sábado, 7 de maio de 2011

A HISTÓRIA DO RELÓGIO

                                
                          O RELÓGIO

Certa vez, um relógio começou a preocupar-se . Dizia :
- Tenho de bater uma vez por segundo, 60 vezes por minuto, 3.600 vezes por hora, 86.400 vezes num dia , e 31.536.000 vezes num ano! Meu Deus, em 10 anos terei de bater 315.360.000 vezes!
Ah , não posso ! É demais ! 
Ficou desesperado.
De repente, num lampejo de sabedoria, reflectiu melhor e, mais calmo disse :
-Não posso bater já 315.360.000 vezes, mas posso perfeitamente dar uma pequena pancadinha cada segundo .
Foi o que fez tranquilamente.
Já lá vão muitos anos desde que começou a dar a pequena pancadinha cada segundo. Continua sem cessar, sente-se feliz e útil a muitas pessoas que, todos os dias , olham para ele.
A lição desta história é evidente. Cada um de nós deve preocupar-se verdadeiramente com aquilo que tem a fazer a cada instante, em cada dia, sem se deixar angustiar com o que vem depois , com o dia de amanhã. Basta cada minuto, cada hora e cada dia com as suas preocupações . E o amanhã ? Não será certamente tão trágico como por vezes imaginamos ao ponto de nos roubar o sono. Pode até trazer-nos muitas alegrias , e mesmo que algo de mal nos aconteça, Deus está lá, para velar por nós, se nós aprendermos a confiar Nele e deixar que Ele conduza as nossas vidas.  Se tivermos verdadeira fé no seu amor e poder , nada nos faltará , e isso é tudo quanto nos basta ! Diz-nos a palavra do Senhor no livro de S. Mateus , capítulo 6, nos versículos 26 a 34 : " Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros ; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor que elas?
E qual de vós , com todos os vossos cuidados poderá acrescentar ( subentende-se : mesmo que o quisesse ), um côvado à sua estatura?
E quanto ao vestido ( o vestir ) porque andais solícitos / preocupados ? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem e não trabalham, nem fiam. E Eu vos digo, que nem mesmo o rei Salomão em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
Não andeis pois inquietos , dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos ?  Decerto, o vosso Pai celestial , bem sabe  que necessitais de todas estas coisas.
Buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. E não vos inquieteis pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã, cuidará de si mesmo " .

( Bíblia Sagrada - Tradução de João Ferreira de Almeida ).
Helena Sousa