terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

           BIOGRAFIAS DE PESSOAS FANTÁSTICAS

                          ALBERT SCHWEITZER


Albert Schweitzer faleceu em 04 de Setembro de 1965, com 90 anos.
Apesar de ter o rosto enrugado, os cabelos grisalhos e os olhos muito cansados, era ainda muito jovem de coração. É o próprio que afirma : Porque somos jovens, temos um ideal ! Achamos que é necessário lutar pela "justiça" e pela " verdade" . Nem por sombras nos assalta a ideia de que poderemos perder um dia este pendor natural para o entusiasmo. É possível conservar o nosso ideal, se nos esforçarmos para que ele nos penetre cada vez mais.
Não devemos contentar-nos em falar do " amor ao próximo", mas praticá - lo !
Albert Schweitzer, filho de um pastor protestante, cresceu na região fronteiriça da Alsácia, entre a Alemanha e a França. Foi um estudante excepcionalmente dotado, músico exímio. Homem amadurecido, exerceu os seus trabalhos de Medicina em plena selva virgem de África , onde muitos homens morriam por falta de cuidados e medicamentos. Fundou um hospital para cuidar dos negros, que as epidemias, as febres e a lepra dizimavam.
Foi também teólogo, filósofo e um grande e talentoso escritor.
Além de obras de carácter científico, escreveu ainda livros muito interessantes acerca da sua vida, dos seus trabalhos, e do seu sonho de um mundo mais belo e justo.



             Jean Moulin 

Jean Moulin, foi um importante elemento da Resistência Francesa, à altura da II Grande Guerra. Foi prefeito de " Chartres " ( povoaçãozinha que fica perto de Paris), e enquanto prefeito, recusou-se a assinar um documento que lhe foi dado a assinar pelas autoridades alemãs, documento esse, que acusava de atrocidades, soldados franceses de cor. Ao recusar-se a pactuar com a política nazi, foi  deposto pelo governo fantoche de Vichy, que se tinha aliado aos nazis, indo-se então juntar , ao General de Gaulle que se tinha entretanto, refugiado em Londres. Encarregado por este de organizar e de comandar a Resistência Francesa, vai ser lançado de para- quedas numa região do sul de França, em 1942. Após a criação  dos Movimentos Unidos da Resistência (Les Mouvements Unis de la Résistance ), no início de 1943, foi nomeado para a presidência do Conselho Nacional da Resistência. 
Vítima de traição pouco tempo depois, vai ser entregue nas mãos dos nazis , tendo acabado por falecer, na sequência das horríveis torturas infligidas por estes e heróicamente suportadas, aquando da sua transferência para a Alemanha.
Existe um filme francês  biográfico ,maravilhoso, que nos dá a conhecer com exactidão, o percurso deste
grande  "herói" da Resistência Francesa , desde os seus primórdios até à sua triste morte.


            IN MEMORIAM - 63 YEARS LATER  

Menina: Senhor,tenho que lhe dizer uma coisa !
Tem no seu braço uma tatuagem sem graça nenhuma !
É só um montão de números !


Senhor: Olhe minha menina,teria mais ou menos a sua idade, quando ma fizeram ! Por isso, mantenho-a como recordação.


Menina: Uma recordação, de dias mais felizes?????


Senhor: Não, uma recordação do tempo em que o mundo ficou louco !
Imagine-se a si mesma, num país em que os seus compatriotas seguiam a voz de um político extremista, que odiava todos os estrangeiros, todos os que não tivessem as suas ideias ou religião , que apenas pretendia a supremacia de uma raça sobre todas as raças, a raça ariana!
Que lhe tiravam tudo, que a enviavam a si e toda a sua família, para um campo de concentração, para trabalhar como escravos, sem comida, sem o mínimo de condições, todos amontoados, para serem assassinados sistematicamente em chuveiros da morte ou em fornos crematórios !
Nesse sitio, rapavam -lhe o cabelo, e tiravam-lhe as roupas e os sapatos, e por fim, tiravam - lhe o nome , para o substituir por um número tatuado no braço !
Chamou-se a isso "O Holocausto" . Milhões de pessoas foram mortas ,só pelas sua crenças religiosas , pelas suas crenças políticas, pelas suas ideias, pelas suas profissões !


Menina: Então usa essa tatuagem para recordar o perigo de uma política extremista!


Senhor: Não, minha jovem !
É apenas, para que você o recorde !


Passaram já mais de 60 anos, desde que terminou a 2ª Guerra Mundial na Europa!
Guerra, onde 6 milhões de judeus, 20 milhões de russos, 10 milhões de cristãos e 1.900 sacerdotes católicos foram assassinados, massacrados, violados, mortos à fome ou humilhados , totalizando cerca de 38 milhões de pessoas, com os povos da Alemanha e da Rússia a ignorar o que se estava a passar ali mesmo, diante dos seus olhos!
Para que nunca mais se proclame que O Holocausto é "um mito" e que nunca teve lugar, é imperativo assegurar que o Mundo não o irá esquecer nunca !
HELENA SOUSA
                  

Sem comentários:

Enviar um comentário