sábado, 1 de fevereiro de 2014

NÃO JULGUEIS , PARA NÃO SERDES JULGADOS !





       Um lenhador não encontrava o seu machado preferido. Procurou por toda a parte mas em vão . Começou então a pensar que alguém lho tinha roubado. Precisamente nesse momento , olhou pela janela e viu que passava por ali um jovem da sua rua. 
      Disse então para consigo : " Aquele rapaz tem mesmo ares de ser um ladrão de machados . E tem também os olhos e os cabelos de um ladrão de machados". Convencido de que tinha sido ele o ladrão, deixou de procurar o seu machado.
      Alguns dias depois , o lenhador , ao limpar a sua casa, viu o seu machado preferido debaixo de um sofá.
Contente por o ter encontrado, foi até à janela respirar de alívio.
Precisamente nesse momento, passava por ali o mesmo jovem da sua rua. Disse então para consigo: " Aquele rapaz não tem ares de ladrão de machados ! Tem até os olhos e o cabelo de bom rapaz ! "
 O lenhador julgando que lhe tinham roubado o machado, colocou com toda a facilidade a etiqueta de " ladrão " a esse jovem que passava por ali. Julgou-o com toda a facilidade , como se fosse um juiz . Felizmente, mais tarde, com olhos novos, tirou-lhe essa etiqueta de ladrão e vendo-o como sendo afinal um bom rapaz, pensou bem dele. 
Jesus Cristo disse aos seus discípulos : " Não julgueis e não sereis julgados . Não condeneis e não sereis condenados ", pois Deus vos há-de julgar, com o mesmo critério que tiverdes utilizado nas vossas vidas , para julgar os outros. 
Jesus , durante a sua vida nesta terra, ensinou-nos que não devemos julgar ninguém levianamente , para o que  Ele próprio deu o exemplo , tendo-se sempre recusado a julgar os outros . Ensinou-nos sim, a sermos compreensivos uns para com os outros , e a fazer os possíveis para perdoar,  em vez de condenar.















quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

OS OURIÇOS



    Uma família de ouriços instalou-se na floresta. Tudo corria bem, até que chegou o inverno. Cada vez fazia mais frio e os ouriços tiritavam todo o dia. De noite não conseguiam dormir.
 Começaram a andar muito nervosos, pois o sono é muito importante para todas as criaturas. Uma tarde, para lutar contra o frio de inverno, decidiram apertar-se uns contra os outros para ficarem mais quentinhos , mas afastaram-se imediatamente. Ao tocarem-se, feriram-se nos picos uns dos outros.
  Timidamente, aproximaram-se outra vez, mas voltaram a picar-se em algumas partes do corpo. Por isso, afastaram-se de novo uns dos outros. 
   Mas, porque o frio os atormentava, era preciso encontrar uma forma de se juntarem sem se ferirem. Então, muito suavemente, os ouriços foram-se aproximando, cada qual baixando os seus picos. Com "mil cuidados ", tinham encontrado a posição exacta. O vento frio da noite já não os incomodava. Podiam dormir quentinhos e juntinhos.

Todas as pessoas têm picos: a agressividade, o orgulho, o egoísmo. Somos convidados a viver juntos sem nos ferirmos, sentindo o suave calor da amizade.