedade, os ensinamentos de Cristo sobre o nosso próximo? E quem é o nosso próximo? O tio, a tia, o avô, a avó, os primos, os cunhados, as noras, os sogros, os afilhados, os sobrinhos, os enteados, o padrasto, a madrasta, os empregados lá de casa ,os empregados da fábrica,as amas dos meninos ? São estes os nossos próximos, tão somente estes? É óbvio que não ! O nosso próximo não é apenas aquele com quem nos relacionamos todos os dias, "embora" esse, também o seja , não é apenas aquele com quem temos laços familiares, " embora" esse, também o seja, não é apenas aquele com quem mantemos relações laborais, " embora" esse, também o seja !O nosso próximo é também aquele que só vemos de vez em quando, aquele que nos pede ajuda quando passamos por ele, aquele que bate à nossa porta ou que estende a mão na rua diante de nós.Ou seja, o que não conhecemos de lado nenhum! Complicado?
Jesus deixou-nos a mensagem do " Bom Samaritano" tão actual naqueles dias como nos de hoje, que nos fala de um certo homem que tinha sido assaltado e espancado por ladrões e deixado num lugar ermo, ferido, despojado de tudo quanto levava e abandonado à sua sorte mais morto que vivo. Embora passasse pouca gente por aquele lugar, o certo é que os poucos que passavam nem se detinham a considerar se haviam ou não de ajudar o infeliz, seguindo o seu caminho sem lhe ligar importância. Até que, passou um homem , um homem em todo o sentido da palavra, que ao ver o desgraçado, se apiedou dele e comovendo-se até às entranhas, logo solícitamente lhe tratou das feridas,atando-lhas, e carregando-o sobre o animal que levava, o conduziu até um albergue, onde entregou dinheiro para que cuidassem de todas as suas necessidades até se restabelecer, frisando que se gastasse a mais, ele logo voltaria para o pagar. (Lucas 10:30-37).
O homem que prestou esta ajuda, pôde com certeza dormir descansado,pois não virou os olhos para o lado,ou seja, não ignorou o seu próximo ! Se de cada vez que alguém nos pede uma moeda , cada um de nós contribuísse ainda que insignificantemente, ainda que apenas à medida das nossas posses, se cada um de nós contribuísse, repito, de acordo com as nossas possibilidades,quantas refeições, quanta alegria, teríamos proporcionado a pessoas verdadeiramente carentes ! Mas não, preferimos para aliviar o peso das nossas consciências dizer que ainda bem que não desperdiçámos o nosso dinheiro com alguém que por certo o iria gastar em droga ou em bebida. E é com pensamentos simplistas destes, engendrados por pessoas que não estão habituadas a "olhar para o lado" e a " ver" que nos deparamos frequentemente. Diz-nos ainda a palavra do Senhor : "E qual o pai dentre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou se lhe pedir peixe lhe dará uma serpente? Ou se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião? ( Lucas 11:11 e seguintes). Pois como é que vós sendo maus, (tendo mau íntimo), sabeis dar coisas boas ( boas dádivas) aos vossos filhos?
E continuou dizendo-lhes: " Acautelai-vos e evitai ( guardai-vos da) a avareza; porque a vossa vida ( a vida de qualquer), não consiste na abundância do que possui.(Lucas 12:15).



Helena Sousa

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

" MARAVILHOSO DEUS " - AUTORIA : HELENA SOUSA




MARAVILHOSO DEUS !


Maravilhoso Deus, que bom é existires,
Seres promessa viva, repouso ideal
De todos nós!

Sim, maravilhoso és!
Nenhum outro se compara a Ti!

Manifestaste-te aos homens,
Através de teu amado Filho!
Belo e humilde,
Douto e protector!

Os homens ouviram-nO,
Mas não O Entenderam!
Queriam Dele,
Coisas que Ele não veio dar!

Viste que na terra só havia pecado
E transgressão,
Ficaste triste, tentaste ensinar,
Pôr esperança nos corações!


Não morreste! Não morreste!
Levantaste-te do sepulcro,
Venceste a morte em apoteose
De luz e graça,
Para dizeres aos homens que
Podem viver,*mas não sem sofrer!

NB: Viver, no sentido de " ter acesso à vida eterna".
Helena Sousa

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

" RESISTENTES EM CRISTO "



" RESISTENTES EM CRISTO "

SE ÉS "RESISTENTE EM CRISTO", DEVES AVANÇAR,
UM RESISTENTE, NÃO SE DEVE CALAR.
ALÇA POIS A TUA VOZ BEM ALTO !

OLHA PARA O PASSADO, TENS LÁ OS TEUS ALICERCES,
SE VIRES BEM, AS VOZES ERAM COMO A TUA VOZ,
SÓ O IDIOMA ERA DIFERENTE,
MAS A MOTIVAÇÃO TAMBÉM ERA A TUA !

LUTA POR ALGO NOBRE ,
A LUTA NÃO TEM DE SER GANANCIOSA,
NÃO TEM DE ENVOLVER PODER!
APRENDE QUE A LUTA COM E ATRAVÉS DA PALAVRA,
É A MAIS MARAVILHOSA!








HELENA SOUSA

" O Mundo de Hoje "

" O MUNDO DE HOJE "


Gostam de viver no mundo de hoje, pergunto?

Muitos responderão que sim. E porquê ?

Porque é o único que conhecem... não conheceram outro! ( Resposta simplista a que alguns recorrerão ) ! Porque não deveríamos gostar, perguntam-se outros ? Se é um século de vanguarda em todos os domínios, em todas as áreas, em que tudo se discute, em que tudo se põe em causa !

Sobretudo... sobretudo...tudo se põe em causa ! Isto parece sinónimo de uma grande liberdade, não é ? Poder-se pôr tudo em causa ! Mas será que se aplica a todo o Mundo, ou apenas a 3/3 deste ? Ou apenas a 2/3, ou se calhar sómente a 1/3 ? Mas afinal quem são esses 3 ou 2 terços do mundo que têm a liberdade do parecer restringida e o que é que isso nos pode importar ? Importa-nos realmente que alguém seja preso por não poder dizer o que pensa, importa-nos realmente que alguém seja punido com a mais severa das penas porque teve de roubar para matar a fome?Importa-nos que num País distante, milhares de pessoas sejam deslocadas para fugir a chacinas consentidas pelas grandes potências, ou que vivam em escravidão absoluta ? O que é que isto nos poderá importar, a nós ?

São por acaso, sangue do nosso sangue , carne da nossa carne ?

Pois é, parece que não nos são nada !

Li uma vez uma frase escrita à toa , numa parede que dizia : Aquele que tem a barriga vazia não pode pensar em mais nada ! Façamos um esforço ( ainda que grande), para nos abstrairmos da frase em si e nos apegarmos à realidade dura , dolorosa.... "Não consegue pensar em mais nada ", ou seja: não consegue porque não pode . Duro não é ? Muito duro! Sobretudo , se acontecesse comigo , sobretudo se acontecesse com aquele/ aquela que eu conheço , coitadinho(a), os outros nunca me foram apresentados, sei lá de onde vieram, de que mães serão filhos, sim, porque há mães e mães ! Sei lá de que impostorices e tramóias serão capazes ? Sim, pois não tiveram uma educação refinada como a nossa ! Ainda há pouco vimos que quem tem fome não consegue pensar em mais nada, como é que haveria de pensar em ter boas maneiras?

Helena Sousa



                  Qu´en pensez-vous ?
      


Que de beaux discours, de belles paroles et de mots d'amour,

Mais derrière les petits fours, les vautours, cachent un compte à rebours.
Gagner, gagner toujours plus, et là , plus question d'amis,
C'est l'univers capitaliste, royaume hypocrite de l'industrie!



Sans aucun remord, pendant que le monde se meurt chaque jour,
Ils crament leur argent, le disséminent au gré du vent,
Tout ça pour briller sur des yachts flambants neufs,
Au large d'une plage dorée, faite de pétasses et de palmiers
Allez-vous rester les bras croisés, à regarder le monde crever de faim.


Des enfants vous supplient de ne plus bombarder pour rien,
Des milliards de malheureux , pour le seul plaisir de vos yeux.
Même si vous les ignorez, moi je ne vois qu'eux!


Arrêtez, Arrêtez de prôner l'amour !!!!
Notre monde n'est fait que de misère et de pauvreté !
Pendant que la bourse vacille aux rythmes des guerres et des paix,
C'est l'ensemble du globe qui entretient sa sainteté .
 


 

                          EU TINHA FOME

Eu tinha fome...
e tu aconselhaste-me a entrar na fila.
Eu tinha fome...
e tu criaste uma comissão.
Eu tinha fome...
e tu respondeste-me : é a vida!
Eu tinha fome e disseste-me:
Que Deus te ajude!
Eu tinha fome e disseste :
Isso não é possível!
Eu tinha fome, mas a ti,
não faltou dinheiro para munições de guerra.
Eu tinha fome e respondeste :
sempre haverá pobres no mundo.

                  
Então o Rei dirá aos que estão à sua direita:
Vinde, benditos de meu Pai, tomar posse do reino
que vos está preparado desde a criação do mundo,
porque tive fome e destes-me de comer,
tive sede e destes-me de beber,
era peregrino e acolheste-me,
estava nu e vestistes-me,
estava enfermo e visitastes-me,
estava na prisão e viestes ver-me.

E eles Lhe perguntarão :
quando é que te vimos com fome ou com sede,
peregrino, nu, doente ou na prisão?
E o Rei lhes responderá:
todas as vezes que fizestes isto
a um dos meus irmãos mais pequenos
foi a Mim que o fizestes.
( Mateus 25 - 34 - 40 / Novo Testamento).