quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

      A IMPORTÂNCIA DO DIA DE SÁBADO
   NO CUMPRIMENTO DA LEI DE DEUS

 

Foi Deus quem instituíu a observância do dia de Sábado, o séptimo dia da semana. Deus ocupou-se seis dias da criação do mundo, tendo descansado ao séptimo dia de " toda a obra que tinha feito ".
(O relato encontra-se no livro de Génesis). Deus instituiu este dia como dia santo, isto é,"separado" "colocado à parte".
Na linguagem hebraica a  palavra: "Sábado" significa: descanso. Quando Deus deu a Moisés no alto do monte Sinai os Dez Mandamentos escritos em duas grandes pedras pelo seu próprio punho, a " guarda" do dia de sábado estava consubstanciada no 4º mandamento. Passo a citar :"Lembra -te do dia de Sábado,ou Sabath para o santificar(guardar).Em seis dias trabalharás e farás toda a tua obra, mas o séptimo dia é o Sábado do Senhor teu Deus.
Não farás nenhuma obra, nem tu, nem os teus filhos, nem os teus servos nem a visita ( o estrangeiro ) que estejam dentro das tuas portas ( em tua casa). Porque em seis dias fez o Senhor dos Céus, a terra, o mar e tudo o que neles há e ao séptimo dia descansou : portanto, abençoou o Senhor o dia de Sábado e o Santificou ".
Lemos em Hebreus 13:8 que Jesus é imutável.Em Malaquias 3:6, é-nos igualmente dito que Deus é imutável. Em Mateus 5 : 18 e 19 , lemos que " nem homens, nem instituições têm o direito de efectuar alterações na santa lei de Deus ". Ou seja,que não se pode mudar a lei de Deus. Jesus ensinou claramente e oportunamente acerca da "imutabilidade" da lei de Deus. Deus não muda e tal como ELE é o mesmo ontem, hoje e amanhã, também a sua lei não muda e é a mesma que já foi e que será. Encontramos na bíblia uma passagem que diz que até que o mundo passe, nem um til ou um jota da lei de Deus serão alterados. Isto só demonstra a vontade de Deus em conservar a sua santa lei intacta e os seus propósitos respeitados.
A mudança da lei, sobreveio de forma gradual após a morte de Cristo. Após a sua morte e a perseguição dos Apóstolos e dos cristãos em geral,sobreveio uma época de trevas espirituais. Buscava-se a verdade, mas não havia ninguém para a ensinar. Verdades coexistiam com semi- verdades, num clima que começou a ser de grande obscurantismo. Os cristãos eram lançados nos circos romanos às feras, às centenas, e era neles que as culpas de todos os prejuízos eram lançadas, eram eles os "bodes expiatórios" das calamidades do Império . A Igreja foi-se gradualmente afastando  dos princípios " puros" da igreja original, aquela que seguia os princípios de Cristo "ab initio" (desde o início). Simultâneamente, entraram para a Igreja dita
"cristã", pagãos que não estavam verdadeira-mente convertidos aos princípios cristãos e que adoravam o deus " Sol", que era cultuado no primeiro dia da semana.
Durante algum tempo, guardaram-se os dois dias, o sábado e o domingo. Até que o Imperador Constantino, emitiu o famoso decreto pelo qual se ordenava o descanso semanal no dia de domingo.
".... Devem os magistrados e as pessoas residentes nas cidades, repousar e todas as oficinas ser fechadas no venerável dia do Sol.( Pensar na palavra: "Sunday", domingo em inglês, que significa: sun = sol e day = dia, ou seja: O dia do sol) .
O Senhor nosso Deus, nunca poderia proceder a uma alteração destas, ou tão só consenti-la. O Sábado é o sinal de obediência e de lealdade dos filhos de Deus. A guarda do dia de Sábado, será um selo entre a vontade do Pai e todos aqueles que forem fiéis a essa vontade.
Com o selo da guarda do sábado, os filhos de Deus, serão distinguidos daqueles que o não são. Trata-se de uma lei " moral" e não de uma lei " cerimonial".
Os holocaustos de animais e de ofertas de cheiro suave que os homens faziam a Deus no Antigo Testamento, faziam parte de uma lei cerimonial.Uma lei cerimonial pode ser banida, se já não existir razão para que exista. Com efeito, ofereciam-se cordeiros em holocausto a Deus, cordeiros puros, sem  mancha, e os pecados dos homens eram assim perdoados, pois através do sangue dos cordeiros os seus pecados eram expiados. Havia a transferência da culpa dos homens para estes animais sem mácula, que derramavam o seu sangue em vez do pecador.
Quando Cristo veio ao mundo, veio fazer o mesmo! Veio entregar-se, para através do seu sangue, resgatar homens pecadores que não vislumbravam qualquer hipótese  de salvação para os seus pecados! Jesus veio como promessa " viva", e transportou na sua carne o terrível peso dos pecados da humanidade, fazendo jorrar o seu sangue, tal como antigamente se fez jorrar o sangue dos cordeiros.
Cristo,foi sem dúvida o "cordeiro" mais belo, que a humanidade algum dia conheceu! Com o seu sacrifício, fez com que os homens pudessem ser resgatados e de novo apresentados aos olhos de Deus. Por meio deste sacrifício de suor e sangue, os antigos holocaustos que apontavam nada mais nada menos que para o Cordeiro Supremo,o Cordeiro Redentor, deixaram de fazer qualquer sentido, pois a sua prática foi banida na cruz.
Quanto à "guarda" do dia de domingo,defende-se actualmente, que este dia ganhou maior importância que o dia de Sábado, devido ao facto de Cristo ter ressuscitado neste dia. Mas isto apenas vem reforçar a tese do dia de descanso ser o séptimo dia, o dia de Sábado, pois Jesus podendo ressuscitar nesse dia, não o fez, observando o dia como dia de descanso, até na data da sua morte. 
É-nos ainda dito, que ao longo do seu ministério, Jesus frequentava a sinagoga aos sábados, e diz a bíblia: "Como era seu costume" . Ou seja que Jesus não nos fala de leis que Ele próprio não tenha cumprido, pois sem dúvida nenhuma, é Ele o nosso exemplo.
De reter ainda,que em toda a bíblia são feitas cinquenta e nove alusões ao dia de "Sá-
bado", enquanto o dia de Domingo apenas aparece mencionado umas escassas oito vezes e nunca é conotado com qualquer prioridade religiosa. Quando aparece, é apenas para se referir que é o primeiro dia da semana.
Fiquem desde já a saber, que desde o livro de Génesis (o primeiro livro da bíblia) até ao livro de Apocalipse (o último livro da bíblia), nem uma só palavra nos é dita sobre a santificação do dia de domingo. Ora isto deverá querer dizer-nos qualquer coisa acerca da importância aos olhos de Deus, de um dos dias, e da irrelevância do outro, não acham ?
Se duvidam, peguem numa bíblia e confiram com os vossos próprios olhos, é o convite que vos faço !


Helena Sousa (agradece a colaboração da irmã : Célia Maria, na elaboração deste artigo).










"OS DEZ MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS"



Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração. Não terás outros deuses, além de MIM.



Não faças para ti imagens esculpidas que representem o que há no Céu, na Terra e nas Águas, debaixo da terra. Não te inclines diante de nenhuma imagem, nem lhe prestes culto,porque Eu o Senhor teu Deus, não tolero que tenham outros deuses e castigo a maldade daqueles que me ofendem, atè à terceira e à quarta geração dos seus descendentes. Mas sou misericordioso em milhares, para com os que me amam e cumprem os meus mandamentos.



Não tomarás ( pronunciarás ) o Nome do Senhor teu Deus em vão ( sem respeito), porque o Senhor, não terá por inocente o que tomar ( usar) o Seu Nome em vão ( levianamente). 



Lembra-te do dia de Sábado ( Sabath) para o santificar ( guardar).
Em seis dias trabalharás e farás toda a tua obra,mas o sétimo dia é o Sábado do Senhor teu Deus. Não farás nenhuma obra, nem tu, nem teus filhos, nem teus servos, nem o estrangeiro ( visita) que esteja dentro das tuas portas ( em tua casa). Porque em seis dias fez o Senhor os Céus, a terra, o mar e tudo o que neles há e ao sétimo dia descansou: portanto abençoou o Senhor o dia de sábado e o santificou.



Respeita o teu pai e a tua mãe, para que vivas muitos anos na terra que o Senhor teu Deus te dá ( te deu).



6º Não matarás.



Não adulterarás.



Não furtarás.



9º Não dirás falso testemunho (não testemunha-rás falsamente)contra o teu próximo.



10º Não cobiçarás a casa do teu próximo ( os bens materiais) nem nada que lhe pertença ( outros bens, sem serem os materiais).









Exôdo 20











































































































Sem comentários:

Enviar um comentário