quarta-feira, 8 de junho de 2011

A TRISTE HISTÓRIA DE ANNE FRANK E DA SUA FAMÍLIA





                     Morreu Miep Gies
          A guardiã do diário de Anne Frank



Durante dois anos, entre 1942 e 1944 , a jovem Anne Frank e a sua família viveram escondidas num anexo da loja do pai, Otto Frank, em Amesterdão. A família foi ajudada por um grupo de amigos, entre os quais Miep Gies, que lhes forneciam comida e outros bens de primeira necessidade. Quando a polícia Nazi os encontrou, os oito clandestinos foram imediatamente deportados, sendo que Anne Frank e a irmã acabaram por morrer de tifo , no campo de concentração de Bergen-Belsen.
Foi Miep Gies quem guardou o diário que Anne Frank tinha escrito durante o período em que esteve escondida e que, em 1947, o devolveu a Otto Frank, pai de Anne e o único sobrevivente, do grupo de oito pessoas do anexo .
'O Diário de Anne Frank' tornou-se um dos livros mais vendidos em todo o mundo. Desde então, Miep Gies tem viajado por vários países para dar palestras sobre Anne Frank e sobre a sua experiência, decidida a preservar a memória daqueles que morreram na Segunda Guerra Mundial.


 
12 Janeiro 2010




















terça-feira, 7 de junho de 2011

O SEGREDO




 Uma criança disse para outra: O meu pai disse-me que eu sou enormemente maravilhoso !
Eu pergunto-me se o sou verdadeiramente .
Para ser enormemente maravilhoso...
Sara disse-me que tinha de ter bonitos, longos e louros cabelos como os dela. Eu não os tenho.
Para ser enormemente maravilhoso...
João disse-me que tinha de ter dentes brancos e perfeitamente direitos como os seus. Eu não os tenho.
Para ser enormemente maravilhoso...
Jéssica disse-me que não devia ter aquelas pequenas manchas castanhas na cara, que se chamam sardas. eu tenho-as.
Para ser enormemente maravilhoso...
Marco disse-me que tinha de ser o aluno mais inteligente da classe. Eu não o sou.
Para ser enormemente maravilhoso...
Afonso disse-me que tinha de saber dizer as piadas mais engraçadas da escola. Eu não sei fazer isso.
Para ser enormemente maravilhoso...
Laura disse-me que tinha de viver no bairro mais rico da cidade e na casa mais bonita. Eu não posso viver aí.
Para ser enormemente maravilhoso...
Pedro disse-me que tinha de vestir as toilletes mais bonitas e mais elegantes e calçar os sapatos que estão mais na moda. Eu não posso usar essas coisas.
Para ser enormemente maravilhoso... 
Daniela disse-me que teria de pertencer a uma família perfeita. Não é o meu caso.
Mas, cada noite, quando chega a hora de dormir, o meu pai abraça-me fortemente e diz-me : " Tu és enormemente maravilhoso e eu quero-te muito ".
O meu pai deve saber " qualquer coisa" , que os meus amigos não sabem.
Este maravilhoso texto de Bruno Ferrero, serve na perfeição para ilustrar o imenso amor que o nosso bom Deus tem por nós. De facto, para Deus nos amar a todos sem excepção, não é preciso sermos os mais belos, os mais inteligentes, os mais  bem sucedidos , enfim, como se costuma dizer , " a cereja no topo do bolo " . Se pensarmos bem no que nós somos, bastará para tal subir a um prédio bastante alto e olhar cá para baixo para os traseuntes. Como é que nós os vemos? Como pessoas , ou mais com o aspecto de formiguinhas ? Sejamos sinceros , como é que os vêmos ? Será que os vêmos da mesma forma como quando estão a 5 metros de nós? Ou agora assemelham-se apenas a pequeninos pontos perdidos no Universo?
Não era assim que Deus , nos poderia ver? Como  umas simples formiguinhas ou apenas como uns pontinhos perdidos no Universo ? Ele, o Criador de tudo quanto existe ao cimo e debaixo da terra ? E no entanto não é assim que Ele nos vê ! Não é formidável , que criaturas tão pequenas, tão cheias de defeitos, tenhamos tanta importância para o nosso Criador, que permitiu que o seu único filho viesse à terra para nos salvar ? 
É motivo para pensar, não é ?



Helena Sousa