quinta-feira, 5 de maio de 2016

SETE GRANDES PECADOS


Resultado de imagem para sete pecados mortais

     A saúde do corpo é muito importante, mas existe também uma saúde espiritual. Até costumamos  "orar" a Deus, para que nos dê saúde, tanto da alma, como do corpo. 
sete grandes pecados que são prejudiciais para o nosso corpo e para a alma, razão pela qual devemos tentar eliminá-los das nossas vidas.
       A Soberba ou a Vaidade: 
    Não se ser soberbo/ orgulhoso, consiste em se ser discreto e humilde. Devemos tentar evitar todas as atitudes arrogantes, cuja finalidade é a de humilhar os outros, e mostrar que estamos acima deles. Não devemos ser vaidosos em excesso.
      Avareza : 
     Não se ser avarento, consiste em não termos o coração apegado aos nossos bens, estarmos disponíveis para partilhar o muito que possuímos, pelos pobres e pelos necessitados.
       A Luxúria :
      Não se deixar envenenar pela luxúria, consiste em viver a nossa sexualidade de um "modo humano" e não ( de modo nenhum) de um modo animalesco, que é o que se passa no mundo de hoje. Chegámos ao ponto,  por muito incrível que pareça , de vivermos a nossa sexualidade como se de meros animais se trate. sem respeitarmos nem o nosso corpo, nem o corpo do outro, sem nos sabermos " dar ao respeito ", no que concerne ao uso que damos ao corpo. O nosso corpo é nada mais nada menos, que um  "santuário" repito : " Um santuário ", ou seja que Deus quer que cuidemos do nosso corpo, que não nos   " abandalhemos" ( passo a expressão ), que  saibamos incutir nos outros, o respeito por nós, e pelo nosso corpo. O que se passa hoje em dia, é que a maioria das pessoas  aparentam ser  uns grandes senhores/ as, na rua , e depois na intimidade de um qualquer  quarto obscuro, têem uma conduta depravada, animalesca, ignóbil ,em nada distante, da atitude do homem/mulher das cavernas, e em última análise dos animais selvagens, irracionais.
        A Ira : 
        Não se irar, consiste em controlar os ímpetos de cólera. Em tais situações , é urgente, não nos deixarmos envenenar pelo ódio. É preciso respirar fundo, dominar as palavras, evitando qualquer tipo de fúria que apenas serve para nos roubar a paz.
         A Gula :
        Não se ser guloso, é muito mais do que evitar comer doces. Também consiste, em dominar os " excessos na alimentação", tendo uma atitude sóbria , pois a verdade, é que " não vivemos apenas, para comer " .
         A Inveja:
       Não se ser invejoso, consiste em sentirmos alegria pelo sucesso dos outros , sabendo também reconhecer os nossos sucessos. Aliás, se formos felizes pelos nossos " sucessos ", já é meio caminho andado, para sermos felizes com o " sucesso dos outros".
         A Preguiça:
         Não se ser preguiçoso, consiste básicamente em: " Não deixar para amanhã, o que podemos fazer hoje ". Mas é claro, que é muito mais do que isto. Não se  ser preguiçoso, consiste em tentar levar a cabo os projetos que idealizámos na nossa mente, ou seja, não os deixar ficar apenas na nossa mente, até que se tornem completamente inuteis, obsoletos . Devemos ter um sentido prático, ou seja, pôr na prática tudo aquilo de bom, que nos propusemos fazer, tal como : exercício físico sempre adiado, participação ativa na sociedade, através de um bom projeto, de uma atividade interessante,enfim, de algo criativo. Cultivar as boas amizades, e a nós, lendo livros bons em vez de lixo,( em vez de literatura de cordel / cor-de -rosa ), livros que nos ensinem algo, que nos enriqueçam, partindo p/a o conhecimento de novos talentos nos mais diversos campos culturais.
E pronto, por agora despeço-me esperando que ponham em prática tudo o que de bom se pode tirar deste artigo.

Helena Sousa