domingo, 9 de janeiro de 2011

IMPORTANTE APONTAMENTO




          IMPORTANTE APONTAMENTO  ( IV )



Bem sei que os prezados leitores deste blogue já se encontrarão  cansados de ouvir falar do papel e das vilanagens cometidas pelo Tribunal do Santo Ofício, tudo  em nome de Deus, claro está ! Mas nunca poderia terminar este assunto nefasto, sem abordar um assunto conhecido por todos vós :  o assunto da  terrível  " Caça às Bruxas ".
Foi com o  papa que reinou entre 1227 e 1241 que os Inquisidores começaram a ver bruxas em toda a parte, falando da existência de centenas e centenas, em cada vila ou cidade . Recaíam sobre estas falsas bruxas - que eram  pessoas normalíssimas - , acusações relacionadas com o facto de o Inverno se prolongar mais que o habitual, ou o facto de as colheitas terem sido escassas . Tudo o que acontecia de mal,  fosse uma " queda de granizo", uma trovoada prolongada, um "caso de infertilidade ",  ou uma "doença prolongada ou mesmo incurável " , era atribuído a poderes singulares que estas mulheres teriam. Bastava a um Inquisidor não simpatizar com uma mulher, achá-la antipática ou altiva ,  constatar que não se submetia aos seus intentos , que era dona de uma beleza, excessiva ou excessivamente rica para verem nisto, a mão   do diabo. 
O papa de então, nomeiou  para conduzir o processo da caça às bruxas, um  religioso, oriundo da povoação alemã de Marburgo, de nome Conrad , que através das mais horríveis torturas conseguia obter as confissões pretendidas,  confissões estas, das mais incriveís que se possam imaginar.
Durante seis anos,  Conrad agiu a seu belo-prazer, até que finalmente foi assassinado,não tendo o processo no entanto, parado. Eram mandadas para a fogueira, mulheres, e  crianças.  Argumentavam que as mulheres e as crianças designadas por eles, estavam possuídas pelo demónio pois que debaixo de tortura, tinham confessado as coisas mais horríveis de  se ouvir, coisas que nem eles, se atreviam a pensar.
Os primeiros Inquisidores verdadeiramente relevantes na " caça " às supostas bruxas, foram os monges, Jakob Sprenger e Heinrick Kramer , autores da obra " Malleus Maleficarum" , pela qual se regiam . Elaborou-se uma vergonhosa tarifa de tortura , que incluía quarenta e nove preços com as respectivas taxas, que as famílias das vítimas ainda tinham de pagar ao torturador. Por exemplo cortar a língua a uma " suposta " bruxa , e deitar-lhe de seguida ferro incandescente na boca, era cinco vezes mais caro que uma simples flagelação. Estes requintes , tinham de ser pagos pela família do/da infeliz.  Depois de torturada, a vítima era finalmente conduzida para a fogueira. Festejava-se o fim destas coisas inanarráveis, com um banquete para  suas Excelências,  o qual também tinha de  ser custeado pelas famílias das vítimas.
Nem me ocorre pensar o que os membros das famílias não sofreriam, se não tivessem dinheiro para pagar as ignóbeis taxas de tortura aos torturadores, ou para pagar os banquetes.
As meninas pequenas , também eram torturadas a fim de se lhes arrancar a verdade que ocultavam , e quando se revelava serem afinal também " bruxas", as suas mães podiam assistir às suas pequenas crianças serem conduzidas  para a forca, enquanto elas , as levavam para a fogueira.
Quantas foram afinal , as mulheres apelidadas de " bruxas" que terminaram na fogueira? As estatísticas são horríveis.
Na Alemanha a " Nelson Encyclopedia ", diz terem sido mais de 100.000 durante cerca de dois séculos. Em Inglaterra , nos trinta e dois anos posteriores à execução de Maria Stuart, pereceram 17.000 mulheres, sendo que nos primeiros oitenta anos do séc. XVI, foram queimadas outras 40.000. A "Chamber Encyclopedia", assinala que em Genebra ( Suiça), foram queimadas 500 supostas bruxas em cerca de três meses. Em Espanha, no tempo do rei FilipeV, pereceram no fogo , cerca de 1600 mulheres, enquanto em Tréveris em poucos anos, foram justiçadas 7.000 mulheres. Nesse mesmo local, no ano de 1586, enviaram para a fogueira mais 118 mulheres , com a acusação  de terem feito sortilégios para que a estação invernal se prolongasse mais que o habitual.
Bem, acho que  vou ficar por aqui quanto à Inquisição, embora muito mais houvesse para dizer, mas creio  ter abordado os principais aspectos .
Horrível como tudo isto pôde acontecer , invocando-se  sempre o nome de Deus e a sua vontade !
Nem tenho comentários ... 
Esses, vou deixá-los a cargo dos que lêem os meus artigos.

Helena Sousa