quinta-feira, 26 de junho de 2014

EGOCENTRISMO




   " Ego " é uma palavra de origem latina que significa " eu "
  " Ego",  está na origem de palavras feias como " egoísmo " e "ego - centrismo "
   Havia um homem rico que teve uma abundante colheita. Pôs-se a pensar , dizendo consigo : " Que hei-de eu fazer, uma vez que não tenho onde guardar a minha colheita ? Vou deitar abaixo os meus celeiros e construir outros maiores . Lá eu guardarei o meu trigo e todos os meus bens. Depois de ter tantos bens em depósito para muitos anos, passarei a vida a descansar, a comer, a beber e a regalar-me .
   Nessa mesma noite, Deus disse-lhe :
   - Insensato . Nesta mesma noite, vai ser reclamada a tua vida. E tudo o que acumulaste, para quem será ? ( Lucas 12, 16-20 ).
   Nesta pequena parábola contada por Jesus, aparecem várias vezes as palavras " eu " , " meu " e  " minha " . É a história do homem insensato , preocupado apenas consigo próprio e com os seus bens. É o homem que só se vê a si próprio, ao seu ego e aos seus muitos bens.
   Este egocentrismo é como uma nuvem que o cega e o impede de ver os outros. Trata-se de uma atitude mesquinha.
   Quanto mais crescemos na fé, mais descobrimos que somos todos chamados a viver como irmãos . Toda a nossa vida, é uma luta entre o nosso instinto egoísta e o apelo para olhar para os outros como irmãos a amar , com os quais se devem partilhar os bens. 
   Para os verdadeiros cristãos, este apelo ao amor concreto ,  leva-nos a falar de " nós " em vez do " eu " . Trata-se de pôr em prática algo de muito grande ! 
   É que Deus é AMOR .