terça-feira, 5 de janeiro de 2010

" O Mundo de Hoje "

" O MUNDO DE HOJE "


Gostam de viver no mundo de hoje, pergunto?

Muitos responderão que sim. E porquê ?

Porque é o único que conhecem... não conheceram outro! ( Resposta simplista a que alguns recorrerão ) ! Porque não deveríamos gostar, perguntam-se outros ? Se é um século de vanguarda em todos os domínios, em todas as áreas, em que tudo se discute, em que tudo se põe em causa !

Sobretudo... sobretudo...tudo se põe em causa ! Isto parece sinónimo de uma grande liberdade, não é ? Poder-se pôr tudo em causa ! Mas será que se aplica a todo o Mundo, ou apenas a 3/3 deste ? Ou apenas a 2/3, ou se calhar sómente a 1/3 ? Mas afinal quem são esses 3 ou 2 terços do mundo que têm a liberdade do parecer restringida e o que é que isso nos pode importar ? Importa-nos realmente que alguém seja preso por não poder dizer o que pensa, importa-nos realmente que alguém seja punido com a mais severa das penas porque teve de roubar para matar a fome?Importa-nos que num País distante, milhares de pessoas sejam deslocadas para fugir a chacinas consentidas pelas grandes potências, ou que vivam em escravidão absoluta ? O que é que isto nos poderá importar, a nós ?

São por acaso, sangue do nosso sangue , carne da nossa carne ?

Pois é, parece que não nos são nada !

Li uma vez uma frase escrita à toa , numa parede que dizia : Aquele que tem a barriga vazia não pode pensar em mais nada ! Façamos um esforço ( ainda que grande), para nos abstrairmos da frase em si e nos apegarmos à realidade dura , dolorosa.... "Não consegue pensar em mais nada ", ou seja: não consegue porque não pode . Duro não é ? Muito duro! Sobretudo , se acontecesse comigo , sobretudo se acontecesse com aquele/ aquela que eu conheço , coitadinho(a), os outros nunca me foram apresentados, sei lá de onde vieram, de que mães serão filhos, sim, porque há mães e mães ! Sei lá de que impostorices e tramóias serão capazes ? Sim, pois não tiveram uma educação refinada como a nossa ! Ainda há pouco vimos que quem tem fome não consegue pensar em mais nada, como é que haveria de pensar em ter boas maneiras?

Helena Sousa



                  Qu´en pensez-vous ?
      


Que de beaux discours, de belles paroles et de mots d'amour,

Mais derrière les petits fours, les vautours, cachent un compte à rebours.
Gagner, gagner toujours plus, et là , plus question d'amis,
C'est l'univers capitaliste, royaume hypocrite de l'industrie!



Sans aucun remord, pendant que le monde se meurt chaque jour,
Ils crament leur argent, le disséminent au gré du vent,
Tout ça pour briller sur des yachts flambants neufs,
Au large d'une plage dorée, faite de pétasses et de palmiers
Allez-vous rester les bras croisés, à regarder le monde crever de faim.


Des enfants vous supplient de ne plus bombarder pour rien,
Des milliards de malheureux , pour le seul plaisir de vos yeux.
Même si vous les ignorez, moi je ne vois qu'eux!


Arrêtez, Arrêtez de prôner l'amour !!!!
Notre monde n'est fait que de misère et de pauvreté !
Pendant que la bourse vacille aux rythmes des guerres et des paix,
C'est l'ensemble du globe qui entretient sa sainteté .
 


 

                          EU TINHA FOME

Eu tinha fome...
e tu aconselhaste-me a entrar na fila.
Eu tinha fome...
e tu criaste uma comissão.
Eu tinha fome...
e tu respondeste-me : é a vida!
Eu tinha fome e disseste-me:
Que Deus te ajude!
Eu tinha fome e disseste :
Isso não é possível!
Eu tinha fome, mas a ti,
não faltou dinheiro para munições de guerra.
Eu tinha fome e respondeste :
sempre haverá pobres no mundo.

                  
Então o Rei dirá aos que estão à sua direita:
Vinde, benditos de meu Pai, tomar posse do reino
que vos está preparado desde a criação do mundo,
porque tive fome e destes-me de comer,
tive sede e destes-me de beber,
era peregrino e acolheste-me,
estava nu e vestistes-me,
estava enfermo e visitastes-me,
estava na prisão e viestes ver-me.

E eles Lhe perguntarão :
quando é que te vimos com fome ou com sede,
peregrino, nu, doente ou na prisão?
E o Rei lhes responderá:
todas as vezes que fizestes isto
a um dos meus irmãos mais pequenos
foi a Mim que o fizestes.
( Mateus 25 - 34 - 40 / Novo Testamento).








1 comentário:

  1. Olá,
    Achei este texto bastante interessante, e passo a explicar porquê:
    Quando comecei por ler o título, respondi para os meus botões, exactamente o que falou no 1º Parágrafo. Surpreso e curioso, continuei a ler...
    No final, não evitei, e tive que reflectir uns minutos sobre o que acabara de ler, e infelizmente, cheguei à conclusão, que, afinal, tem razão.
    Já agora não posso deixar de referir o CITIC, que é promovido pela Promundo, uma associção Juvenil que tem exactamente esta forma de pensar. Inclusivamente, um dos Slogans da Promundo é: "Eu quero Mudar o Mundo", e todos os projectos que fazemos, tentam, pelo menos, focarem-se na ajuda ao próximo, porque um dia, o próximo podemos ser nós.
    Os meus parabéns pelo texto;
    Atenciosamente:
    Diogo Bhovan

    ResponderEliminar