terça-feira, 9 de março de 2010

LÍDERES

     


                               LÍDERES

É incrível como os seres humanos sempre precisaram de " líderes", geralmente de homens carismáticos, porque mulheres líderes, também as houve, mas comparadas com o número de homens foram poucas! É verdade, os homens desde o início dos tempos, sempre tiveram necessidade de quem os representasse, de quem falasse por eles, em última análise de quem os " guiasse".  Apesar de o homem ter em si um sentido de independência e de liberdade bastante grande, ele  fez desde sempre esta concessão aos seus pares!
Desde pequena que ouço falar de líderes como : César Augusto, Nero, Lutero, Joana d´Arc, Lenine, General Charles de Gaulle, General Franco, Staline,  Mahatma Gandhi , Martin Luther King ou Malcom X, entre outros. Nomes que quase se tornaram uma lenda. Foram líderes de facto, de povos, de nações ou de grupos. E porque é que foram líderes? Porque tinham ideias, e além de terem ideias, sabiam como as expôr, dominavam a técnica de ciências  como a Retórica ou a  Dialéctica , sabiam como ninguém ser persuasivos,  convencer os demais. Muitos deles foram formidáveis, trouxeram benefícios e  avanços  para a humanidade incríveis,  enquanto outros foram terrívelmente " nocivos", pois foram líderes muito cruéis , capazes de actos horríveis para com os seus pares, que  não viam como " iguais". Este foi o caso de um Adolf Hitler, de um Staline, de um Mussolini, e de quase todos os antigos Imperadores Romanos. Dos Imperadores Romanos, partilharam eles a ideia de se acharem " deuses " , senhores do seu destino, mas sobretudo, senhores do "destino dos outros" .  Com efeito, uma ordem dada pelo Imperador ( do latim : Imperium -poder soberano, supremo) , não se questionava , sob risco de se perder a própria vida.  Adolf Hitler seguiu a mesma lei , as suas ordens não se questionavam, sob risco de também se pagar a ousadia com a própria vida. Quando ascendeu ao poder, achou muito útil extinguir todos os partidos da oposição e como se tal não bastasse, determinou até, tirar a vida a membros do partido que se atrevessem a discordar das ideias estabelecidas por ele e  apresentassem as próprias , tendo ficado na memória , o célebre episódio  da "noite das facas longas", em que membros do  partido fiéis a Hitler e o próprio , determinaram precisamente, tirar a vida a  membros do partido caídos recentemente em desgraça. 
Na sua maioria, os homens que alinharam ao lado dos grandes líderes, que os defenderam  acima de todos os interesses, mesmo dos pessoais, sofreram à posteriori , grandes decepções ! Com efeito, para a maioria destes líderes quão fácil foi decepcionar quem os apoiou, quão fácil para eles foi induzi-los em erro ! Quantas vezes ao descobrir a verdade já foi tarde demais para os / as seguidores / as  incondicionais!
A verdade é que os homens foram desde sempre mestres na arte de enganar o próximo! Até Jesus foi enganado por um dos seus apóstolos, Judas, que com um beijo na face o entregou aos seus sequazes. Mas Jesus não foi um líder como a maioria destes casos que eu nomeei, salvo honrosas excepções ; as daqueles líderes que trabalharam para libertar uma nação dos seus inimigos, como foi o caso de Joana d´ Arc ou do  General de Gaulle, que trabalharam afanosamente para  trazer a verdade a lume, como foi o caso de Martinho Lutero, que lutaram contra o Imperialismo, como foi o caso de Mahatma Gandi, ou que lutaram contra o racismo, como foi o caso de Martin Luther King ou de Malcom X .
JESUS repito , foi um líder completamente diferente destes muitos líderes que decepcionaram de forma definitiva, homens e mulheres que neles depositaram toda a sua confiança, todos os seus interesses, todas as suas esperanças. JESUS não decepcionou , não defraudou, não enganou, não torturou , não violou, não exilou, não envenenou , não matou ninguém, não levantou falsos testemunhos a ninguém, nem foi isto que Ele veio ensinar ! Ele, o nosso exemplo, foi o melhor dos homens!
Os homens, esses, testemunharam falso contra Ele, praticaram contra Ele actos de violência incríveis, enganaram-nO  com um beijo na face, quiseram por diversas vezes tirar - lhe a vida , e por fim, condenaram-nO à pior das mortes , à mais ignóbil, à morte reservada aos escravos e aos ladrões, a morte na cruz . JESUS não se surpreendeu com o grau de violência daqueles homens, ele conhecia bem o intímo do ser humano, Ele bem sabia do que é capaz uma turba enfurecida, Ele bem sabia que homens que não se deixam dominar pelas mais baixas emoções, são poucos, por isso Ele veio falar de Amor, de mansidão, de bondade, de esperança, da alegria da partilha, da esperança numa vida eterna, onde a maldade deste mundo não mais terá lugar de eleição. 
Que bom que seria se todos os líderes tivessem sido como Jesus, que respondeu com Amor e mansidão ao ódio e à maldade . Que bom se todos tivessem tido o seu  carácter !
Não seria preciso haver mausoléus em memória das vítimas disto ou daquilo, nem memoriais às vítimas de regimes como os de Hitler, o de Staline ou o de Franco ( lembremo-nos do Vale dos Caídos, monumento construído em pleno regime franquista pelos prisioneiros do regime e opositores ao mesmo ). Lembremo-nos também da polícia secreta de Staline que chegou ao ponto de ir matar o " camarada" Trotsky ao exílio, coisa incrível, nem no exílio aquele homem escapou à " sanha" dos seus ex- camaradas ! Lembremo-nos ainda, das actuais visitas guiadas ao que restou dos campos de extermínio mandados construir por Hitler .
Pois é !...  A história levada a cabo por grandes homens, veio a revelar-nos que afinal não eram assim tão grandes,  grandes foram apenas em  " ambição",  mas foram muito pequenos em relação aos
" valores morais " que é aquilo a que todo o homem honrado deve em primeiro lugar aspirar !
Em última análise , foram uma decepção para os seus pares, mas não apenas para esses, foram-no para as gerações futuras , foram-no para toda a gente  e sobretudo , para JESUS e para DEUS .


Helena Sousa