quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

OS OURIÇOS



    Uma família de ouriços instalou-se na floresta. Tudo corria bem, até que chegou o inverno. Cada vez fazia mais frio e os ouriços tiritavam todo o dia. De noite não conseguiam dormir.
 Começaram a andar muito nervosos, pois o sono é muito importante para todas as criaturas. Uma tarde, para lutar contra o frio de inverno, decidiram apertar-se uns contra os outros para ficarem mais quentinhos , mas afastaram-se imediatamente. Ao tocarem-se, feriram-se nos picos uns dos outros.
  Timidamente, aproximaram-se outra vez, mas voltaram a picar-se em algumas partes do corpo. Por isso, afastaram-se de novo uns dos outros. 
   Mas, porque o frio os atormentava, era preciso encontrar uma forma de se juntarem sem se ferirem. Então, muito suavemente, os ouriços foram-se aproximando, cada qual baixando os seus picos. Com "mil cuidados ", tinham encontrado a posição exacta. O vento frio da noite já não os incomodava. Podiam dormir quentinhos e juntinhos.

Todas as pessoas têm picos: a agressividade, o orgulho, o egoísmo. Somos convidados a viver juntos sem nos ferirmos, sentindo o suave calor da amizade.

     

2 comentários:

  1. Mensagem muito bonita Helena, obrigada por teres partilhado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu, " Doce Lugar " : querida Grazi . As mensagens que tu publicas , são também elas muito gratificantes.

      Eliminar