sábado, 16 de março de 2013

O ABENÇOADO DIA DE " SÁBADO " - UM DIA DIFERENTE




















Resultado de imagem para o dia de guarda do senhor

  Tudo o que existe nos céus e na terra foi criado por Deus num período literal de seis dias. Em Génesis 1 e 2: 3,
( o Primeiro livro da Bíblia ) vemos o primeiro relato de Deus a criar o nosso mundo. No princípio só havia água e o espírito de Deus pairava sobre as águas . 
É Deus quem vai estabelecer através da " palavra " , a divisão entre as águas " de baixo ", e as águas " de cima " . Depois Deus vai fazer a divisão entre o "dia " (a luz) e a " noite " ( as trevas ). Seguidamente vai juntar as águas debaixo dos céus num lugar, e fazer surgir terra seca , vai criar o firmamento com tudo o que nele há, o sol, a lua, as estrelas, os outros planetas , etc..., vai encher os mares e rios de inúmeras espécies de seres vivos e a terra de erva, de todo o tipo de plantas, de toda a espécie de árvores de fruta , de todo o tipo de animais, sendo que no 6º dia, o último dia da criação vai  criar  um  ser  à sua imagem , que  vai fazer  surgir da modelação do pó da terra , soprando o fôlego da vida nas suas narinas - o " homem ". Com os céus, o  firmamento, os mares, a terra, os seres vivos e a criação do homem , Deus concluíu que era tudo muito bom - Génesis : 1: 31 e por isso, descansou no sétimo dia (Sabath), de toda a obra que tinha feito e o abençoou e santificou - Génesis : 2: 2 -3. Mais tarde, Deus viu que não era bom que o homem estivesse só e formou a mulher ( Eva ) de uma das costelas de Adão , depois de o ter feito adormecer , para que fossem ambos uma só carne e osso dos mesmos ossos - Génesis : 2: 21-23. Portanto, no final do 6º dia, a criação estava terminada , Adão e mais tarde Eva, tinham sido criados à própria imagem de Deus e tinha-lhes sido dado um belo e bem aprovisionado jardim para aí viverem felizes - o jardim do Éden. Mas a toda este paraíso , foi acrescentado algo mais : o " Sabath", ou o Sábado, o sétimo dia. Portanto em Génesis 2, vemos que a guarda do Sábado, do sétimo dia, não é algo que se restrinja ao povo " judeu ", porque Deus já o abençoou e santificou no próprio Éden, antes da existência de qualquer judeu. Em Génesis 2 de 1 a 3 , é feita referência ao dia de Sábado , cinco vezes , direta ou indiretamente. 
Moisés, no livro de Deuteronómio, lembra ao povo israelita que deve guardar o Sábado porque Deus o libertou da longa escravidão dos faraós no Egito  e portanto deviam lembrar-se Dele, como de um Deus Salvador, o Deus Libertador, o Deus Redentor. Portanto o Sábado ou sétimo dia, deve ser guardado como memorial da criação  porque Deus trabalhou seis dias e  no sétimo dia descansou , tal como nós devemos fazer. Devemos ainda guardar o dia de Sábado porque Deus através da vida e do sacrifício do Seu Filho na cruz, redimiu - nos, libertou - nos da escravidão e total dependência  de Satanás, tal como já antes tinha libertado os Israelitas da escravidão egípcia . Devido ao fato de os nossos pais ( Adão e Eva ), terem desobedecido a Deus no Éden, o pecado foi introduzido no mundo, e ninguém teria hipótese de redenção, depois de ter morrido, pois o jugo do pecado estaria sobre nós ate ao dia da nossa morte. Jesus veio a este mundo para nos anunciar que por meio do Seu sacrifício carnal, estaria a comprar, a resgatar das mãos de Satanás, com o Seu próprio sangue, todos aqueles que escolhessem Segui - lo, afastando - se nas suas vidas do pecado , tentando aperfeiçoar o seu caráter, até este ser semelhante ao dele, Jesus . 
Nos anos em que pregou , Jesus sempre ensinou que o dia de Sábado é o dia do Senhor , sendo que Ele próprio deu o exemplo,  guardando -o. Todos os Sábados, se deslocava à Sinagoga para adorar Seu Pai , tal como aprendera . 
O Sábado é pois um dia posto à parte, pela sua excelência, pelo próprio Criador, é um dia diferente dos outros , é o dia em que todos devemos descansar das tarefas executadas ao longo dos  seis dias da semana, devendo vivenciá - lo como um dia de louvor, de entrega, de gratidão, para com o Senhor nosso Deus .
Com efeito , os nossos primeiros pais: "Adão e Eva " , pecaram, tendo o  futuro de toda a humanidade, ficado comprometido, tendo os destinos de todos nós ficado  nas mãos de Lucífer, a partir do momento em que pecaram, em que rejeitaram o que Deus lhes havia dito. Mas mesmo assim, Deus quis- nos resgatar do horrível destino a que todos ficaríamos sujeitos, tendo providenciado para que o próprio Filho descesse a esta terra para dar a Sua vida por nós, para através do Seu sangue, nos resgatar das garras poderosíssimas de Satanás, para nos livrar de um caminho de perdição. 
Ao morrer na cruz, carregou nas suas costas todo o peso dos nossos pecados, não os Dele, porque Ele era totalmente imaculado , e assim, por meio da Sua ressurreição, venceu o poder da morte e dos seus grilhões.
Por isso, todos podemos vencer a morte como Ele a venceu, e passar desta vida terrestre, para uma nova vida, o novo Éden, que  voltará a ser restaurado, sendo a própria morte, a porta de acesso , a passagem que nos vai permitir o acesso a esta terra abençoada , onde o mal não existirá, onde não haverá qualquer tipo de dor, mas apenas harmonia . Para que tal aconteça é necessário que nesta terra tenhamos seguido os preceitos, os Mandamentos que nos foram deixados por Deus e observados por  Seu Filho, Jesus Cristo. O caminho nesta terra não é portanto um caminho de facilidades, mas sim um caminho de abnegação do eu em prol dos outros, em prol do próximo. Devemos deixar de parte o egoísmo, deixar de nos centrarmos apenas nos nossos problemas, em nós mesmos, e prestar atenção aos outros, aos que estão à nossa volta , prestar atenção às suas necessidades , ao seu sofrimento. 
Algo também muito importante, é que Jesus enquanto andou nesta terra,  mostrou não só que o Sábado continua a ser algo que deve ser observado desde o início dos tempos até ao fim dos tempos, mas acima de tudo mostrou-nos de que maneira é que  o Sábado deve ser guardado.
Ou seja que o trabalho feito no dia de Sábado para  aliviar o  sofrimento humano, e apenas e tão sómente este tipo de trabalho , não viola de maneira alguma, o dia de Sábado , pelo contrário, fazer bem aos outros , sobretudo no dia de Sábado, aliviar de algum modo o sofrimento a quem quer que esteja a sofrer , é que é exatamente a maneira como o Sábado deve ser guardado.

Helena Sousa