sábado, 6 de fevereiro de 2010

CONSIDERAÇÕES









"Melhor é a tristeza do rosto do que o riso", porque com a tristeza se faz melhor o coração.


Citei-vos ainda hoje, esta passagem que recolhi do livro de Eclesiastes , (livro que vos disse ser do Velho Testamento) .


A Rita Ferro, escritora muito conhecida e de que eu pessoalmente gosto bastante , também afirmou que a "tristeza" é um privilégio das almas grandes, e que o caminho dessa tristeza é qualquer coisa que devemos a Deus.


Pessoalmente, acho belísssima esta afirmação. Mas também foi a Rita Ferro que afirmou que o seu herói é "Jesus Cristo", algo que também acho bonito e fascinante! Em pleno séc. XXI, um ser pensante " brilhante" como ela é , afirmar isto é fantástico !


Quando ela afirma que o caminho dessa tristeza é qualquer coisa que devemos a Deus, acho que está a querer dizer ( na minha opinião), que JESUS um ser tão infinitamente maravilhoso,e isento de pecado, teve de sofrer as piores humilhações, de passar por todo o tipo de privações, teve inclusivamente de sofrer uma morte cruel e inanarrável por causa de nós, por causa dos homens, seres vis e pecadores, para lhes mostrar que para além da morte pode haver esperança, que a vida pode continuar " ad infinitum "para além de uma morte aparente , de um sono mais prolongado que o habitual, , desde que e repito, desde que, nos arrependamos das más acções levadas a cabo em vida.


Todo o homem morre. Sendo pois a morte certa , nenhum ser vivo dela pode escapar. Porém, esta sorte comum a todo o ser vivo, não tem que ser encarada como um trágico final , devendo ser encarada sim, como uma " transição", como uma " passagem" para um outro estado, para uma outra vida. ( Isto não tem que ver com a teoria da Reencarnação , e sim com a crença de que a vida pode não se extinguir com a morte , pode ressurgir mais tarde , com as mesmas características que teve no passado e não com outras, (como defendem todos aqueles que acreditam na Reencarnação) .


É certo que o destino do homem é transformar-se em pó, sendo que até é enterrado na terra , indo o seu corpo mais tarde desfazer-se, entrar em decomposição, ficar reduzido a pó ou então , a cinzas ( no caso da cremação). Tudo isto é certo ! Mas pensando bem, que fim seria este para um ser que em vida , foi um ser pensante, um ser autónomo, munido de cinco sentidos , de potencialidades fantásticas de uma personalidade própria , de capacidades físi-cas e psiquícas também próprias, de um bilhete de identidade pessoal e intransmissível,


( " impressão digital"), de um código genético complexo , até hoje ainda não totalmente decifrado! Se pensarmos bem nisto, vemos claramente que , apesar de haver outros seres vivos neste planeta, o certo é que hierárquicamente e devido a todos os atributos com que o homem foi dotado, não nos podemos comparar a eles , se bem que eles também sejam enterrados na terra como nós e "aparentemente " nós tenhamos o mesmo destino.


Nós podemos ter o triste destino destes animais considerados inferiores, assim como podemos ter um fim totalmente diferente, e o melhor de tudo , é que agora, depois que JESUS veio morrer por nós, para nos resgatar, o melhor de tudo , dizia eu, é que está únicamente nas nossas mãos decidir qual destes dois destinos queremos para nós : queremos únicamente viver , com mais ou menos empenhamento, com uma dose maior ou menor de alegria , com mais ou menos bondade, com maior ou menor disponibilidade e por aí adiante, e depois morrer com o sentimento de que foi tudo em vão, de que tudo não passou de um fogo fátuo, ou queremos realmente morrer sem medo, porque esperançosos, porque sabedores e conhecedores das verdades proferidas por Jesus e prometidas a todos os homens de boa vontade. Por isso vos digo que há pessoas que quando morrem são realmente dignas de serem choradas, pois não compreenderam o que JESUS veio fazer a esta terra por elas, não acreditaram ou nunca se interessaram pelas promessas de vida eterna, pela possibilidade de existir uma nova vida para lá dos grilhões da morte , enquanto outras há que enfrentam a morte com serenidade, sendo que até é aguardada ansiosamente por alguns que cada vez menos encontram consolo nesta terra, antro de calamidades , pois sabem que esta terra nada mais foi que um lugar de passagem , nela apenas foram "peregrinos errantes " em busca da perfeição .













CONSELHOS DO LIVRO DE " ECLESIASTES"
( Livro Bíblico do Velho Testamento )



Quando a Deus fizeres algum voto,não tardes em cumpri-lo.O que votares paga-o, pois Deus não se agrada dos tolos ( dos inconscientes).
Vale mais não fazeres votos, do que fazê-los e não os cumprires. ( Ou seja: (Não faças votos a Deus que não possas cumprir ) .
Não consintas que a tua boca faça pecar a tua carne , dizendo disparates ( vaidades ), que não agradam a Deus . Antes, teme-O.
Diante do Senhor teu Deus, não te apresses pois a falar inopinadamente
(impensadamente) , pois quem és tu que estás na terra, ( ou seja, quem és tu, um simples mortal), comparado com o Senhor teu Deus que está nos Céus? Vale mais que sejam poucas e conscenciosas as tuas palavras do que ao invés : muitas e impensadas.
( Livro de Eclesiastes 5 )
Melhor é a mágoa do que o riso, porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração.
Melhor é o paciente de espírito do que o altivo de espírito.
Não te apresses no teu espírito a irar-te, porque a ira repousa no íntimo dos tolos .
Atenta para a obra de Deus , quem poderá modificar o que Ele fez de determinada maneira?
( Quem poderá endireitar o que Ele fez torto?)
( Livro de Eclesiastes 7 )

domingo, 31 de janeiro de 2010



                    *** JESUS , PRÍNCIPE DA LUZ ***



JESUS, PRÍNCIPE DA LUZ
E TAMBÉM " MIGUEL",
E TAMBÉM " EMANUEL" * ,


TRAVASTE NO INÍCIO, NOS CÉUS,
UM FERO COMBATE COM AS FORÇAS DAS TREVAS,
O SÉQUITO DAS " FORÇAS DO MAL",
DE SEGUIDA EXPULSAS NA TERRA


SIM PRÍNCIPE, FILHO DO PAI,
VIESTE CUMPRIR A TUA MISSÃO ENTRE OS HOMENS
E AO ASCENDERES DE NOVO AOS CÉUS,
OUTRO CONSOLADOR NOS DEIXASTE,
O " ESPÍRITO SANTO"


CRISTO , QUE TROUXESTE CONTIGO O "AMOR",
FOI EM TI QUE OS HOMENS APRENDERAM
QUE OS SEUS LAÇOS SÃO MAIS FORTES
QUE OS DA COMPAIXÃO OU DA " DOR"


PAI, FILHO E ESPÍRITO,
TRÊS ENTIDADES ,
COMO SE DE UMA SÓ
SE TRATASSE ,
EM "UNIÃO", EM "COMUNHÃO",
COM UMA IMUTÁVEL LEI
A DA "CONCILIAÇÃO".




B: *EMANUEL = "DEUS CONNOSCO".




HELENA SOUSA
( 12 .01.2010).



        HISTÓRIA DO CRISTIANISMO  "

Segundo a religião judaica, o Messias, um descendente do rei David, iria um dia aparecer e restaurar o Reino de Israel.
Jesus Cristo, um judeu, começou a pregar uma nova doutrina e a atrair seguidores, sendo aclamado como o Messias, mas não foi reconhecido como tal, pela unanimidade dos seus concidadãos. A verdade é que não terá sido o primeiro nem o último a afirmar-se como Messias.  A religião judaica conhece uma longa lista de indivíduos que declararam ser o Messias, que chega inclusivamente até ao séc. XX. Todavia, nenhum deles provocou um impacto histórico e cultural semelhante ao de Jesus Cristo .
Jesus Cristo foi rejeitado, tido por apóstata pelas autoridades judaicas, foi condenado por blasfémia e executado pelos Romanos, acusado de ser um líder rebelde. Os seus seguidores enfrentaram uma dura oposição político- religiosa, tendo sido perseguidos e martirizados pelos líderes religiosos judeus e mais tarde, pelo próprio Estado Romano.
Com a morte e ressurreição de Jesus Cristo, os apóstolos, principais testemunhas da sua vida, reúnem-se numa comunidade religiosa composta essencialmente por judeus e centrada na cidade de Jerusalém. Esta comunidade praticava a comunhão dos bens, celebrava a " partilha do pão " em memória da última refeição tomada por Jesus e administrava o baptismo aos novos convertidos. A partir de Jerusalém, os apóstolos partiram para pregar a nova mensagem, anunciando a nova religião aos que eram rejeitados pelo judaísmo oficial. Assim, Filipe prega aos Samaritanos, o " eunuco" da raínha da Etiópia é baptizado, tal como o centurião romano, Cornelius ( Cornélio). Em Antioquia, os discípulos abordam pela primeira vez os " pagãos e passam a ser chamados de " cristãos".
Paulo de Tarso não se contava entre os apóstolos originais, era sim, um zeloso judeu que inicialmente perseguiu acérrimamente, os primeiros cristãos. No entanto, veio a tornar-se um dos maiores seguidores de Cristo e um dos maiores missionários, depois de Cristo lhe  ter falado a caminho de Damasco. Tendo- lhe tirado a vista temporáriamente, quis saber a razão da perseguição movida contra Ele e  contra os seus seguidores. A verdade é que este homem, Saulo de Tarso , se viria a converter no apóstolo Paulo, grande defensor de Cristo. Várias epístolas ( cartas ) do "Novo Testamento", foram escritas por ele ou pelos seus colaboradores , sendo o caso do evangelho de Lucas e dos Actos dos Apóstolos.
Paulo vai afirmar que Jesus é o Messias profetizado  no " Velho Testamento" e que a salvação já não dependia das leis descritas na " Torá " , mas sim , da fé em Cristo. Entre os anos 44 e 58, fez três grandes viagens missionárias que levaram a nova doutrina aos "gentios " e judeus da Ásia Menor e de vários pontos da Europa.
De notar que através da influência do apóstolo Paulo,o Cristianismo
reteve das doutrinas judaicas apenas aquilo que era atraente, sem adoptar as peculiaridades às quais os gentios não conseguiriam se habituar .










































                   
Ainda em relação ao amor dos filhos para com os pais, vou dar-vos a conhecer um poema que não é da minha autoria, mas penso traduzir assaz bem, a triste realidade dos nossos dias . Infelizmente, estes pensamentos traduzidos em poema, dizem respeito a muitas e muitas situações que na maioria das vezes ocorrem por egoísmo, por falta de generosidade mas sobretudo, por falta de gratidão.
OS FILHOS TÊM PAIS OS PAIS NÃO TÊM FILHOS!
Os filhos têm pais
Quando são pequeninos
Os pais não têm filhos
Quando são velhinhos.
Os filhos não têm tempo;
Com o tempo se desculpam
Quando eu sou culpado,
E tenho toda a culpa.
Os pais fazem
Das tripas coração;
Para que não falte
Na mesa o pão.
Tanto amor dão os pais aos meninos!
Não dão tanto amor
Os filhos aos pais
Quando são velhinhos.
E eu não sei porquê,
Porque o receberam
Pergunto volto a perguntar?
Porque os seus filhos não sabem amar?
Que mundo construímos
Com o nosso suor?
Se calhar não é o melhor...
Eu vou fazer o meu melhor!
Porque o amor é para se dar!
Não é para se negar
Quem é que o dispensa?
Nem mesmo, o que não sabe amar !





Genoveva Santos



                                            MÃE
           
    
MÃE !
VEM OUVIR A MINHA CABEÇA CONTAR HISTÓRIAS RICAS QUE AINDA NÃO VIAJEI !
MÃE ! 
PASSA A TUA MÃO PELA MINHA CABEÇA !
EU AINDA NÃO FIZ VIAGENS E A MINHA CABEÇA NÃO SE LEMBRA SENÃO DE VIAGENS !
MÃE !
ATA AS TUAS MÃOS ÀS MINHAS E DÁ UM NÓ- CEGO MUITO APERTADO !
EU QUERO SER QUALQUER COISA DA NOSSA CASA. COMO A MESA. EU TAMBÉM QUERO TER UM FEITIO QUE SIRVA EXACTAMENTE PARA A NOSSA CASA, COMO A MESA.
MÃE !
PASSA A TUA MÃO PELA MINHA CABEÇA!
QUANDO PASSAS A TUA MÃO NA MINHA CABEÇA É TUDO TÃO VERDADE !


 ALMADA NEGREIROS
 IN : " A INVENÇÃO DO DIA CLARO "