sábado, 1 de maio de 2010

NOSSA RELAÇÃO COM DEUS

A NOSSA RELAÇÃO COM DEUS

"Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam ." Salmo 24:1 (escrito pelo Rei David , um dos maiores reis de Israel , da Antiguidade ) .
O Criador passou os primeiros cinco dias da semana da criação, a preparar o ambiente para os seres humanos que viriam a seguir. Colocou Adão ( o primeiro homem) , e Eva ,( a primeira mulher), num grande jardim , o jardim do " Éden ", entregando-lhes a supervisão de todas as criaturas terrestres. A guarda do dia de sábado, seria o " selo", do seu relacionamento com Ele. O pecado veio mudar o "plano", escolhido por Deus. Com o pecado cometido pelos nossos primeiros pais,o ambiente tornou-se simultâneamente , hostil. O trabalho árduo veio substituir o trabalho que até aí, tinha sido tão agradável! Começou a imperar o egoísmo, a inveja, (veja-se o exemplo de Caim, que por ciúmes de seu irmão Abel, em relação à preferência manifestada por Deus, pelas suas ofertas, o vai matar).
Adão foi formado a partir do pó da terra . De seguida, Deus, soprou o seu próprio fôlego, naquela forma inerte e Deus , trouxe à vida, Adão. Depois, vai a partir de uma costela de Adão, formar Eva.
Deus proporcionou a estas duas criaturas, o ambiente mais saudável, um ambiente paradisíaco. Mas ao contrário do que se possa pensar,estes primeiros seres, deviam trabalhar no jardim e cuidar dele.
Deus não gosta de seres indolentes. Com este tipo de trabalho, sentiriam satisfação e prazer.
Depois que o pecado entrou, e o trabalho se tornou mais duro e cansativo, depois que as belíssimas flores do jardim do Éden, se vieram a transformar em cardos e espinhos, a guarda de um dia de descanso em louvor do Criador, tornou -se ainda , mais importante do que antes da entrada do pecado. Mais importante, porque mais difícil de levar a cabo , por nós humanos, devido aos índices de stress, de cansaço, de indiferença, de desinteresse, que a humanidade atingiu ( este dia de descanso , é o sábado, ou sétimo dia , que o próprio Deus , no acto da criação ,separou ).
Este dia foi instituído fundamentalmente como dia à parte, como dia de descanso, das nossas árduas tarefas semanais. Com efeito , o sábado surge como a oportunidade de cultuarmos , de prestarmos louvor e vassalagem, ao nosso Criador e Redentor. O sábado surge ainda, da necessidade de termos tempo para " fazermos o bem", para buscar " o avanço do reino de Deus", para actuar em prol, de todos quantos estejam em necessidade !
O solo , com o pecado, veio a tornar-se duro, pouco produtivo e , pior que tudo, a terrível " morte", vai aparecer, como ameaça " suprema ", para a espécie humana. De repente, o ambiente maravilhoso que lhes pertencera, tinha agora, uma nova face,colocando-lhes novos desafios, desafios esse, que ao longo dos tempos se iriam agravar, pois os seres humanos começaram a explorar a terra, na maior parte das vezes, para benefício próprio e para glória própria.
Precisamos, antes de mais, de ter a noção, da " soberania" de Deus, nas nossa vidas, da importância que existe no facto de não sermos senhores, mas sim , " mordomos", mordomos que zelam pelas riquezas do seu Senhor. Mordomos aplicados, zelosos, na distribuição dos bens, zelosos na conservação dos bens que lhes foram entregues. Não é só a terra que pertence a Deus, nem tão pouco tudo aquilo que a nossa vista alcança, mas também as pessoas, também essas, pertencem a Deus. Nós e todos os demais, somos propiedade Sua ! E como tal, somos responsáveis perante Ele, pelas outras pessoas, por todos aqueles que permanecem ignorantes àcerca das suas verdades! Em relação aos recursos ambientais, podemos dar o nosso "significante " contributo, ou seja que, podemos ser mais cuidadosos no uso da água que consumimos. Podemos apoiar todos aqueles que se esforçam , para fazer chegar água " limpa", às pessoas que a não têm. Em certas partes do mundo, a falta de água limpa é um problema gravíssimo, que acarreta problemas de saúde provocados pela insalubridade da água. Podemos também , praticar uma alimentação mais saudável.
Se houvesse mais gente a seguir o regime " vegetariano", haveria muito mais alimentos para distribuir por todos, uma vez , que são necessários muitos mais recursos naturais para manter um regime à base de carne, do que para a alimentação vegetariana. Podemos cuidar das plantas e das árvores que são da nossa responsabilidade, o que contribuirá para manter o ar mais puro. Podemos tentar reduzir as emissões de dióxido de carbono, as quais tem um impacto muito perigoso, no nosso meio ambiente.
Ou seja que, se formos bons mordomos na terra , se procuramos " tomar conta" do ambiente , se não " açambarcarmos " para nós próprios , os recursos naturais, se tivermos gosto por partilhar com os outros , todos aqueles bens que temos em abundância, conseguiremos realmente, melhorar a vida daqueles que precisam da nossa ajuda.
Como crentes " cristãos ", como pessoas que professam seguir o
" Senhor ", estamos " debaixo " da obrigação moral, de ajudar todos aqueles que estiverem em necessidade.Porque, as coisas da natureza que agora vemos , nada mais são, que um " pálido " vislumbre da glória do Éden !
É certo, que o pecado maculou a beleza da terra, manchou-a , não obstante, ainda há muita coisa bela na terra!
Mesmo no estado " ruinoso " em que ela actualmente se encontra , podemos colher evidências da bondade e do amor de Deus por todos os seres humanos.

Helena Sousa

terça-feira, 27 de abril de 2010

VIENS JUSQU´ À MOI

VIENS JUSQU´À MOI

M´entends- tu quand je te parle,
Dans la prison de ton coeur,
Je connais le poids des larmes,
Et tes questions intérieures...


Je comprends bien que tu te protèges,
De tous les maux et tous les pièges,
En taisant, tes douleurs...


Je connais la liste longue,
De ces barrières entre nous,
Quant pour faire comme tout le monde,
On fait semblant, jusqu´au bout...


Mais je veux une place différente,
Être l´âme soeur et la présence,
Qui comprend tout...


Fais tomber les armures,
Viens casser ,
Pierre à pierre,
Tous les murs,
Et combler,
Les distances qui t´éloignent de moi...
Je partage,
Tes blessures,
Je compreends,
Tes erreurs,
Tes ratures,
Si tu me,
Dis les mots,
Que tu penses tout bas,
Viens jusqu´à moi...


Je suis là , dans le silence,
Quel que soit le jour et l´heure,
J´attendrai que tu t´avances,
Pour avouer ce qui t´est lourd...


Je veux cette place différente,
Celle de l´âme soeur, de la présence,
Qui sait porter secours...


Viens te raccrocher à moi,
Mon coeur est une terre d´asile,
Pour que tu trouves les pas tranquilles,
Vers ton amour...


Viens jusqu´à moi...
Viens jusqu´à moi


Elodie Frége et Michal ( Viens jusqu´à moi ).