sábado, 5 de junho de 2010

ESPERANÇA



                               
                     
VI RECENTEMENTE NUM POSTAL, ESTA FRASE DA MINHA MUI QUERIDA " GEORGE SAND", QUE DIZIA NADA MAIS NADA MENOS, QUE ISTO :
 " AS DECEPÇÕES, NÃO MATAM NINGUÉM,
( NÃO NOS MATAM), MAS, A ESPERANÇA, FAZ - NOS VIVER !
 EU , NÃO PODIA ESTAR MAIS DE ACORDO, E SE A FRASE FOSSE DA MINHA AUTORIA ,  SÓ ACRESCENTARIA UMA COISA, PELO QUE SE PODERIA ENTÃO LER :
 LES DÉCEPTIONS NE TUENT PAS,  MAIS,
 L´ESPOIR ET LA JOIE, FONT VIVRE  !

OU SEJA: " AS DECEPÇÕES NÃO MATAM NINGUÉM , MAS PELO CONTRÁRIO , A ESPERANÇA E A ALEGRIA, FAZEM-NOS VIVER ! "
É BEM VERDADE, BEM VERDADE ! EU , QUE QUANDO TENHO UM DESGOSTO MUITO GRANDE, PENSO SEMPRE QUE VOU MORRER, QUE É O ÚLTIMO, O DERRADEIRO, O MAIS FORTE DE TODOS...
PODE SER UM GRANDE DESGOSTO, PODE ABALAR-ME TERRÍVELMENTE, MAS O QUE É CERTO É QUE AINDA AQUI ESTOU !
APRENDI QUE A ESPERANÇA É ALGO " FABULOSO ".
MESMO NAS MAIS DENSAS TREVAS, MESMO QUANDO NÃO DIVISAMOS UMA SOLUÇÃO IMEDIATA PARA OS NOSSOS PROBLEMAS, HÁ SEMPRE QUALQUER COISA, HÁ SEMPRE UMA LUZINHA AINDA QUE TÉNUE , A DIZER-NOS QUE AINDA NÃO ESTÁ TUDO PERDIDO, AINDA NÃO! A ISTO, CHAMA-SE " ESPERANÇA". QUE BELA QUE  É A ESPERANÇA ! SEM ELA, NADA FEITO !
ELA É QUE NOS DÁ ALENTO PARA PROSSEGUIRMOS. É A ESPERANÇA QUE ESTÁ PRESENTE, QUANDO VULGARMENTE SE DIZ, QUE  É CERTO QUE SE PERDEU UMA E MESMO VÁRIAS BATALHAS, MAS NÃO TODA A GUERRA , NÃO A GUERRA ! FANTÁSTICO NÃO É? 
A ESPERANÇA MOVE MONTANHAS, E TUDO PORQUE SE ALOJA NO NOSSO CORAÇÃO, TUDO PORQUE É PARA NÓS , FORÇA E ALENTO ! 
A ESPERANÇA É IMPORTANTE EM TUDO, É IMPORTANTE NA FÉ, É IMPORTANTE NO AMOR, É IMPORTANTE NAS RELAÇÕES HUMANAS, E É IMPORTANTE  SOBRETUDO EM RELAÇÃO A NÓS PRÓPRIOS. É IMPORTANTE TERMOS ESPERANÇA EM NÓS PRÓPRIOS. É IMPORTANTE QUE NOS DIGAMOS CONTÍNUAMENTE, QUE AGORA NÃO CONSEGUIMOS, QUE AINDA NÃO FOI DESTA, MAS QUE HÁ-DE SER, QUE HAVEMOS DE CONSEGUIR.
É TAMBÉM IMPORTANTE QUE SAIBAMOS QUE SEM JESUS, SEM O SEU INFINITO AMOR, NÃO TERÍAMOS ESPERANÇA, OU MELHOR DIZENDO, DE NADA NOS VALERIA TÊ-LA. MAS ASSIM , PORQUE ELE ESTÁ VIVO, PORQUE ELE VIVE DENTRO DE NÓS, É POR DEMAIS LEGÍTIMO, TÊ-LA. SERIA ATÉ TRISTE E INCOMPREENSÍVEL QUE A NÃO TIVÉSSEMOS !
GOSTARIA DE LEVAR ESPERANÇA A TODOS OS QUE A NÃO TÊM. AOS QUE NÃO TÊM QUE COMER, AOS QUE NÃO TÊM NINGUÉM, QUE APENAS TÊM A SOLIDÃO POR COMPANHEIRA, AOS QUE NÃO TÊM MEIOS DE SUBSISTÊNCIA, AOS QUE NÃO TÊM FÉ,  AOS QUE NÃO ACREDITAM EM NADA, APENAS NELES E NA SUA FORÇA, AOS QUE ESTÃO PRESOS , AOS PEDINTES , AOS ANGUSTIADOS, AOS OPRIMIDOS, AOS FRACOS, AOS TRISTES E ABATIDOS, AOS PERSEGUIDOS, AOS MARGINALIZADOS, A TODOS ELES, A TODOS SEM EXCEPÇÃO, GOSTARIA DE OFERECER " ESPERANÇA".
A ESPERANÇA, COMO TUDO O QUE É BOM, NÃO SE PODE COMPRAR E AINDA BEM, PORQUE SENÃO , APENAS OS QUE TIVESSEM DINHEIRO, PODERIAM USUFRUIR DE TUDO QUANTO É BOM. NÃO SE PODE COMPRAR, PORQUE PODE NASCER DENTRO DE NÓS.  NÃO PRECISA DE SER COMPRADA, PORQUE  PODE BROTAR DE DENTRO DE NÓS , TAL COMO OUTRAS QUALIDADES, COMO O SENTIDO DE JUSTIÇA, O AMOR PELOS OUTROS, O SENTIMENTO DE PAZ, A VERDADE, A ALEGRIA, A VIRTUDE, A SINCERIDADE, A BONDADE , A SENSATEZ, O EQUÍLIBRIO, A DOÇURA, O CONHECIMENTO , TAMBÉM NÃO SE PODEM COMPRAR EM LOJA ALGUMA, EM COMÉRCIO NENHUM DO MUNDO !
ESTES BENS, SÃO INIGUALÁVEIS, E TODOS PODEMOS ACEDER A ELES, SEM RESTRIÇÕES, TODOS ! É MAIS , TODOS OS PODEMOS FOMENTAR!
FOMENTEMOS POIS ESTES VALORES, TENHAMOS ESPERANÇA EM NÓS!

HELENA SOUSA




























quinta-feira, 3 de junho de 2010

ELOGIO DO PURO AMOR

              
                 ELOGIO DO PURO AMOR

 Amigos, leitores, quero falar-vos hoje , do amor "puro", sim, do puro amor, o único capaz de nos dar alegrias mil, de despertar em nós entusiasmo, alegria, vida, esperança, louvor . Sim, porque não louvor?
Devemos agradecer ao nosso Pai celeste o facto de ele aparecer nas nossas vidas. Tudo o que de bom nos sobrevêm, deve ser agradecido ao nosso Pai celeste, pois Ele e só Ele, é merecedor do nosso mais alto apreço! Bem sei, que no mundo de hoje é difícil o amor ser "puro", difícil , mas não impossível! Nada é impossível para os que crêem no Pai, para os que crêem que Ele é o timoneiro das suas vidas, para os que sabem , que é Ele quem conduz à proa, o nosso barquito, que lá vai tentando seguir o seu rumo, por entre as muitas tempestades furiosas, tentando não soçobrar!
Pai , quão feliz eu sou, porque sei, e sempre soube,  que o verdadeiro amor , nada tem que ver com  luxúria e devassidão, e com aquelas práticas menos nobres, próprias sim, de animais , que coitados, se as praticassem, até teriam desculpa, pois não foram como nós, dotados de raciocínio.
Em  nós homens, infelizmente, o raciocínio conduziu-nos a devaneios impensáveis, a práticas estúpidas e vis, a actos desprezíveis, feitos em nome do amor,  actos desprezíveis, e imundos, próprios de animais, não de seres pensantes! Envergonho-me de tais actos, envergonho-me! Como é que a nossa sociedade há-de evoluir, pergunto-me? Que valores poderemos transmitir aos nossos filhos, aos homens e mulheres do amanhã? A não ser que queiramos que eles sejam animais, com aparência apenas, e tão sómente , de seres humanos. E que dizer dos nossos hábitos, de deixarmos espaços públicos sujos e fazermos todos o mesmo, porque haverá quem os venha limpar... Que tristeza, só nos preocuparmos com a aparência ! Mas , aprendi eu desde tenra idade, que mais vale a essência que a aparência, já os Antigos o diziam nos seus discursos. Ou seja, que tal como Socrátes defendia, mais vale  " ser" que  "parecer". Digam-me lá se não é verdade ? É triste que só vivamos de aparências! Sabem o que vos digo? Que devíamos  actuar sempre , em todas as circunstâncias, como se alguém estivesse a observar-nos. Se assim fosse , teríamos decerto , mais cuidado em não deixar  os espaços públicos sujos, que são para todos, é o que quer dizer o termo : " público ". Não nos preocupemos apenas com a " vaidade", a vaidade nada é , já o dizia o rei Salomão, o rei mais sábio de toda a Antiguidade.
Preocupemo-nos com o "ser de verdade", "ser de verdade" !
E quanto ao amor, não chamem amor a actos imundos ! O amor, como tudo na vida, tem de se revestir de nobreza, a nossa vida deve ser o mais nobre possível, deve-se revestir de altos ideais, deve ser " pura", verdadeira! Quem é que gosta da mentira, de embustes, quem? Eu desde logo, não!
Cantemos o amor puro e desinteressado, como o cantou o  rei Salomão nos " Cantares de Salomão ", livro bíblico.
Rezam assim os Cantares do Rei Salomão :
... Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu, quem de entre todos os homens é melhor que o meu amado? Eis que é formoso o meu amado, eis que é o mais belo de entre todos os homens, o seu amor é bom, as suas mãos são como anéis de ouro, e as suas faces como o bálsamo. Os seus lábios como o mel, o seu falar muitíssimo suave, eis que o meu amado é totalmente desejável, e o seu amor é puro, totalmente desejável o seu puro amor.
Diz ele:... Eis que a minha amada, é a mais formosa de entre todas as mulheres, totalmente desejável, é a minha amada! Entre todas ,  a mais aprazível, formidável quando se levanta pela manhã, formidável quando me mostra o seu olhar.
Sim, bela é a minha escolhida e belíssimo o seu amor... 
Mulheres, homens, que é do meu amado? Eis que  não o encontro ! Tenho percorrido tudo em busca do meu amado. Ele é mais veloz que o gamo , formidável no seu porte. Dizei-me se virdes o meu amado!...
Que lindo não é? Eu acho lindo ! Lindo !
Acho que o verdadeiro amor, merece ser cantado. Salomão também o achou .
Não desistamos de o procurar !

Helena Sousa