segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

OTTO WEIDT


O alemão Otto Weidt, um herói silencioso

Otto Weidt foi um inimigo declarado dos nazis e um ativo lutador contra a ditadura de Hitler. Este empresário alemão , demonstrou que com vontade  e coragem , era possível resistir e salvar alguns inocentes.

Otto Weidt , fabricava escovas de dentes  e  salvava  inocentes durante a ditadura nazi.
Em príncipios de 1940, Otto Weidt fundou uma empresa  num prédio por cima do qual, se encontra  hoje, o " Museo Alemão", no centro da  capital de  Berlim. Os produtos ali fabricados não podiam ser mais comuns: escovas e em particular, escovas de dentes . Mas o mais importante eram os seus trabalhadores: cidadãos judeus cegos, mudos ou incapacitados , que Weidt recrutava para os arrancar às garras da GESTAPO, a polícia nazi. 

" Um ato de humanidade "

Weidt tentou, por todos os meios, proteger os seus trabalhadores da perseguição e  da deportação. Durante largos meses , famílias completas encontraram refúgio nas instalações da sua fábrica, ainda que algumas   tenham sido  descobertas por comandos nazis.
Uma exposição permanente do Museu Alemão , mostra  e honra , a valente atitude de Otto Weidt. 
Já desde 1999 que o dito centro expõe documentação sobre a singular história da fábrica de escovas em geral e  de escovas de dentes em particular.
A abertura, por estes dias, de uma mostra permanente, apresentou novos detalhes acerca da vida de Weidt e de toda a rede de amigos construída para salvar judeus na cidade de Berlim dos  anos 30 - 40, onde rondava a perseguição e o  medo de se ser  denunciado pelo simples facto de não se ser nem nazi, nem ariano.
Os importantes esforços de Otto Weidt provam que “ era possível resistir ao regime ditatorial , mesmo tratando-se de  uma pessoa aparentemente sem poder”, diz- nos  Bernd Naumann, o  delegado federal para a cultura. 

"Um pequeno Schindler"
 Rua Rosenthaler  nº  39 , que alberga a mostra sobre Otto Weidt.
A história dos esforços de Weidt contem  matizes da conhecida historia do industrial Oskar Schindler, o qual  com extensas listas de judeus em mãos, e com o  argumento de que necessitava de todos eles  para poder cumprir as exigências de produção do regime, conseguiu evitar que muitas pessoas tivessem sido  enviadas para os
" duches "  que as envenenariam para acabarem nos fornos crematórios dos campos de concentração.
O famoso filme : “ A  lista de Schindler ” plasmou  em celulóide essa história de coragem cívica e de  humanidade.

“Heróis silenciosos”

Weidt foi sempre alguém que evitou inclusivamente,ser  incluído nos batalhões da Primeira Guerra Mundial, alegando que tinha problemas de ouvido.Mais tarde,a sua fábrica da Rua  Rosenthaler nº 39, haveria de fornecer ao  exército de Adolfo Hitler, todo o tipo de escovas e de escovas de dentes, artigos estes declarados “essenciais”. Este importante ofício, concedia a Weidt , uma  certa segurança para acudir e interceder perante as autoridades e falsificar identidades que levaram a que tivesse conseguido  salvar  27 pessoas.

A  periodista e escritora, Inge Deutschkron, foi uma das pessoas que foram salvas do Holocausto por  Otto Weidt.
Os atos humanitários de Weidt e dos  seus amigos 
foram esquecidos durante décadas na Alemanha.
Apenas na década dos anos 90,  e  graças à 
periodista e escritora, Inge Deutschkron, se soube algo  mais acerca da vida de Weidt.
Deutschkorn ,  hoje com  84 anos,  trabalhou  como
secretária na fábrica de escovas de Weidt , nos  anos 
quarenta. 
Otto Weidt, faleceu em 1947 . Inge Deutschkron deixou-nos
a obra : " Permaneceram na Sombra " , onde faz justiça 
ao homem que lhe salvou a vida e que ficou tanto tempo 
no anonimato.

Helena Sousa