sexta-feira, 22 de abril de 2011

CARTA AOS LEITORES DO MEU BLOGUE


Queria agradecer a todos quantos visitam o meu blogue e leêm os meus artigos. No entanto tenho de dizer algo que já há algum tempo vos queria transmitir.  É que não compreendo, sinceramente não compreendo, como é que num blogue que já reúne tantos artigos, a maioria dos meus leitores , os que mais me visitam, apenas se interessem por um dos artigos que eu escrevi,  "entre quatro do mesmo tipo ".  Não consigo realmente entender como é que todos esses leitores, apenas se dediquem a ler o artigo intitulado : "A Santa Inquisição " - Uma das maiores heresias da Igreja.
Pergunto-me : Não sabiam da existência da Inquisição ? Não sabiam qual era o seu ofício e o objectivo do seu aparecimento ? Já agora, porque não lêem também os outros três artigos relacionados com este  primeiro ? É que na realidade , são quatro partes do mesmo artigo,  quatro  partes,  não apenas uma !
Quero também realçar, que o meu blogue se intitula " Resistentes com Cristo " , ou seja, não é um blogue de " fait - divers", embora os contenha, porque eu falo um pouco de tudo. O que eu quero salientar , é que apesar do título que eu dei ao meu blogue , ser :
" Resistentes com Cristo ", constatar que quase ninguém se preocupa ou perde tempo, em querer saber quem  foi Jesus Cristo, afinal , o " leit- motif " do meu blogue. Sim, Jesus, Aquele que foi muito maior do que os simples e maravilhosos humanos de que eu falo no meu blogue . Muito maior que Nicholas Winton, muito maior que Oskar Schindler, muito maior que Irena Sendler, enfim, muito maior que  todos os que possam ter existido ou  alguma vez venham a existir.
Quero-vos dizer que se eu falo deste tipo de pessoas , é porque quero dar a conhecer propositadamente, aquelas pessoas  que reúnem  um certo " perfil" , e este perfil é o de se preocuparem com o seu próximo, tal como Jesus o Mestre, nos ensinou a fazer . É Dele que devemos  querer aprender tudo, é por Ele  e  por causa Dele, que o meu blogue existe.
O meu blogue existe para falar do que é o verdadeiro Cristianismo. Se houve pessoas capazes de actos extremamente heróicos em favor do seu próximo, é porque tinham Cristo no seu coração, eram seres especiais , e foi Cristo quem os guiou, quem os motivou , foi Ele a sua luz , o seu guia ! Reparem que todos os meus artigos estão de um modo ou doutro , relacionados com Jesus, por isso é que me admira tanto, que ninguém se interesse em procurar artigos específicos sobre Ele ! Não se esqueçam que Ele é luz, é vida, em oposição às trevas, ao mal ! Se existiu a Inquisição , é porque também existem as forças do mal, contra as quais temos de lutar, porque estão por toda a parte.  A Inquisição e todo o mal deste mundo , são obra de Satã , ou Satanás , o demónio das trevas, o anjo caído, responsável por todo o mal que nos rodeia, pelas guerras , pela incompreensão, pelo ódio, pela raiva , por todo o tipo de delitos, pelo facilitismo, pela corrupção, pela injustiça, pelo engano, por toda a imoralidade que reina no mundo de hoje.
Experimentem ler a belíssima carta em que é feito o retrato físico e moral da figura de Jesus e que vem já a seguir a esta carta que vos escrevo! Experimentem ler esta belíssima e verdadeira declaração, que nos fala de como era o nosso querido Jesus , aquando do seu ministério nesta terra, ministério que durou três anos ( desde os trinta, aos trinta e três anos, quando foi morto , por crucifixão), e vejam que belíssimas verdades podemos aprender sobre Ele.
É certo que é bom sabermos um pouco de tudo, ler sobre a Inquisição, sobre a Segunda Guerra Mundial, etc... etc...  eu própria gosto de ler sobre tudo , apenas me entristece que os leitores do País que mais me visita,  só leiam na sua maioria o tal  artigo sobre a Inquisição ( embora os meus leitores tenham liberdade para lerem o que quiserem), quando o meu blogue não foi feito para falar expressamente da Inquisição mas sim, para falar de Cristo, quer directamente, quer indirectamente . Todos os artigos de que eu falo apontam para os Seus ensinamentos, para a Sua vontade, por isso  entristece-me que ninguém se preocupe em saber quem Ele foi de verdade, que ninguém se interesse em conhecer as " verdades bíblicas".
É preciso que  acima de tudo compreendamos, que vivemos nos últimos dias, que estamos nos tempos do " Fim " e que temos de tentar saber separar o trigo do joio , para que não sejamos enganados por falsas verdades.
Basta irmos ao cinema , para ver qual é o tema predominante em quase todos os filmes a que assistimos : A luta entre o Bem e o Mal. Estão sempre em jogo, as forças do Bem e as forças do Mal, sempre ! Mas temos que aprender mais sobre as forças do Bem para sabermos como rejeitar as forças do mal, temos de aprender a não pôr os interesses humanos, o próprio homem, acima das coisas de Deus.

Helena Sousa






RETRATO FÍSICO E MORAL DE JESUS FEITO NO SEU TEMPO PELO SENADOR ROMANO PÚBLIO LÊNTULUS


Carta do Senador Públio Lêntulus ao imperador Tibério César.
Esta carta descreve as caracterísicas físicas e morais de Jesus, tal e qual como os homens daquela época o viam.

"Sabendo que desejas conhecer quanto vou narrar, existindo nos nossos tempos um homem, o qual vive actualmente de grandes virtudes, chamado Jesus, que pelo povo é inculcado o profeta da verdade, e os seus discípulos dizem que é filho de Deus, criador do céu e da terra e de todas as coisas que nela se acham e que nela tenham estado; em verdade, ó César, cada dia se ouvem coisas maravilhosas desse Jesus: ressuscita os mortos, cura os enfermos, em uma só palavra: é um homem de justa estatura e é muito belo no aspecto, e há tanta majestade no rosto, que aqueles que o vêem são forçados a amá-lo ou temê-lo.
Tem os cabelos da cor da amêndoa bem madura, são distendidos até às orelhas, e das orelhas até as espáduas, são da cor da terra, porém mais reluzentes. Tem no meio de sua fronte uma linha separando os cabelos, na forma em uso dos nazarenos, o seu rosto é cheio, o aspecto é muito sereno, nenhuma ruga ou mancha se vê em sua face, de uma cor moderada; o nariz e a boca são irrepreensíveis.
A barba é espessa, mas semelhante aos cabelos, não muito longa, mas separada pelo meio, o seu olhar é muito afectuoso e grave; tem os olhos expressivos e claros, o que surpreende é que resplandecem no seu rosto como os raios do sol, porém ninguém pode olhar fixo o seu semblante, porque quando resplandece, apavora, e quando ameniza, faz chorar; faz-se amar e é alegre com gravidade.
Diz-se que nunca ninguém o viu rir, mas, antes, chorar. Tem os braços e as mãos muito belos; na palestra, contenta muito, mas fá-lo raramente e, quando dele alguém se aproxima, verifica-se que é muito modesto na presença e na pessoa.
É o mais belo homem que se possa imaginar, muito semelhante à sua mãe, a qual é de uma rara beleza, não se tendo, jamais, visto por estas partes uma mulher tão bela, porém, se a majestade tua, ó César, deseja vê-lo, como no aviso passado escreveste, dá-me ordens, que não faltarei de mandá-lo o mais depressa possível. De letras, faz-se admirar de toda a cidade de Jerusalém; ele sabe todas as ciências e nunca estudou nada.
Caminha descalço e sem coisa alguma na cabeça. Muitos se riem, vendo-o assim, porém em sua presença, falando com ele, tremem e admiram-no.
Dizem que um tal homem , nunca fora ouvido por estas partes. Em verdade, segundo me dizem os hebreus, não se ouviram, jamais, tais conselhos, de grande doutrina, como ensina este Jesus; muitos judeus o têm como Divino e muitos me querelam, afirmando que é contra a lei de Tua Majestade . Na verdade, sou grandemente molestado por estes malignos hebreus.
Diz-se que este Jesus nunca fez mal a quem quer que seja, mas, ao contrário, aqueles que o conhecem e que com ele têm praticado, afirmam ter dele recebido grandes benefícios e saúde, porém à tua obediência estou prontíssimo, aquilo que Tua Majestade ordenar será cumprido.
Vale, da Majestade Tua, fidelíssimo e obrigadíssimo...
Públio Lentulus, presidente da Judéia Lindizione setima, luna seconda.”


Este documento foi encontrado no arquivo do Duque de Cesadini, em Roma. Esta carta, onde se faz o retrato físico e moral de Jesus, foi mandada de Jerusalém ao imperador Tibério César, em Roma, no tempo de Jesus.