segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

A FONTE DA SABEDORIA




      " O temor do Senhor é o princípio da ciência ( da sabedoria ) : os loucos desprezam a sabedoria e a instrução". Isto pode ler-se na Bíblia, no livro de Provérbios capítulo 1, versículo 7. No belo jardim do Éden, o homem começou a fazer as suas primeiras escolhas erradas. O livro de Provérbios , escrito pelo sábio rei Salomão , filho do rei David , ajuda-nos a fazer as  escolhas acertadas, ensina-nos a seguir o caminho de Deus, ou seja o caminho da Vida, em vez do caminho de Satanás, o caminho da Morte.
     Este " temor" de Deus, não tem nada a ver com o sentimento de " medo", tem sim a ver, com o sentimento de Fidelidade,de
Amor. Temer a Deus  significa , ser-lhe fiel e amá-Lo. A sabedoria, o conhecimento do homem, tem então origem neste tipo de temor a Deus, que é fidelidade, que é amor a Deus. 
   No meio deste mundo em que vivemos, tão cheio de ruído e de convites vários, o convite da sabedoria tem de soar bem alto. A razão porque as pessoas rejeitam a sabedoria, tem a ver com o caráter daqueles que a rejeitam. Estes, são descritos como  sendo arrogantes e desdenhosos. Insinuam que não precisam desta sabedoria, que ela serve é aos ingénuos e simplórios, porém, aqueles que a rejeitam, é que são ingénuos e simplórios. Ao recusar escolher o temor do Senhor, terão de se contentar com os seus próprios conselhos, dos quais se virão a fartar ( Provérbios 1, versículo 31) . Diz o Senhor, que todos aqueles que rejeitarem a verdadeira sabedoria, virão a colher os frutos da sua rejeição. 
  A sabedoria, tal como a salvação , é uma dádiva de Deus. Ser sábio, significa guardar os mandamentos de Deus e confiar no Senhor de todo o coração. É Ele, o originador de todas as coisas, Ele é a vida que recebemos na luz solar, no ar puro e agradável, no alimento que constrói o nosso corpo e nos sustenta a força.
   Os sábios, herdarão a " Honra" - Provérbios 3, versículo 35.

Ellen G. White