quinta-feira, 3 de junho de 2010

ELOGIO DO PURO AMOR

              
                 ELOGIO DO PURO AMOR

 Amigos, leitores, quero falar-vos hoje , do amor "puro", sim, do puro amor, o único capaz de nos dar alegrias mil, de despertar em nós entusiasmo, alegria, vida, esperança, louvor . Sim, porque não louvor?
Devemos agradecer ao nosso Pai celeste o facto de ele aparecer nas nossas vidas. Tudo o que de bom nos sobrevêm, deve ser agradecido ao nosso Pai celeste, pois Ele e só Ele, é merecedor do nosso mais alto apreço! Bem sei, que no mundo de hoje é difícil o amor ser "puro", difícil , mas não impossível! Nada é impossível para os que crêem no Pai, para os que crêem que Ele é o timoneiro das suas vidas, para os que sabem , que é Ele quem conduz à proa, o nosso barquito, que lá vai tentando seguir o seu rumo, por entre as muitas tempestades furiosas, tentando não soçobrar!
Pai , quão feliz eu sou, porque sei, e sempre soube,  que o verdadeiro amor , nada tem que ver com  luxúria e devassidão, e com aquelas práticas menos nobres, próprias sim, de animais , que coitados, se as praticassem, até teriam desculpa, pois não foram como nós, dotados de raciocínio.
Em  nós homens, infelizmente, o raciocínio conduziu-nos a devaneios impensáveis, a práticas estúpidas e vis, a actos desprezíveis, feitos em nome do amor,  actos desprezíveis, e imundos, próprios de animais, não de seres pensantes! Envergonho-me de tais actos, envergonho-me! Como é que a nossa sociedade há-de evoluir, pergunto-me? Que valores poderemos transmitir aos nossos filhos, aos homens e mulheres do amanhã? A não ser que queiramos que eles sejam animais, com aparência apenas, e tão sómente , de seres humanos. E que dizer dos nossos hábitos, de deixarmos espaços públicos sujos e fazermos todos o mesmo, porque haverá quem os venha limpar... Que tristeza, só nos preocuparmos com a aparência ! Mas , aprendi eu desde tenra idade, que mais vale a essência que a aparência, já os Antigos o diziam nos seus discursos. Ou seja, que tal como Socrátes defendia, mais vale  " ser" que  "parecer". Digam-me lá se não é verdade ? É triste que só vivamos de aparências! Sabem o que vos digo? Que devíamos  actuar sempre , em todas as circunstâncias, como se alguém estivesse a observar-nos. Se assim fosse , teríamos decerto , mais cuidado em não deixar  os espaços públicos sujos, que são para todos, é o que quer dizer o termo : " público ". Não nos preocupemos apenas com a " vaidade", a vaidade nada é , já o dizia o rei Salomão, o rei mais sábio de toda a Antiguidade.
Preocupemo-nos com o "ser de verdade", "ser de verdade" !
E quanto ao amor, não chamem amor a actos imundos ! O amor, como tudo na vida, tem de se revestir de nobreza, a nossa vida deve ser o mais nobre possível, deve-se revestir de altos ideais, deve ser " pura", verdadeira! Quem é que gosta da mentira, de embustes, quem? Eu desde logo, não!
Cantemos o amor puro e desinteressado, como o cantou o  rei Salomão nos " Cantares de Salomão ", livro bíblico.
Rezam assim os Cantares do Rei Salomão :
... Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu, quem de entre todos os homens é melhor que o meu amado? Eis que é formoso o meu amado, eis que é o mais belo de entre todos os homens, o seu amor é bom, as suas mãos são como anéis de ouro, e as suas faces como o bálsamo. Os seus lábios como o mel, o seu falar muitíssimo suave, eis que o meu amado é totalmente desejável, e o seu amor é puro, totalmente desejável o seu puro amor.
Diz ele:... Eis que a minha amada, é a mais formosa de entre todas as mulheres, totalmente desejável, é a minha amada! Entre todas ,  a mais aprazível, formidável quando se levanta pela manhã, formidável quando me mostra o seu olhar.
Sim, bela é a minha escolhida e belíssimo o seu amor... 
Mulheres, homens, que é do meu amado? Eis que  não o encontro ! Tenho percorrido tudo em busca do meu amado. Ele é mais veloz que o gamo , formidável no seu porte. Dizei-me se virdes o meu amado!...
Que lindo não é? Eu acho lindo ! Lindo !
Acho que o verdadeiro amor, merece ser cantado. Salomão também o achou .
Não desistamos de o procurar !

Helena Sousa











   


Sem comentários:

Enviar um comentário