sábado, 24 de abril de 2010

ÁGUA DA VIDA



                      ÁGUA DA VIDA

"Mas qualquer que beber da água que Eu lhe der, nunca terá sede , porque a água que Eu lhe der, far-se-á nele(a),uma fonte de água que salte para a vida eterna " .
( Novo Testamento : João 4 :14 )

É extraordinário como os nossos sentidos nos podem induzir em erro. Com efeito, apesar da Terra girar à volta do seu eixo a uma velocidade de cerca de mil e seiscentos quilómetros por hora, e ao redor do Sol a uma velocidade de , pasme-se, mais de cem quilómetros por hora, nós de nada nos apercebemos, e para nós é como se a terra estivesse perfeitamente imóvel. Fantástico, não é? Outra verdade fantástica, é o facto de o corpo humano ser composto na sua maioria por água. É verdade! Não acreditam?
Apesar de toda a aparência exterior, nós somos seres " aquáticos ", com efeito, o nosso corpo é constituído por cerca de 60 por cento de água. Impressionante, não é ? O nosso cérebro é constituído por água em cerca de 85 por cento, o que é ainda mais impressionante,e até os nossos ossos mais " rijos", têm entre 10 a 15 por cento de água.
A água é pois o " fundamento " de toda a vida física. Sem ela , nenhum de nós poderia existir! Há um trecho bíblico que nos relata o encontro de Jesus com uma Samaritana, ou seja uma mulher da província de Samaria. Esta mulher dirigiu-se ao muito conhecido poço de Jacob , para ali se abastecer de água , e Jesus encontrava- se ali, justamente no momento em que ela se aproximava para tirar a água do poço. Como era seu hábito, Jesus, decidiu falar com a mulher, e ao falar-lhe de água, disse-lhe que Ele era nada mais , nada menos, que " Água Viva", sim Jesus afirmou, ser manancial de águas de vida, águas de esperança, águas de alegria...Assim como convidou aquela simples mulher a beber da água que Ele amistosamente lhe oferecia, também nos convida a nós. Sim, porque para Jesus, não há " acepção " de pessoas, ou seja que Ele, não rejeita ninguém, não põem ninguém de parte, todos são convidados a ir a Ele, a escutar a Sua palavra. Não duvidemos disto! Este convite é extensivo a todos nós, a todos aqueles que quiserem ser os " novos " filhos de Israel, filhos que O Reconheçam e que não O Condenem, como aconteceu no passado,ao não reconhecerem ser Ele o Messias, o Filho do Deus único e verdadeiro . Deus é o Pai das oportunidades, é o nosso Pai celestial, o nosso verdadeiro Pai . Um dia, quando os nossos pais terrenos fecharem os olhos , teremos de nos separar deles , e apesar  desta separação poder  vir a ser momentânea,  o nosso Pai dos Céus nunca se separará de nós. Ele limpará de nosso rosto toda a lágrima, não mais haverá dor ou gemido, solidão ou arrependimento, traição ou calúnia, falsidade ou desespero, angústia , falsas ilusões , o que quer que seja de negativo : morte, vingança , raiva , sei lá...
Já chega de tudo isto, já chega !
Chega de guerras , de genocídios , de tráfico de seres humanos e de órgãos , de prostituição , de violência gratuita, de racismo, de intolerância, de prostitutos / as , de comércio desonesto, de jogos de influências e de poder , de lascívia , de baixeza e de torpezas,  chega!
Da água pura todos podem beber, é só quererem!
Disse Jesus : "Arrependei-vos" !
Já antes Dele, seu primo João Batista, tinha dito o mesmo aos povos do deserto:" Arrependei-vos" !
Arrependamo-nos pois irmãos, das nossas torpezas, corramos a beber da água da vida, que jorra , que emana da pessoa de Jesus e da sua santíssima lei.
Não tenhamos medo, ainda não é tarde...
Vejam o caso de um dos ladrões na cruz, que mesmo às portas da morte, ainda se conseguiu redimir. Redimiu-se porque se arrependeu honestamente e conscientemente , de tudo o que tinha sido até ali, e implorou ao Mestre que lhe deixasse aceder ao paraíso, pelo que Jesus lhe respondeu, que sim, que  acederia!
Disse Jesus, podemos lê-lo no livro de Mateus 16 : 16 ( Novo Testamento):
" Quem crer e for baptizado será salvo, mas quem não crer, será condenado".
Será condenado ao quê,concretamente?
Ao esquecimento meus irmãos !
É como se nunca tivessem existido, vão-se apagar para todo o sempre, como se de palha ou pó, se tratasse. A bíblia emprega ambos os termos para demonstrar a " precaridade", a inutilidade da vida humana, quando desligada do poder divino.
Com efeito, sem o Pai, nada somos, nem podemos aspirar a ser nada. Basta-nos tapar o nariz e a boca em simultâneo, durante alguns minutos, para que conscientemente nos apercebamos do pouco que somos!
A verdade , é que nada somos!
Por tudo isto, nunca poderemos ambicionar comparar-nos ao poder divino, criador de tudo quanto a nossa vista alcança.
Quão pequenos e ignóbeis somos, quando comparados com o imenso poder que criou os céus, a terra, os oceanos, os lagos, a vegetação, os animais, os astros, as estrelas, a atmosfera, enfim, tudo quanto a nossa vista possa abranger!
Possamos pensar em tudo isto para que nossas conclusões nos venham a ser proveitosas!
Ainda não é tarde demais, creiam-me !
Helena Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário